10 cidades no interior de SP que você precisa conhecer
Compartilhe:

Conheça algumas cidades no interior de São Paulo para você aproveitar o final de semana em meio a natureza.

O estado de São Paulo conta com 364 municípios recheados de cultura, lazer e diversão para toda a família. É possível encontrar diversas opções de roteiro, seja para quem gosta de passeios radicais e de passeios mais calmos, ao lado da natureza.

Conheça algumas cidades no interior de São Paulo para você aproveitar o final de semana em meio a natureza:

  1. Brotas

Brotas está localizada bem no centro do estado de São Paulo, no coração de uma das regiões mais desenvolvidas do país, mas que ainda nos presenteia com suas riquezas e belezas naturais preservadas.

A charmosa cidade abriga em suas “serras” várias nascentes e rios encachoeirados, que cortam vales e encostas, concentra uma enormidade de atrativos turísticos, na sua maioria hídricos (represa, ribeirões, cachoeiras, corredeiras e nascentes). Seu potencial natural aliado ao incremento de produtos e serviços turísticos confere à região um enorme potencial para o turismo de aventura, ecoturismo e para o turismo rural. E hoje já é com certeza, ponto de referência para a prática de esportes de aventura, como o rafting, boia cross, canyoning, arborismo e outros.

  1. Holambra

Holambra é nacionalmente conhecida como a cidade das flores. De fato, a floricultura é a principal atividade econômica do município, sendo o maior exportador de flores da América Latina.

Ao longo do ano, Holambra promove vários eventos, exposições e feiras temáticas, mas o momento de maior movimentação é durante a Expoflora, uma festa que atrai pessoas de diversas idades interessadas nos mais belos tipos e arranjos de flores.

  1. Campos do Jordão

A cidade de Campos do Jordão é um dos principais destinos turísticos do país. Com o passar dos anos, esse paraíso tem se tornado referência em turismo a dois (romântico), turismo de inverno e gastronômico.

Localizada na Serra da Mantiqueira, a cidade é conhecida pelo seu estilo europeu, belas paisagens e grande número de turistas nos períodos mais frios do ano.

A temperatura média anual do município fica em torno de 14°C e na estação do inverno pode chegar a 5°C negativos. Ideal para um fondue e uma lareira, não é mesmo?

  1. Socorro

Socorro foi mais uma das cidades do interior paulista que descobriu no esporte de aventura a oportunidade de mostrar ao turista brasileiro a sua beleza natural.

Porta de entrada para o Circuito das Águas Paulista, a cidade é banhada pelo Rio do Peixe, onde são praticados rafting, acqua-ride, bóia-cross e canoagem. Além desses esportes, o relevo permite ainda a prática do vôo livre, mountain bike, moto cross, off-road, canyoning, cascading, rapel, trekking e outros.

Para os menos aventureiros, Socorro reserva parques, águas medicinais, pescaria e atrações culturais e a feira das malhas, que representa a tradicional indústria com mais de 400 malharias.

O clima ameno, o ar puro e a beleza natural deram origem ao slogan "Socorro, onde ainda se vive".

  1. Atibaia

Atibaia é outra cidade turística do interior de São Paulo, localizada a 50 km da capital, na região de Bragança Paulista. É uma cidade aconchegante, com ótimas atrações para aproveitar um final de semana de descanso.

A cidade é um destino tranquilo e repleto de verde muito procurado por casais e famílias. Um de seus principais atrativos turísticos é o voo de balão vai, uma experiência inesquecível na viagem, onde você poderá desfrutar de uma paisagem incrível. A cidade também é conhecida por ser a maior produtora do Brasil de morangos e flores. Sendo assim, você poderá levar uma lembrancinha deliciosa para casa.

  1. Serra Negra

Bastante famosa por suas temperaturas geladas, Serra Negra é a típica cidade do interior de SP que todo mundo adora passar um final de semana. Favorito quando o assunto é viajar a dois, o local oferece boa mesa, picos com paisagens exuberantes da região e até passeio de teleférico.

Além disso, Serra Negra possui a diversificada indústria de malhas, com muitas lojas de roupas de frio por um preço bastante acessível.

  1. Eldorado

A Estância Turística de Eldorado está localizada ao sul do Estado de São Paulo, no Vale do Ribeira. É o 4º maior município paulista em território, tendo uma área de 171.200 hectares, dos quais 70% são cobertos por mata atlântica praticamente conservada.

O município abriga várias cavernas - a mais conhecida é a Caverna do Diabo -, muitas trilhas, cachoeiras e uma rica cultura preservada nas comunidades quilombolas.

  1. Águas de Lindóia

Localizada a 8 quilômetros da divisa entre São Paulo e Minas Gerais, Águas de Lindóia fica a uma distância de 180 km da capital do estado paulista. Seu forte são as paisagens paradisíacas, como o Morro Pelado, cuja altura proporciona uma vista que chega a 100 quilômetros de montanhas repletas de vegetação, e a popularidade do poder terapêutico das águas lindoienses.

Assim como o próprio nome já diz, Águas de Lindóia é um dos maiores e mais importantes centros hidroclimáticos do Brasil. O Balneário Municipal, um de seus principais pontos turísticos, oferece diversas opções de relaxamento para toda a família, como banhos hidratantes e relaxantes, massagens e drenagem linfática.

  1. Cunha

Cunha é um daqueles lugares charmosos que mais parece ter saído de um conto de fadas. Em meio a Serra do Mar, o destino é o refúgio perfeito para curtir atrações naturais e paisagens surpreendentes.

A principal atração e o cartão-postal de Cunha é certamente seu Lavandário: um incrível campo com flores roxas que transforma o local em um cenário dos sonhos. Seja para curtir em um final de semana ou nas suas férias, com certeza Cunha vai te surpreender.

  1. Botucatu

Botucatu fica a cerca de 200 quilômetros de São Paulo e propicia aos seus visitantes contato com a natureza aliado a passeios radicais. A cidade possui inúmeras cachoeiras, trilhas para ciclismo e formações rochosas ideais para escalada e rapel.

A Cuesta de Botucatu é uma das áreas mais procuradas pelos turistas, já que apresenta uma bela paisagem que rende lindas fotografias.

 

Gostou das sugestões? Há muito mais o que fazer em São Paulo, basta conferir os lugares e atrações que mais tenham a ver com você.

 

Créditos da Imagem: IStock

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: