Pré-cadastro para castração em Itupeva
Pré-cadastro para castração em Itupeva
Compartilhe:

A  partir do dia 6 de maio, Prefeitura de Itupeva abrirá o período de pré-cadastro contínuo para o agendamento de castração animal.

Pré-cadastro para castração em Itupeva

A  partir do dia 6 de maio, Prefeitura de Itupeva abrirá o período de pré-cadastro contínuo para o agendamento de castração animal.

Os proprietários devem comparecer na avenida Brasil, 705, no bairro do Pinheirinho (Chácara Abobrinha) ou na rua XV de Novembro, 451, no bairro Paineiras, de segunda a sexta-feira, das 8 às 11h30 e das 13h30 às 16 horas.

Para se cadastrar é necessário apresentar os seguintes documentos originais e cópias dos mesmos: RG, CNH, comprovante de endereço em nome do tutor, além de cópia da Certidão de Casamento (em casos que o comprovante estiver em nome do cônjuge) e declaração com firma reconhecida (para casos em nome de terceiros, comprovando que a pessoa reside naquele local), bem como, a Carteira de Vacinação do animal a ser castrado, quando houver. Caso o munícipe participe de algum programa social, como, por exemplo, o Bolsa Família, é necessário comparecer com o comprovante.

O DFBEA reforça que as vagas são intransferíveis e o procedimento será realizado apenas em animais cadastrados, por meio do tutor inscrito.

Na ocasião, as vagas são destinadas para cães e gatos (sem raça definida), com idade mínima de 5 meses e máxima de 7 anos e as fêmeas não poderão estar amamentando, no cio ou prenha.

Serviços - Para mais informações entre em contato com o DFBEA: (11) 4593-3188 e (11) 4496-1777.

A castração é a remoção cirúrgica dos órgãos sexuais, o que faz com que os processos hormonais desapareçam e que o caráter do indivíduo castrado não sofra alterações, à exceção no caso de ser um cachorro muito territorial chegando a ser agressivo por dominância sexual, neste caso a castração vai fazer este comportamento diminuir muito ou inclusive desaparecer. As fêmeas já não vão ter o cio. Nos machos esta operação denomina-se de castração (remoção dos testículos), mas no caso das fêmeas existem duas formas de a levar a cabo, se se removerem apenas os ovários estamos perante uma ooforectomia, e se se removerem os ovários e o útero a operação é chamada de ovariohisterectomia.

Benefícios da castração para o seu cachorro ou cadela:

Está comprovado que os animais esterilizados ou castrados têm uma expectativa de vida maior.

Irá diminuir e inclusive eliminar comportamentos agressivos que podem causar-lhes problemas por brigas com outros machos ou fêmeas.

Evitam-se muitas doenças, pois também está comprovado que os cachorros não castrados correm um alto risco de contrair doenças muito graves que podem acabar na sua morte.

Algumas das doenças que conseguimos evitar com este procedimento são as que podem derivar do processo de gravidez, do parto e da lactância, que podem deixar sequelas e chegar inclusive a causar a morte da nossa cadela e/ou dos seus filhotes.

Para as fêmeas existe um grande benefício ao serem esterilizadas desde cedo, pois assim reduz-se bastante a probabilidade de câncer mamário, do colo do útero e de ovários, inclusive de contrair infecções de útero. Se este procedimento não for feito em uma idade jovem, estes riscos também ficam reduzidos, mas quanto mais jovem for a cadela mais percentagem conseguimos reduzir estes riscos.

Nos machos a castração diminui o câncer de testículos e de próstata. Acontece o mesmo que referimos com as fêmeas, quanto mais jovens mais se diminui o risco.

Nas fêmeas evita-se a gravidez psicológica, pois quando sofrem dela passam mal tanto fisicamente como psicologicamente e é um processo longo de resolver.

Evita-se o comportamento que ocorre quando as fêmeas estão no cio e têm um forte instinto por se reproduzir, algo que as leva a fugir de casa para encontrar um macho e infelizmente leva-as a perderem-se ou a sofrerem acidentes.

Da mesma forma, evitamos este comportamento sexual nos machos, pois quando detetam uma fêmea no cio o instinto deles é fugir de casa para a procurar, com a possibilidade de se perderem e terem acidentes. Além disso, um só macho pode engravidar várias fêmeas num só dia.

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: