As Industrias de Itupeva - SP

As Industrias de Itupeva - SP
As Industrias de Itupeva - SP
Compartilhe:

Foi no final da década de 70 que Itupeva come~çou da perder sua vocação eminentemente agrícola, vindo a incrementar a instalação das indústrias.

A uva de mesa, uva niágara, antes exclusividade da região de Jundiaí, estava se espalhando por todo Estado de São Paulo e até fora das nossas fronteiras, como no vale do Rio São Francisco.

Os proprietários dos sítios e fazendas que produziam uvas já não obtinham os mesmos lucros de outrora e foram se desestimulando com a agricultura.

Eles conheciam bem essa experiência, pois já haviam passado por ela em 1930 quando o café perdeu o preço com a crise da Bolsa de Nova York.

É de se salientar que antes da uva de mesa o produto agrícola da nossa região também era o café, pois por volta de 1920 o distrito de Itupeva chegou a ter mais de 6 milhões de cafeeiros.

Com a abertura da Rodovia dos Bandeirantes, Itupeva tornou-se mais acessível aos grandes centros consumidores, como São Paulo principalmente, o que atraiu a vinda de grandes indústrias para cá.

Outros motivos também tiveram peso na decisão dos empresários, tais como elevação do custo da mão de obra nas grandes cidades, e mesmo a política governamental de sustar o crescimento da capital.

Nos anos 50, os irmãos Poli fundaram a primeira indústria em Itupeva. Fabricavam o refrigerante POLINA, soda e guaraná, porém logo desistiram da empresa.

Posteriormente, no mesmo prédio, funcionou a fábrica de calçados ORSELLI, fábrica de excelente calçados mas também teve curta duração.

Hoje nosso parque industrial abrange quase todos os segmentos da economia, com produtos aliméntícios, químicos, refrigeração, etc.

A empresa mais antiga em atividade hoje em nossa terra, além da Caninha JAPI, é sem dúvida a Fundição Itupeva, instalada desde 1972.

Fonte: Rogério Pansonato - Memórias de Itupeva

 

Salas Comerciais e Coworking Jundiaí - Espaço Comercial Villa Medeiros
Ver
Coworking Jundiaí

Sala Coworking completa, individual, ideal para reuniões, cursos, atendimentos, audiências, etc...

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atuamente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora, practitioner em pnl, web designer e especialista em Marketing.

Você Pode Gostar: