Jundiai - SP

Queda recorrente de doações de sangue

Queda recorrente de doações de sangue 

Embora nem todos saibam, quem teve dengue não fica impedido de doar sangue, só que a doação só pode ser feita 30 dias depois que os sintomas da doença tiverem ido embora. Já para casos de dengue hemorrágica, o tempo aumenta para 6 meses. 

Por conta do aumento dos casos de dengue no país acabou gerando um outro problema: a queda no número de doações de sangue. 

A alta incidência de casos de dengue em todo o país, deixou o estoque de plaquetas do em situação de alerta. Os casos mais graves da doença costumam precisar de transfusão de plaquetas, um dos componentes do sangue. 

Quem teve dengue não fica impedido de doar sangue, só que a doação só pode ser feita 30 dias depois que os sintomas da doença tiverem ido embora. No caso de dengue hemorrágica, a espera para doar é um pouquinho maior: seis meses. Segundo os médicos, esse é o tempo que o organismo leva para se recuperar da queda do nível de plaquetas no sangue.

As plaquetas de uma pessoa saudável ficam entre 150 mil e 450 mil. Plaquetas abaixo de 150 mil podem indicar doenças, inclusive dengue hemorrágica. E, dependendo do caso, a transfusão de sangue pode ser necessária quando elas ficam abaixo de 20 mil. É uma medida de emergência para evitar hemorragias. 

O Ministério da Saúde divulgou que o número de casos de dengue, até o dia 11 de maio desse ano, aumentou 432% em relação ao mesmo período do ano passado. 

Leia também:    

Saúde mental, como encontrar o equilíbrio?    

O que é o Coaching e quais os benefícios que ele pode proporcionar?    

Coach Gislaine Bispo realiza palestra sobre bullying em escola Municipal de Itupeva  

Para doar sangue, procure um hemocentro em sua cidade. 

CRITÉRIOS PARA DOAR SANGUE 

Portar documento oficial e original de identidade com foto e dentro do prazo de validade (RG, Carteira Profissional, Carteira de Habilitação)

Ter entre 16 e 69 anos de idade* (sendo que a primeira doação deve ter sido feita até 60 anos) 

Pesar acima de 50 Kg 

Estar em boas condições de saúde 

Estar alimentado, porém evitar refeições pesadas (gordurosas) nas 3 horas que antecedem a doação 

Colsan Jundiaí: R. XV de Novembro, 1848 - Vila Municipal, Jundiaí - SP, 13201-305. Telefone (11) 4521-4025