Jundiai - SP

Profissão: Policial Militar

Profissão: Policial Militar

A Polícia é a corporação que exerce suas funções junto às forças armadas. O policial deve estar capacitado para assegurar o bem estar e a segurança da sociedade frente à aplicação das leis, tanto na prevenção quanto no judiciário. O profissional de polícia militar pode trabalhar nas mais diversificadas condições, horários e ambientes. Além disso,  precisa saber se relacionar com os cidadãos educadamente e usar de força física somente em ocasiões de necessidade com indivíduos que se oponham a cumprir as leis.

O profissional formado no curso da polícia militar deve ter uma conduta respeitável, ser justo e imparcial, amar a verdade e a responsabilidade como fundamentos da dignidade pessoal, respeitar a dignidade de qualquer cidadão, praticar permanentemente o espírito de cooperação, proceder de maneira ilibada, acatar as autoridades civis, observar as normas de boa educação e não utilizar seu cargo para obter facilidades pessoais.

O policial militar pode trabalhar em diversos segmentos como auxiliar as relações públicas, auxiliar de serviços gerais, auxiliar de almoxarifado; pode, também, trabalhar como digitador ou armeiro ou executar o patrulhamento., Trata-se de uma profissão que envolve uma série de riscos, o policial militar está sujeito a lesões corporais, estresse, invalidez permanente e até mesmo morte durante o exercício de sua profissão. Assim sendo, é um trabalho que deve ser desejado por pessoas que possuam espírito público e que possam colocar a vida de outras pessoas em primeiro plano de maneira abnegada.

Atribuições

1. Ostensivo normal, rural e urbano.

2. De trânsito.

3. Florestal e de mananciais.

4. Rodoviário, nas rodovias estaduais.

5. Radio patrulha aérea e terrestre.

6. Garantir a segurança interna de estabelecimentos penais do Estado.

Leia também:   

Saúde mental, como encontrar o equilíbrio?   

O que é o Coaching e quais os benefícios que ele pode proporcionar?   

Coach Gislaine Bispo realiza palestra sobre bullying em escola Municipal de Itupeva 

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para o policial militar está em constante expansão, no entanto o salário pode variar dependendo do estado. Essa profissão, em alguns estados, não é valorizada apesar de todos os riscos que os policiais correm; desse modo, as oportunidades são limitadas. Entretanto, é visível a necessidade por reforços na segurança das cidades. E por isso, a abertura de novas vagas para polícia militar é frequente, pois segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) o ideal é que tenha a cada 250 habitantes 1 policial.