Tatiana Salles é a Primeira Mulher a Assumir a Presidência da Câmara nos Últimos 30 Anos
Tatiana Salles é a Primeira Mulher a Assumir a Presidência da Câmara nos Últimos 30 Anos
Compartilhe:

Nascida e criada em Itupeva, formada em Jornalismo e Direito. Vereadora desde 2012. É a atual presidente da Câmara Municipal, pelo biênio 2019-2020.

Conheça a trajetória de Tatiana Salles:

Atualmente em meu segundo mandato, ocupo a Presidência da Câmara de Itupeva pelo biênio de 2019/2020. Sou a primeira mulher a assumir este cargo nos últimos 30 anos – antes de mim, duas itupevenses tiveram essa honra.

Nascida em 24 de agosto de 1971, em Itupeva, sou mãe de Enzo, de oito anos, e Arthur, de cinco; filha de Artemio Salles, empresário e motorista cegonheiro, e Elisabeth Salles, natural de Portugal, reconhecida como uma das mais atuantes protetoras de animais no município de Itupeva; neta de Claudio Salles e Amélia Gasparini; irmã de Alex Salles e Juliana Salles.

Formada em Direito pela Universidade São Francisco e Jornalismo pela Faccamp.

Fui eleita vereadora pelo município de Itupeva em 2012, e reeleita em 2016. Desde então, tenho me dedicado à carreira pública, sendo representante feminina na Câmara Municipal de Itupeva, aonde tenho debatido e defendido as questões da saúde da mulher e prevenção de doenças, violência contra a mulher, defesa de animais e a maior participação feminina na política, além de todas as questões de interesse da população.

Na carreira pública, já fui 1ª Secretária da Mesa Diretora da Câmara de 2013 a 2014; Presidente da Comissão de Redação e Justiça, Presidente da Comissão de Obras e Serviços Públicos, destinada a discutir, fiscalizar e propor projetos e proposições relacionados a Serviços Públicos e obras de competência municipal; além de eleita representante de Itupeva, tendo exercido a função de 2ª Secretária entre 2013 e 2014,  no Aglomerado Urbano de Jundiaí de Vereadores (AUJ), composto pelos municípios de Jundiaí, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Jarinu, Louveira, Cabreúva e Itupeva.

Em minha atuação na Câmara de Itupeva, tenho trabalhado com temas de fundamental importância na área da saúde, principalmente da mulher, com projetos e ações preventivas. Acredito que a conscientização é o melhor caminho para evitarmos danos e nos cuidarmos. Criei a Lei de Nº 1.955 que institui no município de Itupeva a “Semana de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama e Colo do Útero”, orientando a prevenção e cuidados com o Câncer.

Também sou autora da Lei de Nº 2.048 de 2015, que concede o Título de Entidade Pública ao Grupo de Escoteiros de Itupeva e da Lei de Nº 2076, que regulamenta e torna garantida a presença das Doulas em Hospitais e Maternidades Municipais.

Juntamente com vereadores do Projeto de Lei Nº 615, que também concede o título de entidade pública ao projeto social Projun (Projeto Juventude). Ambos os títulos tornam possível e habilitam as duas entidades a solicitarem recursos e verbas junto aos governos Federal, Estadual e Municipal.

É também de minha autoria, com demais vereadores, o Projeto de Lei de Nº 660, que Cria no município de Itupeva a “Semana de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, proposta como instrumento de combate à exploração sexual infantil.

Solicitei R$ 900 em emendas junto ao Governo Federal (Câmara dos Deputados) e fui atendida com emenda (verba) no valor de R$ 400 mil reais destinados a Secretaria de Saúde do município; na qual destaco a importância para nosso setor de saúde, pois sabemos da complexa estrutura e das diversas demandas que o setor compreende e o quanto foi útil essa verba.

Tenho lutado e travado briga junto ao Estado para viabilização de uma Delegacia da Mulher (Violência Contra as Mulheres) e a criação de um ambulatório do Banco de Leite Materno para auxiliar mães que não possuem leite suficiente em nosso município.

Aguardando em nossa casa de Leis, e já em Audiência Pública, o projeto de lei do executivo, indicação de minha autoria sobre a criação da Lei de Preservação e Tombamento de Patrimônio Histórico do nosso município.

Mais recentemente, também realizei um projeto em parceria com o Fórum de Itupeva de incumbência de recursos para manutenção de veículos da Polícia Militar. E em maio de 2019 conseguimos que o município abrisse a Assistência Judiciária para a população.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: