Itupeva está bem posicionado em pesquisa de percepção do turismo no estado de SP
Compartilhe:

Itupeva figura entre os 7 primeiros colocados da Pesquisa de Percepção do Turismo nos Municípios do Estado de São Paulo

O Governo do Estado anunciou, nesta semana, o resultado da Pesquisa de Percepção do Turismo nos Municípios do Estado de São Paulo e Itupeva ficou entre os 7 primeiros colocados que conseguiram atingir a meta, de um total de 183 municípios.

O desempenho alcançado foi destacado pela secretária municipal de Agricultura, Cultura e Turismo, Valdirene Pavan. “É com muita alegria e grande satisfação que, por meio da gestão do prefeito Marcão Marchi, do vice-prefeito e secretário de Governo, Alexandre Mustafa, e da Secretaria de Turismo da cidade de Itupeva, recebemos o resultado da pesquisa. Somos gratos às respostas que foram enviadas, bem como o compartilhamento feito por todos aqueles que colaboraram com a pesquisa, que tem o intuito de impulsionar o turismo local e garantir maior visibilidade a nossa cidade.”

A Pesquisa de Percepção do Turismo nos Municípios é a primeira do gênero desenvolvida e conduzida pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET) da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo (SETUR SP), com a colaboração das Secretarias de Turismo, Órgãos Municipais de Gestão do Turismo e Prefeituras das 70 Estâncias Turísticas e 140 Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo e apoio dos Conselhos Municipais de Turismo, Interlocutores Regionais, Trade Turístico e Imprensa.

Essa pesquisa fornece uma base sólida para as Secretarias de Turismo, estadual e municipais, medirem e monitorarem a satisfação local com o turismo e as percepções de algumas questões específicas, como: o turismo é bom para o município;  o turismo é bom para a população; o turismo beneficia a economia do município; o turismo cria empregos para as pessoas da minha cidade; o turismo contribui positivamente para a nossa qualidade de vida; o turismo ajuda a preservar e celebrar a cultura, dentre outros questionamentos.

A intenção é de realização frequente desta para um monitoramento constante de percepções locais do turismo e garantir que o crescimento sustentável do turismo no estado esteja alinhado com os valores de sua população.

Vale ressaltar que a pesquisa foi inspirada em um estudo de percepção da atividade turística apresentada pelo Observatório de Turismo de Yukon, Canadá, durante o Encontro Virtual Mundial de Observatórios de Turismo da Organização Mundial do Turismo (OMT) em 21 de outubro de 2020, do qual foi retirada sua estrutura básica.

No estado de São Paulo, a pesquisa foi iniciada em 24 de novembro de 2020 e finalizada em 8 de janeiro de 2021, com a participação de 183 municípios, totalizando 11.252 respostas. O nível de confiança da pesquisa foi de 95%, com margem de erro de 0,92%.

Para as 21 cidades que conseguiram alcançar a amostra mínima de 190 respostas serão produzidos relatórios individualizados, além dos regionais. 

Confira a relação dos 7 primeiros colocados e quantidade de respostas:

1° Ubatuba (784), 2°Mogi das Cruzes (459), 3° Valentim Gentil (328), 4° Indiaporã (310), 5° Jundiaí (308), 6° Araraquara (302) e 7° Itupeva (293).

O Governo do Estado de São Paulo considerou o envolvimento da população na pesquisa, observando que o turismo é visto como uma atividade importante pra os habitantes e isto deve ser aproveitado em gestões cada vez mais participativas. Entende-se que estas conclusões iniciais trazidas pela pesquisa podem ajudar gestores municipais e a gestão estadual na tomada de decisões e aprimoramento da qualidade do turismo nos municípios e regiões, realizando a manutenção de pontos positivos e melhorando o que necessita de atenção.

Com a finalização deste relatório geral, dá-se início à produção de relatórios específicos, direcionados às cidades que atingiram a amostra mínima necessária a validação, assim como relatórios para as regiões turísticas do estado. De posse dessas informações, caberá aos gestores locais identificarem os pontos mais importantes e trabalharem para um constante melhoramento do turismo no Estado de São Paulo.

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: