Jundiai - SP

Por que ter uma renda extra?

Por que ter uma renda extra?

Você gostaria de saber as vantagens em ter uma renda extra? Sim! Confira!

Ter mais tranquilidade em emergências

Pense na seguinte situação: você vive do aluguel de um apartamento, mas o inquilino resolve sair antes de o contrato terminar — se houver um rendimento adicional, não haverá motivo para desespero, não é mesmo?

Imprevistos fazem parte da vida de qualquer pessoa, mas muitos deles podem sair bem caro: um acidente, uma cirurgia que não é coberta pelo plano de saúde, gastos inesperados com seu bichinho de estimação etc. Sendo assim, se você contar apenas com seu salário, pode acabar se endividando e perder totalmente o controle de seu orçamento.

Estar mais seguro em caso de desemprego

O cenário econômico do país está bastante instável e essa é uma das piores crises da história recente: notícias do aumento do desemprego têm sido bem mais frequentes do que gostaríamos.

Portanto, ainda que esteja empregado, manter um faturamento complementar nunca é demais, principalmente no meio de tanta incerteza. Caso venha a perder o seu emprego, você terá uma garantia para continuar executando seus planos sem precisar se desesperar com a falta de dinheiro.

Leia também:    

Saúde mental, como encontrar o equilíbrio?    

O que é o Coaching e quais os benefícios que ele pode proporcionar?    

O Poder da Ação

Garantir rendimento durante o ano todo

Se você depende dos ganhos de um trabalho sazonal, como o aluguel de quartos na alta temporada ou a venda de produtos para o verão, contar com uma renda extra passa a ser algo essencial para lidar com seus gastos. Isso porque as contas não param de chegar — e manter o orçamento equilibrado nos meses em que se ganha menos dinheiro não precisa ser uma grande dor de cabeça.

Quitar dívidas em geral

Perder o controle e gastar mais do que o esperado é algo bastante comum, principalmente quando falamos de cartão de crédito e cheque especial, pois os juros são implacáveis. Se você não consegue pagá-los em um mês, acumula para o seguinte e tudo acaba virando uma bola de neve.

Com um dinheiro a mais, é possível começar a quitar essas dívidas, sair do cheque especial, tirar seu nome do SPC/SERASA (se for o caso) e retomar o controle sobre sua vida financeira.

Fazer um planejamento financeiro eficiente

Em tempos de crise, fica ainda mais difícil manter uma reserva para emergências — dessa maneira, fazer um bom planejamento financeiro é essencial para não se endividar com gastos desnecessários. Por isso, quando se consegue acrescentar dinheiro a sua renda, é possível planejar melhor seu orçamento e respirar aliviado no final do mês.

Com seu rendimento adicional, você pode arcar com seus custos fixos (como contas de luz, internet, telefone, condomínio e aluguel) e se organizar melhor para identificar quais são os gastos que mais fogem de seu controle: restaurantes, bares, roupas, entre outros.

A partir disso, monte uma planilha e acompanhe o dinheiro que entra e sai de perto: existem diversos modelos gratuitos de planilhas financeiras pela internet que podem lhe ajudar.