Jundiai - SP

Profissão: Advogado

Profissão: Advogado  

A profissão Advogado é bem antiga e carrega consigo certa formalidade. Ao concluir o curso de Direito, o aluno conquista o diploma de bacharel na área. No entanto, para conseguir advogar, ele precisa prestar o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e obter a permissão do conselho da categoria.

Antes de optar pela carreira de advogado, os jovens precisam conhecer as disciplinas que compõem a grade do curso de Direito, bem como as possibilidades de trabalho.

O advogado tem muitas atribuições, mas tudo depende do cargo que ele ocupa na área jurídica. Em geral, o seu trabalho consiste em defender os interesses do cliente conforme as leis do país.

A profissão de advogado consiste em trabalhar na área de direito dando suporte em situações de julgamentos, divórcio e entre outras. Com isso, é possível que o profissional se especialize dentro de uma determinada área, como, direito civil, trabalhista, família, empresarial e entre outros.

Para construir uma carreira bem-sucedida, o advogado deve investir numa especialização. Ele pode se especializar em diferentes vertentes do Direito (Civil, Administrativo, Ambiental, Comercial, do Consumidor, Contratual, de Propriedade Intelectual, Digital, Penal, Criminal, Trabalhista, Previdenciário e Tributário).

Um advogado pode se especializar em diferentes vertentes do Direito, tais como:

Civil

Trabalhista e Previdenciário

Penal

Ambiental

Eleitoral

Tributário

Empresarial

Leia também:   

Saúde mental, como encontrar o equilíbrio?   

O que é o Coaching e quais os benefícios que ele pode proporcionar?   

Coach Gislaine Bispo realiza palestra sobre bullying em escola Municipal de Itupeva 

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho oferece inúmeras possibilidades de atuação ao advogado. Ele pode exercer a sua profissão por conta própria, abrindo um escritório de advocacia na sua cidade. Também existe a opção de seguir carreira pública, mas para isso é preciso ser aprovado em concursos para defensor público, promotor, delegado ou juiz.

As empresas, de médio e grande porte, costumam ter um departamento jurídico. Por esse motivo elas também são importantes empregadoras de advogados no Brasil.