Jundiai - SP

Profissão: Padeiro

Profissão: Padeiro

Diariamente, no café da manhã, utilizamos de seus serviços. Estamos falando da profissão padeiro, aquele profissional responsável por fabricar e vender pães.

Um Padeiro produz pães, salgados e doces, que podem ser recheados ou não, tortas, quiches, bolos, tortas doces, entre outras guloseimas, para ser vendido logo pela manhã.

Está sob as responsabilidades de um Padeiro organizar os materiais necessários produzir as massas, modelar o pão, produzir recheios e coberturas, se necessário, assar os pães, bater massas de bolos, biscoitos e tortas, confeitar os doces, sempre levando em conta o lado estético para atrair os clientes antes mesmo de provar, armazenar e embalar os produtos da melhor forma possível.

Para que o profissional tenha um bom desempenho como Padeiro além dos cursos para se especializar em produção de pães doces e salgados, bolos, biscoitos, massas sovadas, folhadas, lanches e recitas light é essencial que possua gosto por culinária, higiene, agilidade e disposição.

Leia também:   

Saúde mental, como encontrar o equilíbrio?   

O que é o Coaching e quais os benefícios que ele pode proporcionar?   

Coach Gislaine Bispo realiza palestra sobre bullying em escola Municipal de Itupeva 

Atribuições profissionais do Padeiro/Panificador

- Fabricar as massas

- Modelar e assar pães

- Produzir os recheios e coberturas

- Bater e assar massas de bolos, tortas, biscoitos

- Confeitar

- Embalar os produtos produzidos e armazená-los corretamente

- Operar fornos

- Criar e adaptar receitas de massas

Formação profissional

Para ser panificador não é necessário ter uma formação específica, mas é obrigatório que o profissional seja alfabetizado, para acompanhar receitas, fazer adaptações, anotar pedidos, etc. Tendo em vista a competitividade do mercado, o profissional que deseja se destacar deve procurar se capacitar, realizando cursos de atualização/qualificação, participando de treinamentos, workshops, feiras de culinária, etc.

O Mercado de Trabalho

Nesta área o mercado é amplo e em constante crescimento. Por isso, a competitividade também é grande, pois há um número cada vez maior de padarias, oferecendo diferenciais de serviços e produtos e buscando por mais funcionários. Os profissionais que se qualificam e especializam são muito procurados, já que nesta área sobram vagas e faltam profissionais qualificados para preenchê-las.