As primeiras Escolas de Itupeva
Compartilhe:

A primeira referência sobre ensino público em Itupeva data de 1916, quando o Dr. Olavo Guimarães, Prefeito de Jundiaí, em carta envaiada ao Sr. Abilio Roveri, comerciante aqui no bairro, comunicava que a escola aqui existente seria transferida

A primeira referência sobre ensino público em Itupeva data de 1916, quando o Dr. Olavo Guimarães, Prefeito de Jundiaí, em carta envaiada ao Sr. Abilio Roveri, comerciante aqui no bairro, comunicava que a escola aqui existente seria transferida para o bairro do Caxambú, por não haver aqui lugar para hospedar a professora, Sra. Melâni Fortarel.

Há quem garanta que antes dessa escola havia uma professora que lecionava as primeiras letras, porém, era particular e somente os mais abastados podiam frequentar as aulas.

Já nos anos 40 funcionava a escola mista do Bairro de Itupeva, localizada numa casa onde hoje é a Praça São Paulo.

A professora, dona Cecília, vinha de Jundiaí diariamente, pois havia agora mais operários de trens, possibilitando sua locomoção.

A escola ministrava aultas até o terceiro ano primário. Quem tinha possibilidades ia concluir o quarto ano e receber o diploma em Jundiaí ou em Indaiatuba. Isso era privilégio para poucos, pois dependia de trasnportes e de alimentação, consequentemente era dispendioso.

Como Itupeva apresentava algum crescimento populacinal, a mineração atraía novos moradores. Em 1950 foi fundado o grupo escolar "Manoel José da Fonseca", com 3 ou 4 salas de aulas, no prédio da família Izzo, na esquina onde estão hoje a Av. Brasil e a Rua Jundiaí.

Dona Maria Stella Salles Izzo, uma das primeiras professoras a ministar aulas no grupo escolar Manoel José da Fonseca, em 1952.

Em 1970 foi inaugurada a nova escola Manoel construída na gestão do prefeito José Carlos, onde funciona até hoje.

Agora já se podia concluir o primário aqui mesmo na nossa terrinha, com direito ao diploma enrolado em forma de canudo, festas e apresentação dos alunos com poesias e declamações, o que provocava lágrimas nas mães orgulhosas do sucesso dos filhos.

O primeiro diretor do grupo escolar foi o Sr. Acácio Vieira, homem sério e sisudo, sempre envergando solenes terno e gravata, infundia certo temor aos alunos. Outros diretores passaram pelo Manoel: Dona Mariana Cury, Dona Liege, e tantos outros.

Fonte: Memórias de Itupeva - Rogério Pansonato

Fotos: 1 - Escola Manoel em 1976, 2-Escola Polli em 1976,  de Umberto C. Gallo - 3 - Escola Manoel em 2011 de Elisângela Salles

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: