Diferença Entre Valor Venal e Valor de Mercado do Imóvel
Compartilhe:

Muito se ouve falar de venal do imóvel, mas pouco se sabe sobre o tema. Muitas vezes, ele chega a ser confundido com o valor de mercado de uma propriedade quando, na verdade, a finalidade do cálculo é totalmente diferente de venda e demais negociações.

Muito se ouve falar de venal do imóvel, mas pouco se sabe sobre o tema. Muitas vezes, ele chega a ser confundido com o valor de mercado de uma propriedade quando, na verdade, a finalidade do cálculo é totalmente diferente de venda e demais negociações.

Se você quer saber o que é venal do imóvel, qual sua importância e como é calculado, acompanhe o texto que a Melhortaxa preparou sobre o tema, esclarecendo as dúvidas mais comuns.

O Que É Valor Venal

valor venal do imóvel é uma estimativa do custo de uma propriedade feita pelo Poder Público, que serve de base para o cálculo de impostos, como o ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis) e o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

Para fazer essa estimativa de valor, a prefeitura da cidade em que o imóvel está situado analisa alguns pontos, como a área de construção do imóvel, a idade do empreendimento e o valor padrão residencial daquela região.

A Importância Do Valor Venal

Saber o que é valor venal do imóvel contribui para a compreensão de alguns trâmites judiciais, como processos de inventário, transferência de bens após compra e pagamentos de financiamentos.

Além disso, no ramo imobiliário, o valor venal também conta como fator de análise para calcular o valor de mercado de uma propriedade. Assim, os corretores de imóveis poderão saber qual é o preço mínimo de uma residência, por exemplo.

Diferença Entre Valor Venal E De Mercado

A diferença entre valor venal e valor de mercado está relacionada com a área construída. Enquanto um leva em consideração a metragem do terreno e outros fatores, o outro equivale ao total construído.

Diferentemente do valor venal, onde o maior peso é o terreno, ao vender ou comprar uma propriedade, sempre é levado em consideração o preço de mercado, que inclui fatores como área construída, localização e infraestrutura dos arredores.

Ainda assim, ao realizar uma compra ou venda, é sempre bom fazer uma consulta ao valor venal para ter uma melhor noção do quanto será pago anualmente de IPTU e de ITBI na conclusão da transação, por exemplo.

Como É Calculado O Valor Venal De Um Imóvel

De modo geral, a fórmula do valor venal leva em consideração itens como a idade da construção, suas características físicas e seu fim — residencial ou comercial. O bairro no qual o empreendimento se localiza também afeta o cálculo, já que alguns bairros são mais valorizados do que outros.

Os órgãos municipais conseguem constatar quais regiões vão pagar impostos mais altos em detrimento de outras e, de forma geral, determinam que, quanto mais próxima da Região Central, maior será o IPTU a ser pago para a prefeitura.

Reunindo todas essas informações, é possível chegar na fórmula utilizada para o cálculo: V = A x VR x I x P x TR, sendo:

  • V = valor venal;
  • A = metragem da construção;
  • VR = valor unitário padrão residencial;
  • I = idade da propriedade, considerando a data de expedição do Habite-se;
  • P = posição da propriedade na rosa dos ventos,
  • TR = características do imóvel — nesse caso, cita-se também reformas que o bem sofreu ao longo dos anos.

Mas fique atento: mesmo a fórmula sendo padrão, o cálculo do valor venal de referência varia de acordo com cada município. Por esse motivo, imóveis de mesma metragem podem ter diferenças significativas no valor venal caso estejam situados em diferentes municípios, sejam eles urbanos ou rurais.

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: