Jundiai - SP

Qual a importância da leitura?

Eu estava lendo meu livro favorito pela 14° vez, e então comecei a refletir sobre os frutos que colhi dele, sobre a importância e a satisfação que possuía dentro de pequenas paginas que eu virava! Confira:

Por que ler? Com o intuito de despertar seu interesse pela leitura, vejamos alguns motivos pelos quais você deva começar ou continuar a ler:

1. Entendimento: uma boa leitura leva a pessoa ao entendimento de assuntos distintos. Afinal, o que é entender senão compreender, perceber. Como você saberá conversar sobre determinado tema se não tem percepção ou se não o compreende?

2. Cultura: através da leitura temos possibilidade de ter contato com várias culturas diferentes. Sabemos como determinado povo se comporta, os motivos pelos quais agem de forma distinta da nossa. Além disso, compreendemos melhor o outro quando passamos a saber a história de vida que o cerca. Consequentemente, lidamos melhor com quem é diferente de nós e não temos uma opinião pobre e geral das circunstâncias.

3. Reflexivos: lendo, nos tornamos reflexivos, ou seja, formamos uma ideia própria e madura dos fatos. Quando temos entendimento dos vários lados de uma mesma história, somos capazes de refletir e chegar a um consenso, que nos traz crescimento pessoal.

4. Falar sobre diversos assuntos: Ao ler com frequência, você passa a ampliar seu conhecimento sobre diversos tipos de conteúdo, desde fatos reais até histórias de ficção. Com isso, você expande sua capacidade de compreensão e se torna capaz de trazer assuntos diferentes às conversas, o que provavelmente fará com que você se sinta mais criativo.

5. Encontrar empregos melhores: Com um conhecimento mais amplo sobre diversos assuntos, você terá mais chance de ser bem-sucedido com as oportunidades de emprego encontrar. Uma pessoa culta que mostra ter vontade de manter-se aprendendo constantemente tem mais chances de se destacar entre os candidatos a uma vaga, conquistando os recrutadores.

6. Melhorar a memória: Quanto mais livros você ler, maior será sua compreensão. Ao entender a importância de um assunto e o motivo pelo qual ele é importante, você se lembrará dele com mais clareza, fazendo com que sua memória seja aprimorada.

7. Aprimorar a capacidade de aprendizado: Se você costuma ser desatendo ao realizar suas tarefas, passar a ler mais pode ajudar. Seu interesse por assuntos diversos aumentará e você se sentirá mais motivado a procurar por novas informações, aprimorando seu aprendizado.

8. Diminuir o estresse: Realizar diversas tarefas ao mesmo tempo devido à falta de atenção é uma atitude estressante, principalmente porque essas atividades fragmentadas normalmente são concluídas de maneira incompleta e inadequada. Como a leitura aumentará o seu foco, você deixará esse hábito de lado, fazendo com que você se sinta mais relaxado por ter mais concentração, assim como acontece na meditação.