Fazendas de Café e outros atrativos na cidade de Bananal
Compartilhe:

Bananal é uma das cidades preferidas de quem curte atividades ecológicas e dos estudantes de Geologia e Geografia. Ela foi fundada em 1793 e abriga fazendas de café construídas no período imperial, que hoje funcionam como atrações turísticas.

Bananal é uma das cidades preferidas de quem curte atividades ecológicas e dos estudantes de Geologia e Geografia. Ela foi fundada em 1793 e abriga fazendas de café construídas no período imperial, que hoje funcionam como atrações turísticas. A aconchegante cidade está situada na região leste de São Paulo 325 km da Capital. É considerada uma das 70 cidades turísticas do estado. O município guarda muitas histórias em seus monumentos, casarões e fazendas. Por isso, se você ama destinos históricos, vai amar conhecer esse lugar.

Conheça algumas das fazendas históricas de Bananal.

Fazenda dos Coqueiros

Esse é um passeio muito legal para se fazer com a família em Bananal! A Fazenda dos Coqueiros é um dos encantos do interior de SP e já foi cenário de gravações de novelas e minissérie e é aberta para visitação guiada.

Com excelente localização, cerca de 5km do centro histórico da cidade e a 30 km do Parque Nacional da Serra da Bocaina, um dos principais pontos turísticos de Bananal, a fazenda mantém acervo do século XIX, período do ciclo do café.

Construída em 1855, nos salões encontramos os vestígios do passado com objetos de época e peças autênticas encontradas enterradas nos arredores da fazenda, incluindo objetos de tortura que foram usados nos escravos. É uma autêntica viagem ao passado.

Durante os passeios e visitações você poderá lavar as mãos com água refrescante exalando lavanda ou pétalas de rosa como faziam os antigos e se quiser, tomar uma ducha deliciosa de água cristalina de mina no lavador de café, além de ouvir relatos da época da escravidão da anfitriã que o conduzirá ao século XIX.

Você também terá a possibilidade de agendar trilhas e conhecer o mistério do cemitério dos escravos e da Mata Atlântica nas caminhadas e apreciar a feitura do fubá de milho feito no moinho de pedra autêntico, com pedras produzidas com lavas de vulcão.

Se quiser ficar por mais tempo, pode tomar o delicioso café imperial com vários quitutes ou comer uma deliciosa broa de milho feita no fogão à lenha com suco de capim, limão e hortelã, além do cafézinho fresquinho.

Fazenda Resgatinho

A Fazenda Resgatinho é mais uma das tantas fazendas que existem em Bananal e que preservam as tradições culturais. O local vende produtos artesanais, além de licor de jabuticaba e banana, doces especiais e outras iguarias. O atendimento familiar é considerado espetacular, o que torna a atração um lugar delicioso para visitar.

O local conta com produção artesanal de cachaças e outros produtos oriundos da cana! Uma dica é experimentar a rapadura, produzida diretamente na Fazenda.

Além de uma excelente cachaça produzida artesanalmente você conhecerá todo o processo de fermentação da cachaça e conhecer derivados da cana de açúcar como rapadura e licores.

Fazenda Loanda

A Fazenda Loanda é um local riquíssimo em história e que possui sua arquitetura bem preservada. Localizada em Bananal, município de São Paulo, possui paisagens lindas ao redor e você ainda poderá realizar um tour guiado para conhecer os móveis antigos e os utensílios mais utilizados nos séculos anteriores.

Verifique os dias e horários para fazer um passeio mais tranquilo.

Segundo historiadores, a Fazenda Loanda surgiu do desmembramento da Sesmaria de número 05 (pertencente a Manoel Antônio de Sá Carvalho), como resultado do casamento de Luiz José de Almeida com uma filha de Sá Carvalho, em 1791.

Nesta época, a fazenda produzia cana-de-açúcar, aniz, milho e outras culturas de subsistência.

Dessa união, por várias gerações, chegou-se até Pedro Ramos Nogueira que se casou com a sua prima Placidia Maria de Almeida, em 1844. Em 28/03/1877, Pedro Ramos Nogueira, recebeu das mãos do Imperador D. Pedro II, o título de “Barão da Joatinga”.

O Barão faleceu na Fazenda Loanda, em 1885 e a Baronesa em São Paulo em 27 de Março de 1902, para onde havia mudado alguns anos após enviuvar-se.

A Fazenda Loanda teve o seu apogeu no século XIX, em virtude da grande riqueza trazida pelo café. Fizeram, então, lá pelos idos de 1850 uma grande reforma no casarão, introduzindo elementos da Arquitetura Neoclássica que era a moda na Europa. Adornaram-na com belíssimos móveis (principalmente franceses), quadros, cristais e porcelanas; todos os objetos de muito bom gosto. Boa parte desse acervo ainda se encontra no seu interior. Após a morte dos barões, a fazenda passou pelas mãos de vários proprietários, até chegar, no ano de 2000, a Pedro T. C. Teixeira que, tendo como principal objetivo recuperar um bem histórico para as atuais e futuras gerações, desenvolveu a sua restauração, atento aos mínimos detalhes.

No momento, encontra-se aberta a visitação guiada mediante agendamento.

Cachoeira do Bracuí

Destino imperdível para quem quer se aventurar pelas trilhas da cidade e tomar um banho relaxante em meio as piscinas naturais, a Cachoeira do Bracuí é o local ideal para apreciar belas paisagens enquanto se refresca.

A cachoeira fica localizada nas propriedades da Pousada do Rio Mimoso, em Bananal. A atração é perfeita para um banho relaxante, curtir a natureza e desfrutar de um dia tranquilo.

Estação Ecológica de Bananal 

A Estação Ecológica de Bananal foi criada com o objetivo de proteger remanescentes de Floresta Ombrófila Densa Montana e Alto Montana, refúgios vegetacionais, espécies de flora e fauna ameaçadas de extinção, além de desenvolver pesquisas e atividades de educação ambiental.

Foram registradas 709 espécies de plantas. Trinta e quatro delas constam em listas de espécies ameaçadas de extinção.

Além de todo o acervo presente no espaço, o local também possui duas trilhas: Trilha Cachoeira Sete Quedas, com 450 m, que dá acesso a duas quedas no Córrego das Cobras e Trilha do Ouro, com 800 m preservados do histórico caminho real e acesso a mirante.

 

Quer saber mais sobre Bananal e seus curiosos atrativos turísticos? Clique aqui.

 

Créditos da Imagem: Expedia

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: