Jundiai - SP

Itupeva, Jundiaí, Louveira e Vinhedo serão distritos turísticos

O Governador João Doria e o Secretário de Turismo Vinicius Lummertz assinaram nesta quarta-feira (6), em Itupeva, autorização parta uma nova lei que estabelece distritos turísticos no estado de São Paulo.

O texto será enviado nos próximos dias à Assembleia Legislativa e, se aprovado, permitirá a criação do distrito da região da Serra Azul, que reúne os municípios de Itupeva, Jundiaí, Louveira e Vinhedo.

“O Governo de São Paulo leva a sério a atividade do turismo. Em 2019, aumentamos em 7% o movimento turístico no estado. Tínhamos somente quatro aeroportos regionais com voos regulares. Hoje são 16, com 706 novos voos semanais. Isso é fruto do programa São Paulo Pra Todos, o maior exemplo de desenvolvimento turístico do Brasil neste momento”, declarou o Governador.

A região de Itupeva recebe aproximadamente 10 milhões de visitantes por ano. As principais atrações são os parques Hopi Hari, Wet n’ Wild e os shoppings Outlet Premium e Serra Azul. A expectativa é que esse movimento dobre quando a região virar um distrito.

“A região de Itupeva já é um distrito de fato, mas ainda não tem uma organização nesse sentido. É preciso ordenar para permitir que os empreendimentos venham. Teremos aqui um polo mundial de turismo na prática”, disse o Secretário Lummertz. “Temos outras regiões de grande potencial, como o Vale do Ribeira, por sua vocação para o ecoturismo”, acrescentou.

Os distritos serão áreas delimitadas de acordo com o potencial turístico de cada região. A avaliação do Governo do Estado levará em conta atributos naturais, relevância histórica, e presença de complexos de lazer, parques temáticos e orla marítima.

O prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado (PSDB), reforça que o município já tem um grande potencial turístico, valorizado pelo trabalho das 10 cidades que integram o Circuito das Frutas. “Agora, como parte do primeiro Distrito Turístico do estado, poderemos atrair ainda mais interessados em construir hotéis, parques temáticos e outras atrações, o que vai impulsionar a geração de emprego e renda. Os parques e as outras atrações dos quatro municípios do Distrito Turístico também trazem muitos visitantes para movimentar a economia local”, finaliza.

Fotos e Matéria: Redação Jornal de Jundiaí