Jundiai - Itupeva

Conheça Itupeva - SP

Itupeva está situada entre as principais metrópoles do estado, Campinas e São Paulo (Capital). O municipio oferece características preservadas do interior com qualidade de vida, segurança, educação e além disso é possível morar bem com menores investimentos.

Quer viver bem e com qualidade de vida?

Atendimento Exclusivo

"Mudar é fazer escolhas!" Se você já sabe o que quer, eu sei o que te oferecer! Quer vender ou compar imóvel? Tel: (11) 99939-2431

Como Combinar as Cores na Decoração da Sua Casa

Como Combinar as Cores na Decoração da Sua Casa

O uso de cores é um procedimento que embeleza e harmoniza ambientes. Refletindo estilos diversificados, elas atraem as energias certas dependendo de como são escolhidas e utilizadas.

Essa relação terapêutica é conhecida como cromoterapia, em que as cores apresentam diferentes vibrações energéticas e se propagam no ambiente, atuando em órgãos do corpo humano, restabelecendo qualidades importantes para a vida das pessoas.

Além disso, elas também alteram as percepções dos espaços, um mesmo objeto ou ambiente ganha diferentes dimensões e sensações quando pintado com cores diferentes. Considerando esses aspectos, abaixo seguem dicas para a realização de uma boa escolha de cores para a decoração de interiores.

O poder das cores na decoração da sua casa

Não existem percepções padronizadas, cada contexto determina diferentes teorias e simbologias sobre cores. A experiência e as preferências são muito importantes durante o processo de escolha, isso porque não existem regras absolutas, mas sugestões para boas decorações.

Amarelo na decoração da casa

Proveniente da luz, o amarelo incentiva a comunicação, estimula o intelecto e abre o apetite, sendo indicado para ambientes escuros em conjunto com uma boa iluminação. Tons claros são neutros e tons fortes demandam cuidados para que os estímulos não sejam exageradamente provocados, resultando em sensações de confusão e atritos. A designer de interiores Jaqueline Watanabe também o recomenda para áreas de lazer e convivência.

Tons de azul na decoração de ambientes

Associado ao elemento água, o azul incentiva as pessoas à meditação e interiorização, isso porque diminui a frequência cardíaca e respiratória, sendo indicado para ambientes que busquem a transmissão de calma, tranquilidade e privacidade. “Recomendado para dormitórios, espaços de relaxamento e ambientes de estudo”. Quanto aos cuidados em relação a sua aplicação, seu excesso provoca sono, tristeza e angústia.

O branco na composição da decoração

Muito utilizado, o branco é associado à paz, calma e limpeza, sendo considerado como uma tonalidade neutra. Sua aplicação é indicada para os mais variados ambientes, entretanto, demanda combinação com outras cores porque “em excesso pode criar uma atmosfera impessoal”. Quadros e móveis coloridos são ótimos para a quebra dessa monotonia.

Tons de laranja no ambiente

O laranja é ligado ao intelecto e à coragem, em doses certas estimula a criatividade, os sentidos e a comunicação. Ele é indicado para ambientes em que se deseja comunicação e diálogo, como salas de visita, de jantar e cozinha, assim como em escritórios de empresas, estimulando a criatividade. Seu excesso provoca conversas em demasia e desentendimentos, não sendo indicado para dormitórios por ser uma cor bastante estimulante.

Cômodos de casa tomados pelo lavanda

O lavanda é uma mistura de azul com roxo que transmite calma, contemplação, silêncio e espiritualidade. Sua aplicação minimiza atividades elevadas e situações estressantes por meio da criação de espaços espirituais especiais. Indicado para dormitórios, espaços de meditação e não recomendados para escritórios ou áreas de trabalho, pois o lavanda tem propriedades que acalmam, não que energizam.

Lilás/violeta na decoração de casas

As cores violeta e lilás trazem paz de espírito, sossego e tranquilidade. Em tons mais rosados incentivam o romance e em tons mais azulados estimulam a espiritualidade. As tonalidades são indicadas para ambientes que demandam purificação de energias, como espaços de saúde e dormitórios, transformando as negativas em positivas e acalmando a mente e o coração. Seu uso é moderado para que não provoque ansiedade e depressão.

Preto na composição da decoração

O preto é geralmente relacionado a masculinidade, sofisticação e formalidade, demandando cuidados para que não seja aplicado em excesso nos ambientes. Charmoso e elegante, seu uso deve ser ponderado e combinado com outras cores, isso porque quando predomina transmite sensações negativas como angústia, depressão, escuridão e tristeza.

Tons de rosa em casa

Em tons claros ou escuros, o rosa se relaciona com a ternura, afeto, romance e feminilidade, comenta Jaqueline. Como suas combinações são variadas, a tonalidade fica bem em vários ambientes, sendo muito utilizado em quartos de meninas e até mesmo de casais.

A cor roxa na decoração de ambientes

Alternando entre o exótico e o erótico, o roxo destaca-se com atribuições relacionadas a introspecção e espiritualidade. Considerado como uma tonalidade forte e marcante, sua aplicação é mais indicada para detalhes, pois em porções maiores (como paredes inteiras de ambientes) remete vulgaridade.

Tons de salmão nos cômodos da casa

O salmão resulta de uma combinação de cores que se apresenta como um rosa claro alaranjado. Suas atribuições são relaxantes e harmoniosas, sendo recomendado para espaços delicados, de destaque e que busquem o incentivo à comunicação.

Turquesa na decoração de casas

O turquesa combina a serenidade do azul com a refrescância e os aspectos revigorantes do verde, originando uma tonalidade contemplativa. Suas atribuições reconfortantes são indicadas para ambientes que permitem movimentação e que estimulam o crescimento.

Tons de verde nos ambientes

O verde é associado a elementos orgânicos como flores, plantas e madeira. Símbolo de vida, crescimento, esperança e satisfação, estimula a saúde e o bem estar das pessoas. Refrescante, em tons claros é indicado para ambientes que busquem calmaria e os tons mais fortes elevam a energia, entretanto, seu uso excessivo também provoca sensação de opressão. A designer de interiores Jaqueline Watanabe recomenda o verde para áreas de espera e reunião.

A cor vermelha na decoração da casa

O vermelho é excitante e “normalmente relacionado a energia, comunicação, apetite e agressividade”. Ele também estimula as áreas de relacionamento afetivo, autoestima, sucesso e prosperidade. A designer de interiores o recomenda para espaços de alimentação rápida, como sala de jantar e cozinha. Usado com bom senso, o vermelho é indicado para quarto de casal, ativando a sexualidade, o amor e a paixão. Seu excesso provoca atritos, agitação, nervosismo e preocupação.

A iluminação como auxiliar

A iluminação altera a aparência das cores. No caso da luz natural, ela é mais alaranjada no período da tarde e isso acrescenta a tonalidade sobre os materiais sobre os quais ela incide. Além de modificar nossa percepção das cores, “a iluminação pode provocar a ilusão de que os espaços são maiores ou menores do que a realidade”.

Ambientes em que predominam cores que absorvem bastante luz, como o preto, exigem iluminação mais intensa do que os com superfícies em cores mais claras. “Um lustre com foco voltado para o teto em tonalidade clara transmite a sensação de que o ambiente é mais alto, enquanto o foco para o piso diminui ilusoriamente a altura de um pé direito muito alto e assim, deixa o local mais aconchegante”, recomenda a designer de interiores.

Uma nova tendência também tem permitido a troca de cores dos ambientes através da tecnologia LED, que combina dinamismo e sustentabilidade para aplicação de efeitos cromáticos nos mais variados espaços. Nesse caso, a atenção se volta para as escalas RGB (cores aditivas) no momento de escolha entre lâmpadas em tonalidades mais frias ou mais quentes.

O que se observa é que o critério para a escolha de cores dos ambientes é bastante relativo, envolvendo preferências e até mesmo a avaliação de situações diversas. A indústria de tintas tem oferecido cada vez mais produtos para aplicações, acabamentos e texturas, restando aos clientes a definição dos atributos que desejam presentes em seus espaços de vivência.

Compartilhar:

Comentários

  1. Elis Salles

    Jundiaí- Itupeva

    Há 15 anos especialista no Mercado Imobiliário em Itupeva e Vetor Oeste de Jundiaí e Consultora para Imobiliárias.

    "Se você já sabe o que quer, eu sei o que te oferecer. O melhor!"

    Trabalho somente com imóveis sob encomenda e com horário agendado. Para Vender, Comprar seu Imóvel ou agendar uma consultoria (11) 99939-2431

Deixe seu Comentário

Curso Decore Fácil

  • Curso Como Aplicar Papel de Parede - Decoração
  • Quer ter uma nova profissão, uma renda extra ou redecorar sua casa? Aprenda neste curso todas as técnicas para aplicar Papel de Parede. SAIBA MAIS

Curso Decora Fácil

  • Curso Decora Fácil com Fábio Basso - Programa É de Casa
  • Aprenda com Fábio Basso, apresentador das dicas de Decoração da Rede Globo no programa É De Casa, Decora Fácil é pra quem está cansado de ter prejuízo em reformas, tem vontade de dar aquela melhorada nos ambientes em casa, mas não quer arriscar mais. SAIBA MAIS
Gran Ville São Venâncio

"Terrenos em Itupeva"

Morar no Condomínio Fechado GRAN VILLE SÃO VENÂNCIO é um sonho! Clube completo, próximo ao Centro de Itupeva, a menos de 1 hora da Capital SP e o melhor você pode adquirir com pequena ENTRADA e SALDO PARCELADO diretamente com o incorporador. Quer sabe mais?

Atendimento Exclusivo

Se você já sabe o que quer, eu sei o que te oferecer! Agendamento: (11) 99939-2431