11 Parques em Jundiaí Para Você Programar Seu Final de Semana
11 Parques em Jundiaí Para Você Programar Seu Final de Semana
Compartilhe:

Selecionei 11 parques em Jundiaí para você programar o final de semana!!! Confira as opções

PARQUE BOTÂNICO ELOY CHAVES

Parque Botânico Eloy Chaves, no bairro Eloy Chaves, tem 41 mil m² de área verde preservada e abriga a primeira academia ao ar livre da cidade.

Além de totalmente gratuito, o local reúne 21 equipamentos de ginástica, sendo dois destinados aos portadores de mobilidade reduzida, com mais de 40 possibilidades de exercícios.

Construído no entorno de um grande lago, está entre as principais atrações de lazer da cidade.

Os visitantes ainda têm à disposição dois mil m² de pista de caminhada, quadra de areia para vôlei, playground e quatro pontes feitas em madeira que, além de facilitar a circulação dos usuários, integra os vários ambientes do espaço.

Endereço: Avenida Benedito Castilho de Andrade, 1000, Eloy Chaves
Telefone: (11) 4582-6194
Horário de funcionamento: diariamente, das 6h às 18h

JARDIM BOTÂNICO

Jardim Botânico de Jundiaí Valmor de Souza (JBJ) – SP foi inaugurado em 29 de dezembro de 2004, com uma área de 150.000 m², surgiu como uma proposta de recuperação de uma área pública com longo histórico de degradação. Esta área se encontrava abandonada com infestação de gramíneas exóticas, lixos e entulhos. Historicamente esta área sofreu processos antrópicos que aceleraram sua degradação ao longo das décadas. Entre estes processos destacaram-se as atividades de extrativismo mineral, deposição de resíduos e sucessivos incêndios que modificaram a vegetação natural e causaram danos na vegetação que resistiu.

A proposta inicial de recuperação da área visava apenas à implantação de um grande jardim para enriquecer e reabilitar o espaço, disponibilizando uma nova área verde de lazer para o município de Jundiaí, mas após discussão técnica com a apresentação da proposta de um Jardim Botânico, esta foi aceita pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos que iniciou sua a construção imediatamente.

Inicialmente o projeto do Jardim Botânico teve como alvo o paisagismo e a criação de coleções temáticas. Toda a área do atual Jardim Botânico foi revitalizada. Foram criadas estruturas para atendimento ao público, para exposição e reprodução de plantas, trilhas para caminhadas, cascatas, lagos artificiais, jardins temáticos e foi iniciada a implantação de coleções botânicas. Os Jardins temáticos foram criados em homenagem as diferentes e principais etnias, que por meio de seus imigrantes, contribuíram para formação e desenvolvimento do município. Atualmente o Jardim Botânico conta com um Jardim Japonês, um Jardim Italiano e o Espaço África implantados.
Além das estruturas citadas foi inaugurada no ano de 2011 uma pista para Caminhada e uma Ciclovia com oito quilômetros de extensão que corta o jardim e interliga o Jardim Botânico ao Parque da Cidade, uma outra área verde de aproximadamente 500.000 metros quadrados que circunda toda a represa de captação e armazenamento de água para o município, ambas proporcionam ao município uma experiência de exercício ao ar livre em área segura e livre de poluição e transito.

No ano de 2012, a fim de atender a resolução n° 339/2003 do Conselho Nacional do Meio Ambiente que estabelece diretrizes sobre o enquadramento dos Jardins Botânicos no Brasil, a administração do Jardim Botânico de Jundiaí iniciou uma série de atividades previstas nesta resolução. Definiu-se a composição de uma equipe técnica para iniciar atividades de pesquisa, conservação e educação ambiental e iniciou-se o desenvolvimento de atividades de coleta de sementes, produção de mudas, curadoria de coleções botânicas científicas e pesquisas em botânica e ecologia. No mesmo ano foi publicado o decreto municipal do regimento interno do Jardim Botânico de Jundiaí, um pré-requisito para que o jardim pudesse solicitar o registro e enquadramento junto ao Ministério do Meio Ambiente.

Em fevereiro de 2013 foi encaminhada ao Sistema Nacional de Registro de Jardins Botânicos a solicitação de registro e enquadramento na Categoria C da Resolução CONAMA 339/2003, um ano após o Jardim recebeu o certificado de enquadramento provisório nesta categoria, com a ressalva de no prazo de um ano reencaminhar o processo com a alteração dos quesitos que não foram contemplados. No ano de 2015 iniciou-se o processo novamente com a compilação de dados e informações para atender todos os quesitos necessários para o registro e enquadramento na Categoria “B”. E no dia nove de julho de 2015 o Jardim Botânico de Jundiaí recebeu o parecer favorável da Comissão Nacional de Jardins Botânicos com o registro e enquadramento na Categoria “B”.

No ano de 2016 foi iniciada a confecção da Política de Coleções de Plantas Vivas do Jardim Botânico de Jundiaí, este documento tem o objetivo agir como ferramenta prática para auxiliar na gestão e no manejo de coleções, onde são apresentadas as principais diretrizes para tomadas de decisões, assim como metas e propósitos ao gerenciar coleções de plantas vivas. Sua finalidade é atuar como instrumento na promoção da conservação genética de populações da flora através da manutenção de um banco de germoplasma e da reprodução ex-situ de espécies nativas dos domínios Mata Atlântica e Cerrado brasileiros, incluindo suas formações e ecossistemas associados.

Portarias

Av. Navarro de Andrade, 120
Av. Antonio Frederico Ozanan, 6400
como chegar de ônibus

Telefones

(11) 4523-1012
(11) 4582-2468

Horário de Funcionamento

De segunda a domingo,
das 8h às 18h

ENTRADA GRATUITA

https://jardimbotanico.jundiai.sp.gov.br/

 

Parque Ecológico Morada das Vinhas José Roberto Mota ‘Barroca’

Parque Ecológico Morada das Vinhas José Roberto Mota ‘Barroca’, um local onde antes havia um ponto ilegal de descarte de entulho, possui uma pista de caminhada, de 800 metros feita com material reciclado no Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Geresol). A calçada da área externa também.

Também é possível levar animais de estimação para passear dentro do local, pelo programa Vamos Juntos ao Parque.

O local conta também com academia ao ar livre; equipamento adaptado para pessoas com deficiência; playground com brinquedo adaptado para criança com deficiência; casa de escoteiro para um grupo que se instalará no local; horta com plantas medicinais; campo de malha; espaço para leitura; deck panorâmico; ponte de madeira suspensa; exposição permanente de grafite.

Parque Ecológico Morada das Vinhas José Roberto Mota ‘Barroca’ fica na Avenida Uva Niagara, sem nº, e funciona de segunda a domingo, das 6h às 18h.

 

CECE Dr. Nicolino de Luca – Bolão

COMPLEXO EDUCACIONAL, CULTURAL E ESPORTIVO DR. NICOLINO DE LUCA – BOLÃO
Rua: Rodrigo Soares de Oliveira, s/nº – Anhangabaú – (11) 4521-6848 / 4521-8887
Cep: 13.208-120 – Jundiaí – SP

  • Horários de funcionamento:
    Durante a semana – 06h00 às 22h00
    Sábado e domingo – 06h00 às 18h00
    Feriados – 06h00 às 18h00

 

Parque Botânico Tulipas Professor Aziz Ab’Saber

Com área de 125 mil m², o Parque Botânico Tulipas tem academia, quadra poliesportiva, quadras de areia, playground, 2 km de ciclovias, 3 km para caminhadas, cinco cachoeiras, cinco lagoas, dez pontes de madeira, 15 quiosques, biblioteca (para os usuários poderem fazer suas leituras junto à natureza), rede wi-fi gratuita, duas portarias e túnel de ligação entre duas áreas. O espaço é todo cercado.

Não é permitida a entrada de animais domésticos.

Endereço: Rua Congani Bocalão, 34, Jardim das Tulipas
Telefone: (11) 4581-6000
Horário de Funcionamento: diariamente, das 6h às 18h

 

O Parque da Cidade

Parque da Cidade, desenvolvido e construído pela DAE Jundiaí, empresa responsável por sua manutenção, foi inaugurado oficialmente no dia 21 de abril de 2004, e tornou-se um dos cartões postais de Jundiaí. É uma das atrações preferidas da população da cidade e região para aproveitar os finais de semana e feriados.

Em média, o Parque da Cidade recebe 500 pessoas durante a semana. Aos finais de semana e feriados este número aumenta para aproximadamente 5 mil.

O espaço de 500 mil metros conta com atrações para toda a família e surpreende por suas belezas naturais. Mas mais do que oferecer lazer e qualidade de vida à população, foi construído para evitar a ocupação irregular no entorno da represa que abastece o município de Jundiaí.

Endereço
Rodovia João Cereser, km 66, Pinheirinho, Jundiaí

Transporte público
Linha 578 (Terminal Hortolândia – Jundiaí-Mirim)

Estacionamento
500 vagas

https://parquedacidade.jundiai.sp.gov.br/

 

Parque Comendador Antônio Carbonari – Parque da Uva

Parque da Uva é conhecido pela realização de grandes eventos, como a Festa da Uva, a Feira da Amizade, shows, apresentações culturais, entre outros. Inaugurado em 1953 e reestruturado em 2004, o local conta com internet wi-fi gratuita para seus visitantes, espaços arborizados, estacionamento gratuito e aparelhos de ginástica ao ar livre.

Endereço: Avenida Jundiaí, s/nº, Anhangabaú

Telefone: (11) 4521-6837
Horário de funcionamento: diariamente, das 7h às 18h

 

Parque do Engordadouro Ângelo Costa

O Parque do Engordadouro fica na avenida André Costa, 1595

Com uma área de lazer de quase 173.000 m², o Parque do Engordadouro “Ângelo Costa” foi construído como contrapartida de empreendimentos imobiliários privados, por meio do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV).

A área do lazer do Engordadouro está adaptada, inclusive, com bebedouros “pets”, para receber os bichinhos de estimação com coleira por meio do projeto-piloto “Vamos Juntos ao Parque”. Lagos, praias, mirantes, quiosques de sapê, academia ao ar livre, parque infantil, paraciclos, quadras poliesportiva e de areia, além de piso tátil para a acessibilidade de deficientes visuais formam o complexo “Ângelo Costa”.

O parque ainda é muito bem sinalizado. Foram instalados placas e totens, com setas, tipografias e cores diferenciadas, que permitem ao usuário saber a distância e a direção de um ponto ao outro.

Parque vai funcionar de segunda a segunda, das 6h às 18h

São ao menos 3,8 mil metros de trilhas em concreto, que inclui pistas de caminhada e ciclovias, além de outros 2 mil metros de trilhas em pedrisco.

O Parque do Engordadouro fica na avenida André Costa, 1595, com acesso pelo bairro Morada das Vinhas ou também pela avenida Pedro Clarismundo Fornari, e funciona diariametne, das 6h às 18h.

 

Parque Jardim do Lago Antônio Garcia Machado

Parque do Jardim do Lago foi inaugurado em 2015 e conta com área de lazer com duas quadras poliesportivas, dois playgrounds, duas academias ao ar livre, pista de skate, circuito de slackline, pista de caminhada com cerca de dois quilômetros, dois vestiários e duas guaritas com o Programa Parque Seguro, com monitoramento 24 horas.

Endereço: O Parque do Jardim do Lago fica ao lado da Paróquia Nossa Senhora do Montenegro, entre as rua José Pedro de Oliveira e Avenida dos Expedicionários.

Horário de funcionamento: diariamente, das 6h às 18h

 

Bosque do Jardim Copacabana

O bosque conta com academia ao ar livre, pista de caminhada com 870 metros, playground, dois mirantes de contemplação, dois banheiros com acessibilidade e portarias 24 horas, além de ser um dos locais contemplados com o programa Parque Seguro.

A área é toda cercada, iluminada e conta ainda com paisagismo.

Pista de caminhada tem 870 metros

Endereço: Rua José Tonelli, s/nº, Jardim Copacabana
Horário de funcionamento: diariamente, das 6h às 18h.

 

Parque do Trabalhador – Corrupira

Parque do Trabalhador, também conhecido como Parque do Corrupira, localizado no bairro de mesmo nome, oferece lazer a toda a família.

Possui dezenas de quiosques, cada qual com sua churrasqueira, uma área para eventos onde se realizam espetáculos populares, trenzinho, sistema de som, áreas para piqueniques, além de amplo estacionamento para carros.

O parque foi inaugurado em 7 de outubro de 1979 e reformado em 2000.

Ocupa área de 225 mil m², sendo 140 mil m² de mata nativa, considerado atualmente reserva biológica.

As crianças até 12 anos podem se divertir nos parquinhos.

trenzinho funciona de quinta, sexta e sábados, das 15h às 16h. E aos domingos, 13h30 às 16h.

Proibido entrar com animais, bicicletas, patins ou patinetes ou soltar pipa.

Endereço: Avenida Nicola Acieri, 1900, Bairro Corrupira
Telefone: (11) 4582-0721
Horário de funcionamento: de quinta-feira a domingo, das 8h às 17h

 

 

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: