Qual a diferença entre Varanda, Terraço e Sacada?
Compartilhe:

Qual a diferença entre Varanda, Terraço e Sacada? Entenda agora...

A varanda, afinal, é a área que fica na frente de uma casa térrea, coberta por uma extensão do telhado. É apoiada no chão, via de regra.

Os apartamentos propagandeados com varandas gourmet, na verdade, têm sacadas com churrasqueira. O nome é só uma sacada de publicidade (ha!), já que “varanda” soa mais amplo e espaçoso. "Isso é usado para que a pessoa tenha a sensação de não estar em um apartamento, e sim em uma casa, com mais área aberta", disse Sérgio Ricardo Lessa Ortiz, coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Belas Artes.

Sacada, por sua vez, é uma estrutura que fica pendurada, sem pilares ou outras formas de sustentação além da conexão com o edifício (no jargão arquitetônico, diz-se que estão "em balanço"). Elas vêm do período colonial, e antigamente eram chamadas de balcões. Apartamentos, portanto, têm sempre sacadas.

Vale dizer que as tais varandas não entram como área construída para erguer um novo prédio. É por isso que muitos empreendimentos fazem apartamentos com sacadas enormes: como a área oficial do apartamento é, para a prefeitura, menor, é possível construir mais andares – mesmo em uma área onde a verticalização é mais controlada.

O terraço, por sua vez, se tornou popular no movimento modernista, e corresponde à área que fica em cima da construção. A piscina na cobertura de um prédio luxuoso é um terraço – mas, se a edificação não for esse luxo todo, pode chamar de “laje” mesmo (coloque uma churrasqueira lá, de preferência).
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: