Jundiai - SP

Os benfícios do feijão

Os benfícios do feijão

O brasileiro faz questão de ter sempre a mesa o básico arroz com feijão.

O feijão é um alimento riquíssimo tanto em sabor como em nutrientes. No Brasil, a sua média de consumo é de 12,7 quilos per capita por ano, o que é um ótimo hábito, já que a iguaria é fonte de diversas vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo.

O feijão, seja em um prato com arroz, na salada, no copinho ou numa farta feijoada, é um alimento riquíssimo de sabor e de nutrientes.

Com cerca de 14 variedades - todas com grande valor nutricional - essa leguminosa (uma das mais ricas fontes de ferro) faz parte do item básico na refeição do país, sendo os tipos preto, carioca, branco e azuki os mais conhecidos.

O feijão é rico em:

Vitaminas do complexo B, especialmente as vitaminas B1, B2, B3 e B9;

Lisina, um aminoácido que não é produzido pelo corpo e que deve ser incluído na alimentação. Ele é um dos principais responsáveis pelo crescimento ósseo durante a puberdade;

Além dos seguintes minerais:

Cálcio;

Cobre;

Ferro;

Flúor;

Fósforo;

Magnésio;

Potássio;

Zinco.

Todos esses nutrientes colaboram para o bom funcionamento do nosso sistema nervoso e para a saúde da medula óssea. Confira abaixo outros benefícios que essas propriedades podem proporcionar ao nosso organismo.

Engorda?

No entanto, é sempre bom lembrar que o feijão em si é pouco calórico, mas as receitas de feijão acabam aumentando a densidade de calorias justamente muitas vezes levam outros alimentos. Ou seja: uma concha de feijoada não tem só 95 calorias.

Leia também:   

Saúde mental, como encontrar o equilíbrio?   

O que é o Coaching e quais os benefícios que ele pode proporcionar?   

Coach Gislaine Bispo realiza palestra sobre bullying em escola Municipal de Itupeva 

Alguns benefícios:

Combate a anemia – O consumo de feijão evita a anemia ferropênica, ou seja, a anemia por deficiência de ferro. Se combinado a alimentos que contenham vitamina C, como laranja, o organismo absorve ainda mais o mineral.

Fonte de potássio – Por ser rico em potássio, o feijão colabora para a saúde do coração, além de contribuir para o relaxamento muscular, evitando cãibras, antes ou depois de atividades físicas.

Evita cáries – A união do arroz e o feijão proporciona uma dose diária de flúor que pode ajudar no controle de cáries nos dentes, já que eles absorvem melhor o flúor presente na água tratada.