Jundiai - SP

5ª Lei da Auto-responsabilidade: Se for justificar seus erros, aprenda com eles!

5ª Lei da Auto-responsabilidade: Se for justificar seus erros, aprenda com eles!

Muitas vezes temos grandes desafios em aceitar que erramos e tirar os aprendizados que a situação nos traz.

Justificar nossos erros é algo que fazemos para nos sentirmos melhor com nós mesmos. De alguma forma, nos isentamos de culpa. Tiramos o holofote de nós para outra coisa ou pessoa. Sentimos um certo alívio.

O problema é que esta estratégia é altamente enganosa. Enquanto nos sentimos justificados em nossos erros, nos reservamos o direito de errar por boa razão. E continuamos errando. Afinal, a culpa não é nossa. Mas em última análise, nós somos totalmente responsáveis por eles.

Ninguém gosta de cometer erros, mas quando cometidos, o melhor é aprender da melhor forma com eles e se dar conta de que os erros são uma parte essencial da superação pessoal. Você não deve se sentir sobrecarregado pela culpa e pelo arrependimento, e deve também analisar como você pode aprender com eles.

Enquanto você não assumir total responsabilidade por seus erros; enquanto continuar se justificando por isso ou aquilo, você nunca se esforçará para fazer o que é certo.

É sua culpa se você erra. É sua culpa se você acerta. Erros e acertos dependem de você.

Entenda os seus erros

Os erros são cometidos por diversas razões e, para evitar que se repitam, é necessário compreender a verdadeira razão. Caso comece a cometer erros porque está constantemente cansado, trate de dormir mais e, se está permanentemente estressado, tente encontrar formas para relaxar e se desconectar do estresse.

Evite repetir o mesmo erro

Você deve evitar sentir culpa pelos erros cometidos, mas, ao mesmo tempo, é importante aprender com eles. Caso continue repetindo os mesmos erros, não haverá progresso. Frequentemente, os erros devem-se aos maus hábitos. Para evitar cometer sempre os mesmos erros, é necessário ter uma consideração bastante cuidadosa e fazer um esforço constante para mudar sua forma de pensar.

Leia também:

1ª LEI DA AUTO-RESPONSABILIDADE: SE É PARA CRITICAR OS OUTROS, CALE-SE!

2ª LEI DA AUTO-RESPONSABILIDADE: SE É PRA RECLAMAR, DÊ SUGESTÃO!

3ª LEI DA AUTO-RESPONSABILIDADE: SE É PARA BUSCAR CULPADOS, BUSQUE SOLUÇÕES!

4ª LEI DA AUTO-RESPONSABILIDADE': SE É PRA SE FAZER DE VÍTIMA, FAÇA-SE DE VENCEDOR! 

6ª LEI DA AUTO-RESPONSABILIDADE: SE É PARA JULGAR AS PESSOAS, JULGUE SUAS ATITUDES.

 Nos meus processos de Coaching, busco sempre proporcionar ao meu Coachee (cliente) a oportunidade de olhar para dentro de si, o despertar para o autoconhecimento, tão necessário para que o controle da própria vida seja tomado e assim também assumida a auto-responsabilidade.

Juntos, também podemos observar de forma especial as crenças internas, ou seja, os aprendizados enraizados que regem nossas vidas, e com ferramentas de Coaching e PNL, trabalhamos para fortalecer as crenças possibilitadoras e derrubar as crenças limitantes.

Gislaine Bispo é formada em Gestão de Processos Gerenciais e atuou na área administrativa e gestão de pessoas por mais de dez anos.

Formada em Coach e Programação Neurolinguística em uma das maiores instituições do Brasil, a EBPNL, atua como Coach de Realização Pessoal, em Itupeva e Jundiaí.

Gislaine Bispo Coach

(011) 9.7422-532

https://www.facebook.com/gislainebispocoach/

https://gislainebispocoach.wixsite.com/gislainebispo