Jundiai - SP

Ansiedade noturna

No decorrer do dia a dia, com a agitação da rotina, ficamos pilhados, e entramos no modo automático, mas quando deitamos e começamos a finalmente processar tudo oque aconteceu, a ansiedade pelo amanhã vem, e como podemos evitar isso? Confira:

Muitas pessoas possuem dificuldade em acalmar a mente devido às preocupações do dia a dia. E a somatória de problemas acabam fazendo com que eles se percam diante de suas lamentações e se apresentem frágeis perante o medo de não dar conta das atribuições necessárias que o dia seguinte exige. Essas pessoas são alvos fáceis para desenvolverem a ansiedade noturna.

Como saber se você tem ansiedade noturna? Você tem dificuldade em pegar no sono, sua mente fica elaborando mil estratégias de ação, o pensamento fica acelerado e você se vê travando diálogos eternos que mais te afligem do que acalmam. A preocupação e o medo são constantes e o nervosismo impera momentos antes de se colocar para dormir. Mesmo cansado e precisando dormir, a mente não desliga e a angustia se instala.

O medo gera uma insegurança em relação ao futuro e você visualizar situações que podem vir a acontecer, bolando planos e metas e, muitas vezes, acaba acreditando nessas histórias que a sua mente vem criando como se tudo estivesse contra você e todos estivessem te perseguindo.

Quando isso se repete fica muito difícil desligar dos problemas e o corpo não descansa, muito menos a mente. A falta de sono ou a pouca qualidade dele, faz com que você acorde mais tensa, se irritando com facilidade, atitude que te causa mais estresse e mais preocupação. Aprenda a combater a ansiedade noturna e durma como um anjo. A cama deve ser para você um lugar sagrado, onde o seu corpo, seu bem precioso, deverá se deitar para ter o descanso dos justos.

- Não leve problemas para o quarto: Se você precisa conversar com o marido ou esposa um assunto delicado, faça isso em outro cômodo, ou, de preferência, marque um café, um almoço fora de casa. Nosso lar é nosso templo, não devemos trazer para dentro dele os problemas, mas sim, as soluções.

- Coma comidas leves antes de dormir: Vários especialistas indicam para quem tem problemas de insônia e ansiedade noturna para que adquiram o hábito de comer alimentos leves e saudáveis antes de dormir. A quantidade de comida interfere na qualidade do sono!

-  Procurar por uma fonte de paz: Ouvir uma meditação, barulhos da natureza e praticar a respiração. Essa é uma excelente prática que você deve levar para sua vida diária. Se você acredita ter ansiedade noturna, você sentirá uma melhora considerável, logo na primeira semana que começar a praticar a meditação guiada.

Você deve colocá-la para ouvir logo que se deitar, ela evita que os seus pensamentos passem a vagar por problemas que não devem ser lembrados no momento de dormir, e te ajuda a treinar a mente para que durante o sono você consiga receber respostas para os problemas que te afligem. A respiração trabalhada de forma ordenada, antes de dormir, gera um relaxamento instantâneo, o corpo se desliga com mais facilidade a medida que o trabalho de respiração se intensifica.

- Durma no escuro e sem aparelhos tecnológicos: A mania de assistir a filmes violentos e barulhentos antes de dormir pode causar grande transtorno ao seu sono, principalmente se você já possui dificuldades. Para que você consiga retirar o melhor proveito das horas que passa dormindo, comece a deixar o quarto totalmente escuro e nunca leve aparelhos eletrônicos para o quarto.

Mas nunca se esqueça, se o problema persistir e/ou agravar, procure a ajuda de um profissional, sua saúde tem que ser sempre sua prioridade!