Confira 5 trilhas para fazer em Jundiaí
Compartilhe:

Jundiaí é um município cercado por belezas naturais e trilhas para todos os tipos de aventureiros!

Jundiaí é um município cercado por belezas naturais e trilhas para todos os tipos de aventureiros!

Não é preciso muito para descobrir os benefícios ao fazer uma trilha. A atividade além de ser caracterizar como um encontro com a natureza, revitalizando as energias, também tem a vantagem de não precisar de qualquer equipamento além de um calçado apropriado e uma mochila com seus itens essenciais, como água e alimentos.

Pensando nisso, separamos diversas opções de trilhas para você fazer em Jundiaí, confira!

  1. Trilha do Mirante

A Trilha do Mirante é um verdadeiro paraíso ecológico pertinho da capital!

Essa trilha apresenta médio grau de dificuldade principalmente por constituir-se em uma subida íngreme da Base Ecológica até término da trilha. Em seu percurso de 3.000 metros de extensão é possível observar a mudança da vegetação Estacional Semidecídua para a Estacional Semidecídua de Altitude, por isso é muito utilizada para educação ambiental com escolas.

Tendo como final o mirante, a 1.185 metros de altitude em relação ao nível do mar, é possível observar a cidade e a região com vista panorâmica privilegiada.

  • Nível de dificuldade médio
  • 6 km de ida e volta
  • 4 horas de percurso

 

  1. Trilha do Paraíso

Com 4.500 metros de extensão, a Trilha do Paraíso é uma das mais procuradas da região por suas belezas naturais.

A trilha apresenta um trecho de trilha com Eucaliptos até a casa do conserveiro (antiga edificação de alvenaria que foi utilizada por funcionário público que auxiliava na conservação da Reserva), onde a partir deste ponto tem início a extensão com mata fechada, apresentando trilha de largura entre 1,5 a 3,0 metros com destino final na Cachoeira do Paraíso, a 1.074 metros de altitude.

  • Nível de dificuldade médio
  • 9 km de ida e volta
  • 5 horas de percurso

 

  1. Trilha do Córrego dos Morcegos

A Trilha do Córrego dos Morcegos está localizada dentro da área pública conhecida como Clube dos Passarinheiros, com inicio na porteira desse clube a 870m de altitude, largura variando de um a três metros e com 950 metros de extensão, finalizando nas proximidades do mirante de granito da Trilha da Pedreira a 1031 m de altitude.

Uma das atrações da trilha, de acordo com a equipe técnica de meio ambiente, é a variedade de paisagens que incluem até mesmo uma vista panorâmica da cidade. O caminho também atravessa a área de uma antiga pedreira, atualmente retomada pela vegetação natural.

  • Nível de dificuldade médio para alto
  • 11 km de ida e volta
  • 5 horas de percurso

 

  1. Trilha das Jabuticabeiras

Com ocorrência de jabuticabeiras silvestres em determinados pontos do percurso, a Trilha das Jabuticabeiras apresenta vários atributos paisagísticos, nascentes como a do Córrego do Padre Simplício e a exuberante Cachoeira das Jabuticabeiras a 1008 metros de altitude em relação ao nível do mar.

  • Nível de dificuldade alto
  • 15 km de ida e volta
  • 8 horas de percurso

 

  1. Trilha da Biquinha

A Trilha da Biquinha apresenta baixo grau de dificuldade, pois seus atrativos estão situados próximos à Base Ecológica, local de apoio à visita monitorada.

Possuindo, em média, 1.500 metros de extensão, será possível apreciar a vista panorâmica da cidade, a presença de fauna, a vegetação de encosta, pequenas cachoeiras, de aproximadamente três metros de altura, uma pequena nascente que aflora no leito da estrada e uma bica de água não potável, atributo responsável pelo nome da Trilha.

  • Nível de dificuldade baixo
  • 3 Km de ida e volta
  • 1 hora de percurso

 

Todas essas trilhas estão situadas em meio a Serra do Japi, uma das últimas áreas da Mata Atlântica do Estado de São Paulo. Além de apreciar a bela paisagem de mata preservada, você também poderá avistar diversos animais que percorrem o local diariamente.

Separe a câmera e o protetor solar e se aventure nessa cainhada!

 

Conheça mais trilhas em Jundiaí!

 

Créditos da Imagem: IStock

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: