5 destinos para curtir um fim de semana diferente no interior de São Paulo
Compartilhe:

Para passar pouco tempo na estrada e aproveitar com gosto um fim de semana pertinho da capital, as cidades do interior de SP podem ser uma excelente alternativa turística!

Para passar pouco tempo na estrada e aproveitar com gosto um fim de semana pertinho da capital, as cidades do interior de SP podem ser uma excelente alternativa turística!

Existem diversas cidades do interior que valem a visita, cada uma com suas características especiais. Seja nas férias ou até mesmo em um bate-volta, confira algumas das melhores cidades para visitar no interior:

  1. Águas de Lindóia

O destino faz parte do Circuito das Águas paulista e fica a 185 km do centro da capital paulista. A viagem de carro de São Paulo até Águas de Lindoia dura cerca de duas horas e meia e há algumas opções de trajetos, sendo a rota mais tradicional a pela Rodovia dos Bandeirantes.

Desde a década de 60, a cidade atrai turistas nacionais e internacionais que buscam passeios desde banhos terapêuticos e tranquilidade até ecoturismo, trilhas e parque aquático com toboáguas de água mineral.

Para começar a curtir o destino, vale seguir a dica do próprio nome do local: aproveitar as águas, já que a cidade é considerada a capital termal do Brasil.

Uma opção é o Thermas Hot World, parque aquático que oferece muitas piscinas e toboáguas, e muita diversão para todas as idades!

  1. Serra Negra

Encravada na Serra da Mantiqueira a 150 km de São Paulo, em uma região de 927 metros de altitude com picos de até 1.300 metros está a Estância Turística Hidromineral de Serra Negra.

Com clima de montanha, fontes de águas minerais, associada à sua rica beleza natural, ar puro e clima de montanha, ameno, e ricamente oxigenado, Serra Negra recebeu o título de "Cidade da Saúde".

Diversas propriedades desenvolvem em sua extensão, diversas opções de turismo rural que vão desde o plantio de café e cultivo de produtos orgânicos e também na fabricação de laticínios, vinhos e cachaças que é tradicionalmente conhecida como a Rota do Queijo e Vinho, além das cachoeiras e as mais belas paisagens naturais.

O seu maior chamativo é a reconhecida diversidade de opção de compras nas ruas da cidade, como um "shopping a céu aberto" que oferecem variedades de produtos em lã, couro, linha, malha, artesanatos, sapatos, bolsas, cosméticos, além de restaurantes e bares aconchegantes para curtir o clima da montanha.

  1. Socorro

Socorro foi mais uma das cidades do interior paulista que descobriu no esporte de aventura a oportunidade de mostrar ao turista brasileiro a sua beleza natural.

Porta de entrada para o Circuito das Águas Paulista, a cidade é banhada pelo Rio do Peixe, onde são praticados rafting, acqua-ride, bóia-cross e canoagem.

Além desses esportes, o relevo permite ainda a prática do vôo livre, mountain bike, moto cross, off-road, canyoning, cascading, rapel, trekking e outros. E para os menos aventureiros, Socorro reserva parques, águas medicinais, pescaria e atrações culturais e a feira da malhas, que representa a tradicional indústria com mais de 400 malharias.

  1. Itu

Seja por sua fama de “Terra dos Exageros” (dada pelo humorista ituano Francisco Flaviano de Almeida, o Simplício), ou por seu inestimável patrimônio histórico, cultural, religioso, ambiental e arquitetônico, Itu se destaca também como Estância Turística e atrai visitantes durante o ano todo.

Apesar de ser um município relativamente pequeno e com baixa densidade populacional, a cidade de Itu é famosa no estado de São Paulo por conta de lá tudo ser supostamente exagerado, como o orelhão e o semáforo gigantes que ficam na Praça Padre Miguel, encravada na parte central da cidade, talvez o principal ponto turístico e referência de Itu.

Um lugar bastante interessante pra ser visitado hoje em Itu é o Parque do Varvito, um monumento geológico tombado pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico). Construído onde no passado funcionava a Pedreira de Itu, de onde eram extraídas lajes utilizadas para pavimentação de edifícios e calçadas da cidade, desde pelo menos o começo do século 18.

No centro histórico da cidade, dê uma passada pela Praça da Independência, cercada por sobrados e casarões antigos de grande valor histórico-arquitetônico, com destaque para a fonte que recebeu um projeto de iluminação especial. A já citada Praça São Miguel, com seu orelhão, semáforo e lojas com artigos tamanho família, é parada obrigatória.

Outro ponto turístico interessante é a Chácara do Rosário, localizada há apenas 1,5 km da cidade, por conta de sua arquitetura típica bandeirante que mantém via a memória da época em que foi uma das maiores produtoras de açúcar da província. A região também possui inúmeras fazendas e pesqueiros, lugares para espairecer e relaxar nos finais de semana.

  1. Jundiaí

Localizada a pouco mais que 50 km da capital, Jundiaí é um dos municípios mais importantes do Estado de São Paulo. É uma das maiores cidades paulistas, sendo a 59° maior do Brasil, superando quatro capitais estaduais.

Em meio a tantas opões, os atrativos rurais recebem enorme destaque. O dia-a-dia do campo, as tradições, a culinária e as frutas frescas, colhidas direto do pé, são alguns dos atrativos cercados pela hospitalidade tão característica da roça, que podem ser vistos nos roteiros rurais de Jundiaí, que se completam pelas adegas de produção de vinho artesanal e pela cultura italiana tão presente na região, pelos causos, pelas paisagens, pelos sons e pelos aromas dos pratos feitos no fogão à lenha, dos doces, de bolos e pães fresquinhos, servidos junto ao café coado na hora.

A gastronomia da cidade é igualmente fator de destaque. Com mais de três centenas de restaurantes das mais variadas cozinhas e tipos de serviços, a rede gastronômica jundiaiense agrada a todos os gostos.

Das experiências gastronômicas diferenciadas, passando por seu patrimônio histórico riquíssimo, museus e ainda pela possibilidade de experenciar as belezas naturais que abraçam a cidade, na Serra do Japi, passando pelos encantadores momentos em que a cidade moderna se encontra com a vida tradicional do campo, por meio da produção das frutas e das festas mais rurais, Jundiaí vai te oferecer a oportunidade de uma viagem inesquecível!

 

Conheça os melhores destinos para visitar no interior de SP.

 

Créditos da Imagem: IStock

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: