Jundiai - SP

Qual a melhor escola para seu filho em Jundiaí

A preocupação de muitas pessoas no início do ano é com relação a escolha da escola dos filhos. Mas como saber qual é a melhor opção para eles? O que deve ser levado em consideração nessa hora? Pensando nisso, separamos algumas dicas para ajudar você nessa missão. Afinal, muito do que se vive no ambiente escolar contribui para a formação do ser humano e é muito importante para a vida toda.

No final deste artigo, sugerimos algumas escolas de Jundiaí para você analisar.

1 – Faça uma lista
Primeiramente, identifique tudo o que você espera de uma escola. Quais questões você abre mão e quais não podem faltar de jeito nenhum, como por exemplo: espaço físico, profissionais qualificados, proximidade de casa, carga horária, cursos extracurriculares etc. Cada família tem uma necessidade diferente, portanto elenque com calma tudo que você deseja.

2 – Pesquise bastante
Não há um número certo de visitas antes de escolher a escola ideal. A internet pode ser a sua aliada nessa hora. Pode acontecer que você se apaixone de cara ou pode ser que leve bem mais tempo do que imaginava. Quando estiver seguro e confiante poderá tomar a decisão certa.

3 – Conheça outros pais
Converse sobre questões básicas como alimentação, rotina, método de ensino, entre outras coisas. Pode ter certeza que as respostas deles poderão influenciar nas suas primeiras impressões de cada instituição. Tanto para lado bom quanto para o lado ruim.

4 – Leve o seu filho para conhecer as suas escolas preferidas
Independente da idade dele você irá perceber logo de cara se há simpatia com o local ou não. Isso pode ajudar a eliminar algumas escolas que poderiam deixar você com dúvidas.

5 – Pense fora da caixa
Além dos cuidados básicos do dia a dia como a limpeza e a alimentação, por exemplo. Eleja uma instituição que ensine valores e estimule o desenvolvimento cognitivo, físico e social, independente da idade do seu filho.

6 – Preço X Qualidade
Nem sempre o custo alto de uma escola significa qualidade educacional. Há excelentes instituições com projetos pedagógicos interessantes que valem a pena conhecer de perto. Por isso, avalie todos os detalhes com atenção. Além disso, opte por uma escola que esteja de acordo com o seu padrão financeiro. Dessa forma, seu filho se sentirá parte do grupo, pois terá assuntos semelhantes e poderá frequentar os mesmos lugares que os amigos.

E por fim, saiba que o frio na barriga no primeiro dia sempre vai existir, tanto para você quanto para ele. Tenha em mente que você optou pelo melhor que pode e que nenhuma decisão precisa ser pra sempre. Se não der certo, pode ter certeza você poderá tentar novamente. Essa é uma decisão difícil, mas não impossível.

MELHORES ESCOLAS EM JUNDIAÍ:

A cidade de Jundiaí é a melhor do Brasil para se viver entre os municípios com mais de 300 mil habitantes, segundo o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM). Considerando todos os municípios, Jundiaí ficou em 7º lugar como melhor cidade para viver no Estado de São Paulo e 12º em todo o Brasil. 

Essa conquista se deve muito ao alto nível de educação da cidade. Jundiaí está em 3º  lugar no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira(IOEB). 

Para auxiliar os pais que estão pensando em se mudar para Jundiaí em busca de uma qualidade de vida de alto padrão, selecionamos algumas escolas de Jundiaí de alto nível:

 

1) Colégio Leonardo Da Vinci

Sempre entre as melhores colocadas na pontuação do Enem, a escola é tradicional na cidade e mantém seu alto nível desde 1983, quando foi fundada. Em 1986, iniciaram as atividades do cursinho pré-vestibular (Curso Anglo de Jundiaí) e, a pedido dos pais de alunos, em 2005, o colégio passou a contar também com turmas de Ensino Fundamental II. 

A proposta pedagógica do Ensino Fundamental II da escola tem como finalidade o desenvolvimento da capacidade de aprender, da compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade. 

O colégio proporciona aos alunos uma biblioteca, plantões, orientação vocacional, orientação aos estudos extra, apoio aos estudos com horário específico, palestras e uma estrutura física com quadra coberta, dois pátios, pomar, cantina e área de convivência. 

Conheça mais em colegioleonardo.com.br

Endereço: Rua Francisco Pereira Coutinho, 300 – Vila Municipal – Jundiaí – SP

 

2) Escola Divina Providência

Mais uma que sempre desponta nas primeiras colocações do Enem, a Escola Divina Providência foi fundada em 1969 e atende, atualmente, alunos do berçário ao Ensino Médio. 

A Escola caracteriza-se pela assistência individual aos alunos, sendo parceira das famílias na missão de fazer cada um deles tornar-se emocional, social e intelectualmente preparados para atuar, frente aos desafios, numa sociedade pluralista. 

O prédio de educação infantil tem 8 salas, berçário, Playground, sala de estimulação, 2 salas do soninho, sala de música, refeitório, pátio e miniginásio. 

O prédio principal têm 23 Salas de aula, Auditório, Laboratório de Ciência, Sala de Artes, Sala de Artes Marciais, Biblioteca, Restaurante, 3 quadras poliesportivas e Bosque fechado. 

Conheça mais em divina.com.br

Endereço: Av. Prof. Pedro C. Fornari, 2001 – Engordadouro – Jundiaí

 

3) Colégio Ser

Há 30 anos de tradição, o colégio é referência na cidade. Da Educação Infantil ao Ensino Médio, a instituição acredita na continuidade de um modelo de educação individualizada e global; uma linguagem única entre todos os segmentos que revela a essência da escola: o aluno no foco do processo de aprendizagem. 

A proposta pedagógica do Colégio Ser se fundamenta em princípios dos quais o aluno é o agente da sua própria aprendizagem: ele aprende fazendo. A escola também acredita que a família constitui o alicerce da formação do aluno, por isso, a parceria família-escola é base do seu programa de ensino. 

O colégio tem 62 salas de aula, Ginásio e quadras poliesportivas, Horta experimental, Playground e Parque sensorial, Laboratórios de informática e ciências, Espaço cultural, biblioteca e salas ambiente: dança, música, xadrez, judô, karatê, artes. 

Conheça mais em colegioserjundiai.com.br

Endereço: Avenida Navarro de Andrade, 500 Parque Centenário – Jundiaí-SP

 

4) Maple Bear

A Maple Bear é uma escola bilingue canadense que conta com Educação Infantil e Fundamental e Ensino Médio. 

O Programa de Educação Infantil utiliza espaços de aprendizagem onde são desenvolvidas atividades em grupos. A escola acredita que este é o momento mais importante de desenvolvimento do aluno pois elas desenvolverão todas as bases para serem bem-sucedidas nos anos seguintes. 

O Ensino Fundamental atende aos parâmetros curriculares estabelecidos pelo Ministério da Educação do Brasil. A distinção Maple Bear, constitui-se pelo modelo canadense de educação, listado entre os melhores do mundo, que é posto em prática nos programas. 

O Programa de Ensino Médio Brasileiro é enriquecido com disciplinas canadenses certificadas oficialmente pelo governo, ministradas em inglês. Os alunos ganham um diploma brasileiro, e também um certificado oficial de Manitoba (Canadá) para as disciplinas do currículo canadense concluídas. Esse programa é chamado de Programa de Certificação de Manitoba. 

Conheça mais em: maplebear.com.br/Unidade/jundiai

Endereço: Av. Comendador Gumercindo Barranqueiros, 600, – Jd. Sta. Tereza – Jundiaí – SP

 

5) Colégio Criarte

Fundado em 1998, o Colégio Criarte iniciou sua trajetória atuando com a Educação Infantil e posteriormente abrindo turmas no Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II. O trabalho foi feito gradativamente, sempre iniciando uma nova turma por ano. Desta forma, como marco para sua consagração, em 2011, foi implantado o Ensino Médio.

 A missão do colégio é educar para transformar, avançar as fronteiras do conhecimento e promover aos alunos uma educação de presença significativa, que amplie as dimensões de seu potencial intelectual e que contribua para a formação de cidadãos éticos e solidários, capazes de construir seu futuro e responder criativamente aos desafios do mundo moderno. 

O colégio conta com duas unidades completas com ampla estrutura física que visam o bem estar dos alunos. 

Saiba mais em: colegiocriarte.com.br

Unidades: UNIDADE I Rua Jales, 20 – Jardim Bonfiglioli – Jundiaí \ UNIDADE II Rua Congo, 985 – Jardim Bonfiglioli – Jundiaí

 

6) Escola Waldorf Angelim

A Escola Waldorf Angelim foi criada há dez anos, por um grupo de pais, com uma sala de jardim. Há quatro anos, graças ao envolvimento das famílias, expandiram para o Ensino Fundamental.  Atualmente a escola conta com duas unidades. 

A escola é mantida pela Associação Waldorf Angelim, uma entidade sem fins lucrativos, gerenciada conjuntamente pelos pais e professores. 

A Pedagogia Waldorf é uma referência mundial em Educação. Foi apontada pela UNESCO como sendo o modelo de pedagogia capaz de responder aos desafios educacionais de nosso tempo, principalmente nas áreas de grandes diferenças culturais. 

A criança em uma Escola Waldorf, está inserida na natureza. Ela se vê como extensão dela. O respeito aos animais, o agradecimento a natureza, a vivência das estações por meio de histórias, músicas, imagens e o cultivo de plantas. 

Unidades: Unidade Gramadao, com cinco salas de jardim (de 2 a 6 anos) e unidade Engordadouro, com uma turma de 1, 2, 3 e 4 anos do ensino fundamental.


Jundiaí ainda conta com muitas outras escolas de qualidade. Se estiver pensando em se mudar pra Jundiaí e quiser saber mais sobre a educação da cidade e suas opções, entre em contato com um de nossos consultores.

Fontes: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/06/29/jundiai-e-o-melhor-municipio-de-medio-porte-do-brasil-para-viver/

http://jundiagora.com.br/jundiai-indice/