Jundiaí recebeu turistas de todo os cantos para a Festa da Uva!
Jundiaí recebeu turistas de todo os cantos para a Festa da Uva!
Compartilhe:

Logo no início deste ano, Jundiaí abriu as portas do Parque da Uva para novamente receber a maior festa tradicional da cidade! Confira:

Logo no início deste ano, Jundiaí abriu as portas do Parque da Uva para novamente receber a maior festa tradicional da cidade! Confira:

 

A Festa da Uva e do Vinho agora em 2019 realizou a sua 36ª edição. Com a chegada da festa, a cidade recebeu também inúmeros turistas interessados em conhecer a história e os produtos que Jundiaí teve a oferecer, principalmente, as uvas e os vinhos, nossa tradição!

E engana-se quem pensou que os visitantes são apenas das cidades da região. Por aqui passaram moradores de São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia. Como reflexo do interesse turístico, tanto os hotéis quanto as rotas turísticas de Jundiaí têm ficado muito movimentados nos últimos dias. Como no caso do Hotel Convenience, localizado no Centro da cidade.

Costumeiramente eles já recebem turistas que vêm a Jundiaí para conhecer a cidade, mas nos últimos finais de semana, os hóspedes chegaram com o propósito de visitar a Festa. “O Convenience é um hotel familiar. Durante a semana recebemos hóspedes que estão na cidade a trabalho. Já aos fins de semana são turistas que chegam para conhecer principalmente a Rota da Uva”, conta a proprietária do hotel, Caroline A. Vendrameto Camargo.

Rotas Turísticas

Atualmente, Jundiaí conta com seis Rotas Turísticas que valorizam a história e os produtores rurais da nossa cidade. Uma das atrações da Festa da Uva é o passeio turístico que leva os visitantes para conhecer as rotas. "A Festa da Uva é a grande vitrine do turismo que temos. Na Festa, temos a Vila do Vinho com 13 adegas que comercializam os seus produtos. Porém, na cidade temos 24 adegas. As que não estão na Festa da Uva recebem os visitantes por meio do passeio turístico", conta o Gestor de Turismo, Eduardo Alvarez.

A Vinícola do Castanho, que faz parte da Rota Turística do Castanho, foi uma das que recebeu turistas para degustar os vinhos, licores e cachaças produzidos artesanalmente. Aos finais de semana, a vinícola também vende conservas, geleias, massas caseiras e produtos da horta.

Nos dois primeiros finais de semana da festa, a vinícola recebeu cerca de 270 turistas. "Indiretamente, ao longo do ano, a festa continua nos ajudando a receber turistas. Os visitantes que vão até nosso stand na Festa da Uva acabam voltando para Jundiaí para conhecer a Vinícola durante todo o ano", conta Ricardo Leme, proprietário da Vinícola do Castanho.

Já na Adega Santa Cecília, ponto que faz parte da Rota Turística da Cultura Italiana, no bairro Traviú, recebeu 970 pessoas nos dois primeiros finais de semana da festa.

O local chama a atenção, já que a adega foi montada dentro de um tonel real em madeira, o que transforma a visita uma experiência muito agradável. Quem passa por lá pode conhecer e comprar produtos artesanais, além dos vinhos, licores, doces caseiros, molhos e produtos derivados do café. O Sítio Santa Cecília produz, desde 1974, vinhos elaborados com uvas cultivadas em suas terras.

Patrícia Tranquedi, proprietária da adega junto com o marido Márcio Tranquedi, contou ao Tribuna de Jundiaí que a opinião dos turistas é unânime: todos elogiaram a organização da festa e ficaram impressionados com as rotas turísticas. E o melhor de tudo: eles sempre voltam.

"Tem visitantes que vieram no grupo, mas acharam que foi pouco tempo aqui, então voltaram de carro, para ficarem mais à vontade", conta Patrícia. E, falando nesse assunto, o gestor Eduardo Tavarez conta que um dos objetivos da Festa da Uva é exatamente esse: dar um gostinho de quero mais.

"A intenção é que as pessoas queiram voltar a Jundiaí e desfrutar do nosso turismo, que tem uma base rural. Das seis rotas que temos, cinco compõem a rota rural, ligadas ao agronegócio e à produção de vinho. Isso agrega muito valor à uva, que é o produto de Jundiaí, sem contar como isso valoriza o agricultor da nossa cidade. A Festa da Uva é um Natal a mais que os agricultores têm no ano", conta o gestor.

Como conhecer o turismo de Jundiaí?

Quem quiser saber mais sobre as Rotas Turísticas de Jundiaí, pode acessar o site com todas as informações como endereços, contatos, histórias e o que você encontra por lá (clique aqui)!

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: