Sítio Sassafraz: Café Colonial em Itupeva
Sítio Sassafraz: Café Colonial em Itupeva
Sítio Sassafraz: Café Colonial em Itupeva
Sítio Sassafraz: Café Colonial em Itupeva
Sítio Sassafraz: Café Colonial em Itupeva
Sítio Sassafraz: Café Colonial em Itupeva
Compartilhe:

O café da manhã do Sítio Sassafraz é apenas o início de sua viagem em meio à natureza. O Café Colonial possui mais de oito opções de pratos doces e salgados para você e sua família desfrutarem em meio à natureza exuberante.

O café da manhã do Sítio Sassafraz é apenas o início de sua viagem em meio à natureza.

O Café Colonial possui mais de oito opções de pratos doces e salgados para você e sua família desfrutarem em meio à natureza exuberante. Todos os pratos são feitos no próprio Sítio com ingredientes frescos e de ótima qualidade. Preocupados com os paladares mais sensíveis, o Sítio também oferece um cardápio específico para pessoas com intolerâncias e alergias.

Os pratos são servidos em formato self service, ou seja, você pode comer à vontade!

O café da manhã é servido aos sábados e domingos, das 8h às 13h.

(Recomendo ligar com antecedência).

Mas não para por aí! O Sítio também oferece diversas opções de lazer para acompanhar a deliciosa refeição.

Entre no clima rural em meio aos pomares da propriedade, alimente os animais com rações próprias e aproveite todo o Sítio a bordo do trenzinho. Além disso, as crianças ganham o passeio a cavalo como cortesia.

E depois de toda a diversão você ainda pode passar no armazém e levar para casa uma lembrança do seu passeio!

História do Sítio Sassafraz

A história do Sítio Sassafraz começou em 1888, em Sermide, próximo a Bologna na região de Montova na Itália. A família Vanini embarcou no Vapor chamado Giava rumo ao Brasil em busca de trabalho, aportaram no porto de Santos e foram conduzidos para a hospedaria dos imigrantes em São Paulo no dia 18 de março do mesmo ano. Na família haviam apenas 06 pessoas: o patriarca Tommaso Vanini (48), sua esposa Edvige Puga (41) e seus quatro filhos, Cleonice (17), Primo (12), Vittória (09) e Enrico (06).

Ao chegarem ao interior, foram instalados na fazenda Bonfim em Cabreúva para trabalhar nas plantações de café, após o horário de trabalho a família cultivava uma roça de cebola. Décadas depois o filho mais novo da família, Enrico Vanini, já casado com Leofinia Barcele, celebravam o casamento de seu filho, Thomaz Angelo Vanini com Emilia Muraro, onde tiveram cinco filhos, Iris (Tio Idi), Edilia (Tia Dica), Antenor (Vô Nego), Ema (Tia Ema) e José (Tio Zé).

Em 1951, Thomaz Angelo conseguiu comprar terras de uma antiga senhora descendente de escravos, chamada Nhá Chica Santana, em Itupeva, um sitio de aproximadamente 21 alqueires onde Nhá Chica cultivava plantas e ervas medicinais para tratar as pessoas da região.

Neste momento, o Sitio não possuía energia elétrica e água, foi com o esforço e suor da própria família que construiu toda a estrutura básica da propriedade e assim se dedicou ao cultivo de uva de mesa Niágara, o sitio foi batizado de Sitio Pinheirinho, devido à grande plantação de pinheiros nesta área. Agora nossa família já estava maior, nosso amado Vô Nego (Antenor Vanini) casou-se com a Vó Lourdes (Maria de Lourdes Falchi Vanini) e tiveram 04 filhos, Claudemir, Ademir, Marly e Maria Helena.

Em 1981 o nosso querido Pinheirinho ganhou o Prêmio de Produtor modelo de Uva Niágara do Estado de São Paulo, o Sitio possuía 100.000 mil pés de uva e empregava 10 famílias de meeiros produzindo em média 50 mil caixas de uva por safra.

Após décadas de muito trabalho, plantios e safras bem-sucedidas, em 2005, nosso amado Vô Nego faleceu, e o Sitio Pinheirinho foi dividido entre seus filhos e sobrinhos. O território dos fundos do Sitio, foi destinada a filha caçula do Vô Nego, Dr.ª Maria Helena Vanini Polli, além da mata nativa e das videiras de uva, a única árvore que restou da história original do Sitio Pinheirinho foi o pé de Sassafraz, árvore brasileira típica em nossas matas da região, dando assim origem ao nome que é conhecido hoje: Sítio Sassafraz.

O Sítio Sassafraz teve início com uma pequena agroindústria inaugurada em 10 de outubro de 2007, produzindo compotas artesanais e vendendo frutas, verduras, legumes e queijos para turistas e moradores locais, no ano de 2008 realizaram o primeiro Café da Manhã, para um grupo agendado de senhoras vindas do Rio de Janeiro, desde então o Café da Manhã do Sitio Sassafraz só cresceu, aumentando o espaço e variedades de pratos. Hoje, além do delicioso Café da Manhã, o Sitio também realiza confraternizações de empresas, aniversários e casamentos. O local também trabalha com o turismo pedagógico e recebe escolas da região que buscam integrar o conhecimento adquirido em sala de aula com o meio ambiente externo.

 

Conheça o Sítio Sassafraz e desfrute de momentos inesquecíveis!

 

Quer saber mais sobre turismo rural em Itupeva? Clique aqui.

 
Créditos da Imagem: Sítio Sassafraz

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: