Conheça as Cataratas do Iguaçu
Conheça as Cataratas do Iguaçu
Compartilhe:

Você já deve ter ouvido muitas histórias de lendas e folclores brasileiros durante sua infância, ou até mesmo ter contado para alguém uma dessas histórias misteriosas que existem pelo Brasil. Mas você já ouviu falar da lenda das Cataratas? É uma história de amor que aconteceu há muito tempo, antes mesmo das Cataratas se formarem…

HISTÓRIA DAS CARATARAS DO IGUAÇU

No dia 31 de janeiro de 1542, o navegador espanhol Alvar Núñez Cabeza de Vaca descobriu acidentalmente as cataratas do Iguaçu descendo o rio em uma canoa, quando procurava um caminho alternativo para chegar a Assunção, capital do Paraguai.

As cataratas do Iguaçu estão localizadas entre o Parque Nacional do Iguaçu, no estado do Paraná e o Parque Nacional Iguazú, Misiones, Argentina (ambos são considerados Patrimônio da Humanidade). O parque do lado argentino foi criado em 1934, cinco anos depois foi a vez da criação do parque brasileiro. Seu nome tem origem no idioma guarani e significa água grande.

As cataratas estão formadas por um conjunto de 275 saltos de até 80m de altura, alimentados pela torrente do rio Iguaçu. É preciso lembrar que o número de saltos é variável, dependendo da vazão do rio (tal número varia de 150 a 300). Os saltos estão dispostos em um formato que lembra o de uma ferradura, a extensão total desta ”ferradura” é de 2700m (1900m na Argentina e 800m no Brasil). Dentre os saltos mais belos está a Garganta do Diabo (situado em território argentino), cuja altura é de 80m.

Esta formação geológica que data de 150 milhões de anos possui 19 grandes saltos, sendo que três deles estão em solo brasileiro (Benjamin Constant, Floriano e Deodoro), isto faz com que o melhor lado para observar as belezas da região seja o lado brasileiro, visto que o maior número dos maiores saltos está em território argentino.

Hoje, o Parque Nacional do Iguaçu é um dos lugares mais belos do mundo e recebe a visita de aproximadamente dois milhões de pessoas por ano, vindas de todos os lugares do Brasil e do exterior. O parque tem toda a estrutura necessária para receber os turistas (postos de atendimento médico, sanitários adequados, bares, ecoturismo, passarelas para caminhar entre os saltos e navegação do rio Iguaçu, feita com barcos infláveis).

Acima das cataratas, o rio Iguaçu mede 1200 m de largura, depois de percorrer 1320 km, no sentido leste-oeste. A vazão média do rio é de1500m³/s, sendo que durante a época de seca este número chega a 300m³/s e, durante as cheias, chega a 6500m³/s.

A LENDA DAS CATARATAS DO IGUAÇU

Você já deve ter ouvido muitas histórias de lendas e folclores brasileiros durante sua infância, ou até mesmo ter contado para alguém uma dessas histórias misteriosas que existem pelo Brasil. Mas você já ouviu falar da lenda das Cataratas? É uma história de amor que aconteceu há muito tempo, antes mesmo das Cataratas se formarem…

Os índios caingangues, que habitavam as margens do rio Iguaçu, acreditavam que o mundo era governado por Mboi — um deus com forma de serpente e filho de Tupã. Igobi, o cacique da tribo, tinha uma filha, Naipi, tão bonita que as águas dos rios paravam quando a jovem índia nele se mirava. Devido à sua beleza, Naipi seria consagrada ao deus Mboi, passando a viver somente para seu culto.

Havia, porém, entre os caingangues, um jovem guerreiro chamado Tarobá, que se apaixonou ao ver Naipi. No dia da festa de consagração da jovem índia, enquanto o pajé e os caciques bebiam cauim (bebida feita de milho fermentado) e os guerreiros dançavam, Tarobá fugiu com a linda Naipi numa canoa que seguiu rio abaixo, arrastada pela correnteza.

Ao saber da fuga de Naipi e Tarobá, Mboi ficou furioso. Penetrou as entranhas da terra, retorcendo o seu corpo e produzindo uma enorme fenda que formou as cataratas. Envolvidos pelas águas dessa imensa cachoeira, a piroga (embarcação indígena a remo) e os fugitivos caíram de uma grande altura desaparecendo para sempre.

Naipi foi transformada em uma das rochas centrais das cataratas, perpetuamente fustigada pelas águas revoltas. Tarobá foi convertido em uma palmeira situada à beira de um abismo, inclinada sobre a garganta do rio. Debaixo dessa palmeira acha-se a entrada de uma gruta onde o monstro vingativo vigia eternamente as duas vítimas.

E aí, quer ver as cataratas de pertinho e tirar sua própria conclusão do que contamos por aqui? 

No Marco das 3 Fronteiras a Lenda é contada através de uma peça de teatro, um espetáculo lindo e interessante.

10 CURIOSIDADES SOBRE O PARQUE NACIONAL E CATARATAS DO IGUAÇU

1- O Parque Nacional do Iguaçu tem ao todo 185 mil hectares, sendo hoje a maior área do Brasil destinada à preservação da mata atlântica.

2- O Parque Nacional do Iguaçu é a maior reserva de floresta pluvial subtropical do mundo.

3- O primeiro homem branco a ver as Cataratas do Iguaçu foi o desbravador espanhol Alvar Nuñes Cabeza de Vaca, no ano de 1542. Encantado com a beleza das águas, as batizou de “Cachoeiras de Santa Maria”.

4- Em 11 de novembro de 2011, as Cataratas do Iguaçu foram escolhidas como uma das Sete Maravilhas Naturais do mundo.

5- O #CataratasDay é um dia para conscientização da conservação do Parque Nacional do Iguaçu e toda região. Acontece sempre em 11 de novembro, no mesmo dia em que as Cataratas do Iguaçu foram escolhidas como uma das 7 Maravilhas da Natureza.

6- O Parque Nacional do Iguaçu é o parque nacional mais visitado no Brasil depois do Parque Nacional da Tijuca, onde está o Cristo Redentor. Recebe aproximadamente dois milhões de pessoas por ano!

7- As Cataratas do Iguaçu são formadas por 275 quedas d’água de até 80 metros de altura. Entretanto, o número das quedas é variável de 150 a 300, dependendo da vazão do rio.

8- As Cataratas têm o maior sistema de quedas d’água do mundo depois das Cataratas do Niágara.

9- No lado brasileiro, é possível visitar as cataratas pelo Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no Paraná. Já pelo lado argentino, onde se situa 80% das quedas d´água, a visitação se dá pela cidade de Puerto Iguazú, na província de Missiones.

10- O Rio Iguaçu nasce no Brasil, na serra do mar, estado do Paraná. Percorre muitos quilômetros de planície, pouco antes da sua foz, enfrenta um grande desnível, uma ruptura originada por uma falha geológica, esta fratura dá origem a um gigantesco sistema de quedas de água conhecido como as Cataratas do Iguaçu.

Curtiu saber mais desse destino fantástico? Agora você pode viajar para Foz já sabendo de algumas curiosidades interessantes sobre o destino.

 

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: