Como Organizar Ambientes com Metragens Ideais
Compartilhe:

O conforto e a beleza de um ambiente dependem de uma série de fatores tais como: estilo dos móveis, combinação de cores, modelo arquitetônico e decoração. A organização de tudo isso envolve a atenção nas metragens que precisam ser ideais para se chegar ao objetivo de ter um espaço agradável e funcional.

O conforto e a beleza de um ambiente dependem de uma série de fatores tais como: estilo dos móveis, combinação de cores, modelo arquitetônico e decoração. A organização de tudo isso envolve a atenção nas metragens que precisam ser ideais para se chegar ao objetivo de ter um espaço agradável e funcional.

Não basta ter vários móveis e tipos de decorações se eles não forem bem organizados, com espaçamentos que permitem o fluxo e o bem-estar das pessoas que habitam e/ou trabalham no imóvel. Por exemplo, uma TV de 55’ Full HD precisa de um espaço mínimo de 2,5m de distância entre o sofá e o aparelho. No caso de uma TV Ultra HD 4k, nesse mesmo espaçamento de 2,5m, cabe uma de 65’. Se sua sala possui uma metragem menor que isso, o ideal é adquirir uma TV com dimensões menores.

Já pensou na sensação de aconchego quando você está em um ambiente que tem tudo no lugar? Para se ter lugares bem planejados, quando não se sabe bem o que fazer, o ideal é ter a ajuda de especialistas em design de interiores ou arquitetura. Esses profissionais estão preparados para oferecerem as soluções necessárias para cada local, pois conhecem as regras que estipulam as medidas mínimas para cada ambiente.
A seguir daremos algumas dicas sobre as metragens mínimas para aproveitar bem os espaços e proporcionar funcionalidade e conforto.

Rack: há vários estilos desse móvel que serve para colocar TV, home theater, livros, quadros com apoios e vasos com folhagens e plantas. Para uma boa circulação, deve haver um espaço de 0,65 a 0,70 cm entre ele e a mesa de centro, no mínimo.
Caso o lugar não permita uma mesa de centro, a medida entre o rack e o sofá precisa obedecer a uma distância mínima que é calculada com base no tamanho da tela da TV. Abaixo, seguem algumas medidas para que você tenha uma base de cálculo: 32”: mínimo 1,20 m e máximo 2,40 m; 40”: mínimo 1,50 m e máximo 2,80 m; 50”: mínimo 1,90 m e máximo 3,80 m; 60”: mínimo 2,20 m e máximo 4,60 m.
Coloque 20 cm a mais ou a menos, nas distâncias mínimas e máximas, dependendo do tamanho da tv.

Mesa de centro: são diversos os itens que podem ser colocados em uma mesa de centro. Tudo depende do tamanho dela. Livro, vela, cesto, flores, lembranças de viagens, bandeja, escultura e vaso são ótimas opções. O importante é não esquecer que esse móvel precisa ficar a 0,70 cm de distância dos outros móveis.

Mesa de jantar: a medida ideal para que haja uma boa circulação ao redor da mesa de jantar, considerando as cadeiras, é de 1,20m. Em caso de haver espaço mais limitado, 0,90cm são suficientes, dependendo do estilo da cadeira.

Cama: a recomendação do espaçamento mínimo para que haja uma circulação confortável em torno da cama é de 0,60 cm. É necessário observar a abertura de portas e gavetas do guarda-roupa. Para esse caso, precisaremos aumentar o espaço de 0,20 a 0,30 cm. Um guarda-roupa com portas de correr é a opção na falta desse espaço. Os criados, a cômoda e o baú também devem ser considerados nessas metragens.

Para a área externa: geralmente, na área externa, os espaços são mais ampliados e, por isso, não há grandes dificuldades com as questões de metragens. Nesse caso, a altura do balcão que acompanha a churrasqueira deve ser levada em conta e precisa ter 1,10 m. Com isso, aquelas banquetas que servem para bistrôs também, devem ter entre 0,73 e 0,78 cm de altura entre o assento e o pé.
Depois disso, agora é observar o seu ambiente, planejar os detalhes, executar e desfrutar de bons momentos de suas convivências.

 

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: