A Capela do Bairro da Chave Itupeva - SP

A Capela do Bairro da Chave Itupeva - SP
A Capela do Bairro da Chave Itupeva - SP
Compartilhe:

Construída em 1919 em área localizada entre as fazendas Petená e Santa Cruz da Bela Vista de propriedade de Pedro Scaranzi e Elizeu Queiroz Telles (descendente do Barão de Jundiaí), a Capela São Roque da Chave recebeu esse nome por ficar próxima a um entroncamento de trilhos do trem da Sorocabana.

Seus cuidados foram entregues por muitos anos a Marieta Molognioni que cuidava para que estivesse sempre em ordem para a "reza", já que as visitas do padre que vinha de Jundiaí, eram muito raras e se davam apenas em ocasiões especiais. São Roque foi escolhido como padroeiro do bairo por ser o santo protetor contra a "peste" - termo bastante usado nequela época.

Somente em 14 de agosto de 2004 a pequena Capela foi restaurada e entregue a população como primeiro patrimônio histórico restaurado na cidade de Itupeva.

Apaixonado pela pequena edificação, o Sr. José Carlos Barreto, empresário do Bairro da Chave, resolveu promover a restauração contando para isso, com o apoio de outros empresários e com o trabalho da artista plástica Fátima Ayache.

 

Texto: Fátima Ayache

Fotos: 1 e 2 Elisangela Salles, 3 e 4 - Fátima Ayache

Salas Comerciais e Coworking Jundiaí - Espaço Comercial Villa Medeiros
Ver
Coworking Jundiaí

Sala Coworking completa, individual, ideal para reuniões, cursos, atendimentos, audiências, etc...

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atuamente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora, practitioner em pnl, web designer e especialista em Marketing.

Você Pode Gostar: