Jundiai - SP

A banana e seus benefícios

A banana é uma fruta saborosa, e isso é fato, além de seu sabor delicioso, a banana também possui diversos benefícios para a nossa saúde, e é sobre esses benefícios que iremos falar! Confira para saber mais:

Reduz a pressão arterial: A fruta é uma excelente fonte de potássio, um nutriente muito importante para regular a pressão arterial. Portanto, consumir a banana na sua rotina alimentar significa um melhor controle dos efeitos do sódio (sal) no corpo. Para se ter uma ideia, a banana possui cerca de 500 mg de potássio em sua composição e apenas 1 mg de sódio. A fruta é, então, um ótimo alimento para manter o equilíbrio entre o sódio e o potássio, o que ajuda a reduzir a pressão arterial.

Melhora a digestão: A banana é uma fruta reconhecida por possuir uma grande quantidade de fibras dietéticas. Esses nutrientes são extremamente eficientes na melhora da evacuação. Quem nunca esteve com aquela dor de barriga e correu para comer uma banana e melhorar a situação? De fato, a receita da vovozinha está mais que comprovada. A banana é mesmo capaz de tratar problemas intestinais e a constipação (diarreia). Ela ajuda a manter o controle dos eletrólitos no corpo devido a uma maior quantidade de potássio e de frutooligossacarídeos, que ajudam na manutenção de bactérias benéficas para o trato digestivo.

Fortalece os ossos: Devido à presença dos frutooligossacarídeos que falamos no parágrafo anterior, a banana também é capaz de melhorar a densidade óssea e fortalecer os nossos ossos. Esses nutrientes auxiliam na absorção de nutrientes essenciais para a saúde dos ossos, como o cálcio e o magnésio.

Reduz o estresse e combate a depressão: A banana tem em sua composição o potássio, que é considerado um mineral super eficaz no combate ao estresse e na melhora do humor. Ainda, o mineral está acompanhado do triptofano, um nutriente capaz de se converter em serotonina, que, por sua vez, é uma substância importante no relaxamento da mente.

Melhora a visão: Com o consumo contínuo de banana no dia a dia, é cientificamente comprovado que a fruta pode melhorar a nossa visão. Por conter betacaroteno, alfa e vitamina A em sua composição, a fruta é capaz de auxiliar na proteção da retina dos olhos. Inclusive, doenças como a degeneração macular, mais comumente desenvolvida em idades mais avançadas, podem ser impedidas com a ingestão diária do alimento.

Ajuda a emagrecer: Apesar de ser uma fruta com cerca de 90 calorias e 22 gramas de carboidratos, a banana pode mesmo ajudar no emagrecimento saudável.O fato é que a banana é um alimento extremamente nutricional, que mantém a sensação de saciedade por mais tempo, dando aquela segurada na fome que tanto nos faz ganhar algumas medidas e alguns quilinhos na balança.

Combate a anemia: Por ser um alimento bastante rico em ferro, a banana a ajuda a aumentar a produção de hemoglobina no organismo e, portanto, prevenir ou tratar a anemia, doença que acomete principalmente nós mulheres devido aos períodos menstruais.

Normaliza os batimentos cardíacos: A fruta pode auxiliar na transferência de oxigênio para o cérebro, além de ajudar na distribuição de água pelo corpo.Sendo assim, ela é capaz de acalmar o sistema nervoso e, consequentemente, normalizar os batimentos mais acelerados do coração.

Leia Também:

Benefícios do Mel!