Conheça a famosa Feira de Embu das Artes
Compartilhe:

Um misto de história e muito artesanato, a Feira de Embu das Artes é uma das principais atrações turísticas de Embu das Artes, a 27 km de São Paulo.

Um misto de história e muito artesanato, a Feira de Embu das Artes é uma das principais atrações turísticas de Embu das Artes, a 27 km de São Paulo. Cidade pequena, com menos de 300 mil habitantes e que transpira cultura, tem esse nome justamente por ter recebido grandes artistas, especialmente do modernismo brasileiro, como Anita Malfatti, Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral.

A tradicional Feira acontece desde 1969, e as ruas do Centro Histórico são ocupadas por artistas e artesãos, que expõem e vendem seus produtos. A variedade é grande: pinturas, esculturas, porcelanas, bijuterias, instrumentos musicais, estofados, cestarias, vestuários, rendados e uma série de objetos utilitários ou decorativos.

As histórias sobre o início da feira são muito variadas. A mais famosa é a de que a Feira teve início graças à visão e disposição do grande artista Mestre Assis. De acordo com depoimentos de moradores e artistas de Embu das Artes, foi o Mestre Assis quem organizou e idealizou a primeira edição oficial da Feira.

A ideia surgiu a partir da criação da Feira da Praça da República, no centro da cidade de São Paulo. Assis percebeu que Embu das Artes, por seu intenso movimento artístico e hippie, tinha o cenário perfeito para abrigar uma feira artística também.

Assim, Mestre Assis começou a convidar artistas que participavam da Feira da Praça da República para ir até Embu das Artes exporem seus produtos aos sábados. E foi assim que tudo começou!

A partir de então, diversos artistas foram agregados à Feira, que só cresceu a cada ano. Os expositores, que antes vinham para Embu das Artes apenas aos sábados, começaram a passar a noite na cidade e expor aos domingos também. Com o tempo, começaram a morar e participar da vida ativa da nossa querida cidade.

Você vai achar praticamente de tudo, desde pinturas, esculturas, cerâmica, roupas, bijuterias e comidas artesanais.

É comum as ruas que a feirinha ocupa ficarem lotadas, por isso não se espante com a quantidade de pessoas e aproveite pra respirar arte por todos os cantos.

O horário de funcionamento agora é das 11h às 18h, aos sábados e domingos.

 

Conheça outros prontos turísticos da cidade de Embu das Artes e aproveite ainda mais o passeio!

 

Créditos da Imagem: Gazeta de São Paulo 

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: