10 Lugares para Visitar em Jundiaí

1 - Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot

A Biblioteca Pública Municipal Prof. Nelson Foot foi inaugurada em 18 de dezembro de 1970. O acervo inicial foi ampliado com a colaboração de várias entidades e cidadãos jundiaienses. O projeto de informatização foi totalmente implantado em 1999. No mesmo ano, foi instalada a Sala de Internet, com computadores para acesso à internet.

2 - Catedral Nossa Senhora do Desterro

Em 1651, foi iniciada a construção da igreja que substituiria a primeira capela construída pelos fundadores de Jundiaí. Em 1655, a nova igreja seria dedicada à Sagrada Família, tendo como padroeira Nossa Senhora do Desterro. Em 1886, a então Igreja de Nossa Senhora do Desterro passou por grande reforma e teve totalmente alterado seu estilo para Neogótico.

3 - Mosteiro de São Bento

O Mosteiro de São Bento de Jundiaí foi fundado em 02 de Junho de 1667, por Estácio Ferreira e sua esposa Violante Jorge, que edificaram a capela moré, sendo nomeado seu primeiro presidente, Frey João do Espírito Santo.

4 - Teatro Polytheama

O cine-teatro Polytheama foi inaugurado em 1911. Em 1920, era considerado o maior teatro do Estado de São Paulo, com 2920 lugares. Em 1927, o Polytheama passou por uma radical reforma interna, sendo reinaugurado em 1928. O Teatro Polytheama pode ser considerado um dos grandes atrativos culturais e turísticos da cidade, trazendo grande número de visitantes de outras cidades que vêm em busca das apresentações teatrais e dos shows culturais e musicais.

5 - Espaço Cultural Museu do Vinho

Um tonel de quase seis metros de altura, com capacidade para 110 mil litros de vinho, hoje abriga o Museu do Vinho, dentro do complexo Villa Brunholi. O Museu abriga a história da imigração italiana em Jundiaí. O local recebe 300 pessoas por final de semana. No local é possível encontrar painéis contando a história dividida em famílias, imigração e uva e vinho, além de utensílios de uso doméstico e produção de vinho.

6 - Museu da Companhia Paulista

O museu foi inaugurado em 9 de março de 1979 para ser um centro de referências e preservação sobre os suportes materiais da memória e a história da ferrovia da cidade de Jundiaí. Após passar por um processo de recuperação e restauro, foi reaberto em 14 de maio de 1995, com novas bases museológicas, denominando-se Museu da Companhia Paulista. O local conta com um vasto acervo relacionado à história da ferrovia como mobiliário, ferramentas, réplicas, maquetes e imagens, além de uma coleção de livros e documentos concentrados na “Biblioteca do Museu”.

7 - Museu Histórico e Cultural de Jundiaí 

Solar do Barão Foi inaugurado em 28 de março de 1965. Nas diversas salas do casarão, que foi residência do Barão de Jundiaí e, por isso, também é conhecido como “Solar do Barão”, o visitante poderá apreciar uma exposição de longa duração que retrata a história da casa e do Barão de Jundiaí. O Museu possui um auditório com capacidade para 80 pessoas e um um belo jardim totalmente arborizado, utilizado para descanso, leitura e lazer.

8 - Pinacoteca Diógenes Duarte Paes

O Centro Jundiaiense de Cultura abriga a Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes, que reúne um acervo artístico, composto de 189 obras, sendo 15 esculturas, de artistas jundiaienses, brasileiros e internacionais e conta ainda com uma sala para administração e o Museu de Arte Didacta. Na parte superior, está a sala Professora Maria Albertina Bellini Peterson Leite, com capacidade para 100 pessoas e a biblioteca de artes visuais, que conta com acervo de livros e hemeroteca sobre artes.

9 - Jardim Botânico Jundiaí

Inaugurado em 29 de dezembro de 2004, o Jardim Botânico de Jundiaí conta com uma área de 150.000 m², vários jardins temáticos, entre eles japonês com uma pequena cascata, africano com plantas típicas da região, e italiano, com vários canteiros e estátuas. Possui ainda um pequeno espaço dedicado às plantas aromáticas e medicinais, viveiros de mudas, estufa de cactáceas e suculentas, orquidário, cachoeiras, trilhas e ciclovias que ligam o Jardim Botânico ao Parque da Cidade.

10 - Parque da Cidade

Inaugurado em 2.004, o moderno Parque da Cidade fica às margens da represa que abastece Jundiaí, e é um dos mais visitados pela população jundiaiense. Com 500.000 m², oferece áreas para piquenique, caminhadas ecológicas, leitura e diversão. Conta com duas pistas de cooper de 2,1 quilômetros cada, aparelhos de ginástica, bebedouros, sistema de som e duchas. O local conta, também, com jardim japonês, anfiteatro ao ar livre e áreas para apresentações artísticas. Há ainda parque de diversões, mesas de jogos (xadrez, damas e dominó), quadras poliesportivas, futebol de areia, trilhas e um pier para pequenas embarcações.

Compartilhar:

Comentários

  1. Elis Salles

    Jundiaí- Itupeva

    Atualmente realizando um sonho, o Refúgios no Interior o jeito fácil de escolher onde comer, visitar e hospedar em poucos cliques.

    Fui empresária no ramo imobiliário durante 15 anos, Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora, practitioner em pnl, web designer e especialista em Marketing. Formações que me proporcionam atualmente realizar consultorias para pessoas e empresas. Para maiores informações ou agendamentos (11) 99939-2431.

Deixe seu Comentário

Sala para Coworking em Jundiaí - Espaço Comercial Villa Medeiros

"Sala Coworking"

Agora no Bairro Medeiros em Jundiaí, você pode locar por hora, período ou dia para atender seus clientes ou pacientes, fazer reunião ou vídeo conferência a Sala para COWORKING do Espaço Comercial Villa Medeiros. AGENDE SEU HORÁRIO OU VENHA NOS FAZER UMA VISITA!

Maiores Informações

com Elis: (11) 99939-2431

Jundiai - Itupeva

Conheça Itupeva - SP

Itupeva está situada entre as principais metrópoles do estado, Campinas e São Paulo (Capital). O municipio oferece características preservadas do interior com qualidade de vida, segurança, educação e além disso é possível morar bem com menores investimentos.

Quer viver bem e com qualidade de vida?

Atendimento Exclusivo

"Mudar é fazer escolhas!" Se você já sabe o que quer, eu sei o que te oferecer! Quer vender ou compar imóvel? Tel: (11) 99939-2431