Qual o melhor tipo de terreno para construir
Qual o melhor tipo de terreno para construir
Compartilhe:

Embora os tipos tenham uma ligação direta com o resultado da construção, um bom arquiteto pode criar uma construção incrível em qualquer tipo de lote. Conheça as diferenças entre as topografias

Na hora de escolher um local para construir a casa dos sonhos, é interessante verificar algumas características que visam melhorar o bem estar dos futuros moradores. Vejamos agora como escolher o terreno ideal para construir.

Você já parou para pensar nas características que um terreno precisa ter para dar base à sua tão sonhada casa?

O escolhido para a sua construção tem grande influência nos custos de uma obra, manutenção e também pode determinar o tipo de casa que poderá ser construída.

Face norte

A melhor posição do terreno em relação ao sol é a face norte. Um terreno tem sua frente na face norte quando, olhando o a frente do terreno da rua, o sol nasce do lado esquerdo do terreno e se põe do lado direito. A escolha desta face é interessante por propiciar um melhor aquecimento da residência.

Terrenos plano

Nos terrenos planos, a maior parte do lote é nivelada com a rua. Esse é o tipo oferece mais liberdade para executar a maioria dos projetos arquitetônicos.

Um plano não exige muitas técnicas complexas para construção. O nivelamento do lote dispensa muitos gastos com terraplanagem ou muro de arrimo, por exemplo.

Vantagens

A principal vantagem do terreno plano é a economia na etapa de preparação e para a construção em si. Por isso, os terrenos planos costumam ser os favoritos para quem vai construir.

Desvantagens

O escoamento da água é prejudicado nos terrenos planos. Para solucionar esse problema, é preciso fazer um pequeno aterramento para elevar o nível e evitar que a água fique parada na casa.

 

Terreno com Aclive

No terreno com aclive, o fundo do lote é elevado em relação a rua. Se o terreno tiver uma inclinação significativa, será necessário fazer uma terraplanagem para nivelar o lote ou então você precisará construir uma casa que leve em conta a inclinação do terreno.

Vantagens

Construir uma casa em um terreno com aclive é uma opção atraente para muitas pessoas. A principal vantagem e também a mais óbvia, é a maior elevação.

As casas acima do nível da rua valorizam a construção, dando a impressão de que ela é maior do que realmente é.

Outra vantagem prática é que você não terá problemas com o escoamento da água da chuva e esgoto.

Desvantagens

Um terreno com aclive adiciona complexidade na construção, portanto aumenta o custo do projeto e execução da obra.

 

Terreno com Declive

No terreno com declive, o fundo do lote é mais baixo em relação a rua. Mesmo quando o declive for muito acentuado, é possível aproveitar bem todo o terreno.

A primeira alternativa é o nivelamento, colocando mais terra e construindo um muro de arrimo ou de sustentação.

Outra opção é manter o declive original do terreno e projetar a construção em mais de um nível, como se fosse um sobrado no sentido diagonal. Nesse caso, é preciso um projeto bem elaborado, mas o resultado final vale a pena.

Vantagens

Dependendo da construção, o terreno em declive permite mais privacidade para o interior da casa.

Outra vantagem é que esse tipo facilita a irrigação e cultivo de jardins por causa da inclinação da terra.

Desvantagens

A grande desvantagem e maior preocupação que você terá com um em declive é com relação ao esgoto e escoamento de água.

Para resolver esse problema, é possível passar os canos pelo terreno ao lado que está no nível abaixo do que está em declive. Isso implica em mais gastos pois você terá que se responsabilizar pelos estragos na casa do vizinho.

Outra solução é instalar bombas para escoar as águas pluviais.

Mesmo que o terreno em declive tenha um custo mais baixo na hora da compra, é preciso considerar todos esses gastos para construir a estrutura de uma casa com segurança.

 

Qual é a melhor topografia?

Embora os tipos tenham uma ligação direta com o resultado da construção, um bom arquiteto pode criar uma construção incrível em qualquer tipo de lote. Incluindo trabalhar com cortes e platôs.

Para obter o melhor serviço, suporte e resultados, você precisa escolher um profissional preparado para construir em terrenos planos ou inclinados. Com arquitetos e engenheiros confiáveis, fica muito mais fácil executar a casa dos seus sonhos em qualquer lugar!

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: