Como Combinar as Cores na Decoração
Como Combinar as Cores na Decoração
Compartilhe:

Mais que ter uma decoração que embeleze e diferencie um ambiente, a combinação de cores é fundamental para que haja uma harmonia entre os espaços e as pessoas que os frequentam.

Mais que ter uma decoração que embeleze e diferencie um ambiente, a combinação de cores é fundamental para que haja uma harmonia entre os espaços e as pessoas que os frequentam.

Pelos efeitos visuais que móveis, objetos, portas e paredes produzem em uma pessoa, dá para percebermos que os estudos sobre as cores ou a combinação delas, comprovam que os seres humanos sentem bem estar em um ambiente que lhes agrade aos olhos.

A grande questão sobre as cores para decorar os ambientes está exatamente no entendimento sobre elas. Nem sempre as pessoas estão acostumadas com este assunto e como há um universo vasto, podem se sentir perdidas e acabarem escolhendo as cores erradas para os seus projetos. Saber, pelo menos, o básico no âmbito das cores, permite-nos a consciência das relações ente os nossos desejos e sentimentos. Dessa forma, não basta entregar esta tarefa para um designer de interiores ou para um arquiteto.

Mesmo que o profissionalismo deles seja incontestável, é importante que os seus sentimentos e desejos, bem como os de sua família, sejam levados em conta no momento de montar o seu projeto. Por isso, conhecer sobre as cores lhe trará mais segurança na hora de ter que escolher.

As cores e a combinação delas são sempre levadas em conta principalmente, pelas agências de marketing, pois as escolhas feitas para as campanhas publicitárias possuem propósitos distintos, dependendo do objetivo que a empresa quer passar para o cliente.

O Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos, da Universidade Federal de Goiás, divulgou um guia emocional das cores que nos permite fazer analogias entre diversas empresas e as cores utilizadas por elas. Lá, há conceitos que retratam exatamente o que cada cor passa ao ser observada e vamos utilizar isso para darmos exemplos de como nossas decorações podem ter a nossa “cara” para que o ambiente seja agradável aos olhos de quem passa por ele.

Amarelo: incontestavelmente, é uma cor que nos remete a algo alegre, que passa energia. Embora ainda seja uma cor que desagrade a muitos, tem estado cada vez mais presente em projetos de profissionais renomados. Sem dúvida, ela pode realçar as outras cores estando em espaços considerados diferentes do ambiente.

Azul: a cor azul está entre as preferências de mulheres e homens. Segurança, força, confiabilidade, profissionalismo, integridade, paz e estabilidade são algumas das características atribuídas a ela. Imagine um ambiente com detalhes, móveis ou até mesmo, paredes em azul? As combinações são múltiplas e fantásticas.

Verde: O verde é a cor do crescimento, da fertilidade. Ela energiza e tranquiliza os ambientes e pode ser usada de várias formas em casas, consultórios e hospitais.

Branco: quando não se sabe bem qual cor deve-se usar em uma decoração, a cor branca é uma espécie de porto seguro, pois não há tempo específico para ela. É capaz de transmitir elegância, leveza, paz, tranquilidade, limpeza, ou seja, combina com tudo. É clássica, amplia os espaços, dá luminosidade, capta pouco calor, enfim, são muitos os atributos.

Vermelho: é uma cor que traz vivacidade, coragem, vibração e entusiasmo. É a cor da paixão, do fogo. É preciso um pouco de cuidado ao utilizá-la, por isso, muitos têm medo dela. Quando usada com harmonia traz excelentes resultados.

Violeta: a cor violeta é muito utilizada por quem gosta do equilíbrio entre a espiritualidade e a matéria, pois é uma cor que possui um ar de mistério. Nos ambientes, principalmente no quarto e na sala de estar, combinada com o dourado, traz a sensação de um lugar luxuoso.

Laranja: A cor laranja está ligada à alegria, ao entusiasmo, à criatividade, ao sucesso etc. A base dela é a combinação do vermelho com o amarelo. É por isso que ela dá a sensação de calor sem a mesma intensidade do vermelho, além disso, propicia enxergar o lado positivo da vida.

No mundo das cores, é importante perceber que os recursos são inúmeros para a decoração. Observar os detalhes de cadeiras, mesas, cortinas, objetos de decoração, balcões, aparadores, baús, cabeceiras, cômodas, poltronas, bistrôs, chaises, puffs, sofás, racks etc, já pode ser a garantia de tornar o seu ambiente impecável visualmente que por sua vez, traz o bem estar desejado.

E aí, quais são os tipos de cores que você quer para o seu cantinho? Deixe seu comentário!

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: