Os cuidados com o botijão de gás
Os cuidados com o botijão de gás
Compartilhe:

Você usa botijão de gás? Veja os cuidados que precisa ter.

Os cuidados com o botijão de gás

Você usa botijão de gás? Veja os cuidados que precisa ter.

O botijão de gás pode ficar dentro ou fora de casa, mas sempre em local ventilado, protegido do sol, da chuva e da umidade e longe de produtos inflamáveis, fontes de calor e faíscas. E é essencial estar atento ao manuseio. Um detalhe que, apesar de parecer muito simples, se utilizado de maneira inadequada pode provocar grandes acidentes. Isso porque esses vasos de pressão, construídos para acondicionar e transportar gases, possuem uma grande pressão e, a qualquer impacto ou descuido, o perigo pode ser enorme.

Na hora da compra

Na hora da compra, evite comprar botijões de locais informais ou clandestinos. Desconfie, por exemplo, de locais em que o valor está muito abaixo do mercado. “O mais indicado é que a compra seja feita por meio de revendas autorizadas. Ao receber os botijões, o consumidor deve verificar seu estado de conservação e data de validade.

Confira se a marca estampada em relevo no botijão é a mesma do lacre e da etiqueta. Recuse botijões sem lacre, com o lacre sem marca ou violado (quebrado ou solto). Verifique também se o botijão vem com etiqueta de instruções.

Para trocar o botijão

Quando a alimentação dos queimadores do fogão estiver insuficiente, provavelmente o gás acabou. Não tente forçar a saída de gás.

Antes de trocar o botijão, certifique-se de que todos os botões dos queimadores do fogão estão desligados.

Nunca faça a troca em presença de chamas, brasas, faíscas ou qualquer outra fonte de calor.

Nunca role o botijão. Transporte-o sempre na vertical.

Use apenas as mãos. Não utilize ferramentas como martelo ou alicate.

Antes da troca, aproveite também para verificar as condições da mangueira e do regulador de pressão de gás, verificando sempre o prazo de validade.

Após a instalação, passe espuma de sabão ao redor da conexão da válvula de saída de gás/regulador de pressão. Caso surjam bolhas, repita a operação de instalação. Se o vazamento persistir, desconecte o regulador de pressão de gás e verifique se existe vazamento na válvula. Se ainda assim o vazamento continuar, leve o botijão para local ventilado, deixe o regulador desconectado e chame a assistência técnica.

Leia também:   

Saúde mental, como encontrar o equilíbrio?   

O que é o Coaching e quais os benefícios que ele pode proporcionar?   

Coach Gislaine Bispo realiza palestra sobre bullying em escola Municipal de Itupeva 

Evite acidentes

Os vazamentos são as principais causas de acidentes com gás de cozinha. Eles podem provocar explosões, incêndios, queimaduras ou asfixia, por isso devem ser evitados através de medidas simples.

Após a instalação, um truque para saber se o gás está vazando é passar uma esponja com água e sabão sobre a junção do cano com o botijão e do cano com o fogão. O aparecimento de bolhas na espuma é um sinal de que a operação de instalação deve ser repetida.

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: