Parque do Guacuri um Paraíso em Itupeva
Parque do Guacuri um Paraíso em Itupeva
Parque do Guacuri um Paraíso em Itupeva
Compartilhe:

O Parque do Guacuri, esse lugar fantástico que vocês estão assistindo as imagens, rico em fauna e flora, um lugar para relaxar, meditar e entender o significado da vida.

O Labirinto é um lugar idealizado para prática de meditação, o espaço margarida foi criado em homenagem a Margarida Maria Loloian Alves, que permaneceu na administração do Parque por quase 20 anos, além disso foi uma grande artesã, que inclusive a casa do artesão de Itupeva também carrega o seu nome...

Hoje vou falar um pouquinho sobre o  bairro do Guacuri em Itupeva, mais particularmente, sobre o Parque do Guacuri.

O Guacuri é composto por chácaras à partir de 5.000 m² e tem como rua principal a Isaac de Mesquita Junior.

A área pertencia à família do Sr. Isaac Mesquita, grande proprietário de fazendas, entre elas a São Simão, coube como herança a uma de suas filhas, que resolveu loteá-la em chácaras de 5.000 metros.

Decisão arrojada para a época, pois isso ocorreu entre 1954/1956, quando o local ainda era de difícil acesso, pouca gente possuía carro e as estradas eram simplesmente caminho de carroças.

Em uma área relativamente ampla com 4.763.753,00 m², incluindo o Parque e o Lago com 251.080 m².

O empreendimento deu certo e em 1961, o bairro começou ser povoado, principalmente por paulistanos que, fugindo da agitação da Capital, procuravam no interior um lugar tranquilo para seus fins de semana.

Hoje o Guacuri está quase totalmente formado, possui unidade básica de saúde, escola, praça de esportes, e o que pouca gente sabe um belíssimo parque. O Parque do Guacuri, esse lugar fantástico que vocês estão assistindo as imagens, rico em fauna e flora, um lugar para relaxar, meditar e entender o significado da vida.

O Labirinto é um lugar idealizado para prática de meditação, o espaço margarida foi criado em homenagem a Margarida Maria Loloian Alves, que permaneceu na administração do Parque por quase 20 anos, além disso foi uma grande artesã, que inclusive a casa do artesão de Itupeva também carrega o seu nome.

Um lugar que com certeza, vale a pena conhecer. Na atual administração está a simpatia da Denise Soares, que inclusive vou deixar abaixo o telefone, para quem desejar conhecer ou participar dos projetos do Parque.

Preservar é preciso! A natureza agradece!

O Parque é de todos

Mas apesar de todas essas conquistas e realizações, ainda existem proprietários das Chácaras do Guacuri que desconhecem ou não entendem que possuem “uma fração ideal” desse pequeno paraíso e que o Parque é de responsabilidade de todos.

O Parque Guacuri juridicamente é uma co-propriedade, um condomínio de fato, mantido por uma pequena mensalidade que tem possibilitado manter a área comum preservada, evitando ocupação ilegal e depreciação do bairro.

A área é considerada por ecologistas um dos espaços privados verdes mais importantes de Itupeva.

O Parque Guacuri abriga mais de 70 espécies de pássaros, além de espécies originárias da Mata Atlântica. Espaço inclusive onde empresas efetuaram plantios para compensações ambientais de áreas desmatadas.

História e Preservação

As Chácaras do Guacuri, por seu baixo adensamento popular em função do tamanho dos lotes, tem aumentado há mais de seis décadas a cobertura vegetal da região.

No passado, pastos e plantações de café faziam a paisagem.

Hoje, temos vegetação de Mata Atlântica replantada e em regeneração no interior de várias propriedades, mantendo a biodiversidade da fauna e da flora.

Em consequência disso, várias nascentes foram preservadas e recuperadas, assoreamentos controlados e toda a região tem sido beneficiada com a qualidade do ar, da proteção e manutenção do manancial hídrico, uma vez que o município depende também dessa água para seu abastecimento.

Mais que sexagenários, o bairro e o Parque Guacuri têm seus moradores que vem tentando honrar o presente lhes dado pela natureza, cuidando dos espaços com dedicação, responsabilidade e carinho, transformando uma área de capim em um lindo parque particular.

Denise - Parque do Guacuri Itupeva - Tel. (11) 4593-2001

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: