10 destinos próximos a São Paulo para passear no feriado prolongado
Compartilhe:

Pertinho da cidade de São Paulo uma série de pequenas e aconchegantes cidades estão à sua espera para um passeio relaxante e divertido nesse feriado prolongado. Confira as opções que separamos para você.

O próximo feriado prolongado está chegando e nada melhor do que se programar para curtir ao máximo os dias de folga! Neste ano, o feriado de Corpus Christi cai em uma quinta-feira, sendo a oportunidade perfeita para emendar o dia de folga com o final de semana e fazer uma viagem incrível!

Pertinho da cidade de São Paulo uma série de pequenas e aconchegantes cidades estão à sua espera para um passeio relaxante e divertido nesse feriado prolongado. Confira as opções que separamos para você.

  1. Guararema

Guararema fica a aproximadamente 1h de São Paulo e é uma incrível opção de passeio bate e volta ou viagem curtinha no final de semana para quem quer sair da rotina e conhecer um lugar cheio de atrações incríveis.

Por lá encontramos um charme sem igual: uma cidade antiga que une a natureza com construções históricas. A combinação não poderia ser melhor, o visitante volta ao tempo em uma época onde o tempo passava devagar e o transporte era feito por antigas locomotivas. Seja para se sentir no interior sem ir muito longe da capital ou até mesmo curtir um momento diferente, você precisa conhecer Guararema

Além das diversas atrações gratuitas, aos finais de semana, é realizado um passeio turístico de trem até o bairro de Luiz Carlos, percorrendo uma distância de 7 km. O trem turístico é uma composição com três carros de madeira (fabricados na Inglaterra), tracionados por uma locomotiva a vapor, fabricada nos Estados Unidos – a maior em atividade no Brasil.

Para garantir o seu com antecedência, acesse o site do Trem de Guararema.

  1. Brotas

A cidade de Brotas, localizada a apenas 250 km da capital, possui incríveis programas para os fãs de natureza e ecoturismo. Suas atividades combinam a aventura dos esportes com a tranquilidade das paisagens, criando um cenário de tirar o fôlego. É a viagem perfeita para quem quer fugir da correria da cidade e curtir momentos de sossego – sem falar que o local é recheado de cachoeiras e trilhas.

A cidade abriga em suas “serras” várias nascentes e rios encachoeirados, que cortam vales e encostas, concentra uma enormidade de atrativos turísticos, na sua maioria hídricos (represa, ribeirões, cachoeiras, corredeiras e nascentes). Seu potencial natural aliado ao incremento de produtos e serviços turísticos confere à região um enorme potencial para o turismo de aventura, ecoturismo e para o turismo rural. E hoje já é com certeza, ponto de referência para a prática de esportes de aventura, como o rafting, boia cross, canyoning, arborismo e outros.

  1. Lindóia

A apenas 185 km do centro da capital paulista, a capital nacional da água mineral recebe muitos turistas por suas diversas atrações turísticas.

Lindóia é uma cidade pequena e calma, ideal tanto para famílias que procuram um lugar para se divertir numa piscina ou para relaxar com o clima do interior, como para aqueles que têm um espírito mais aventureiro.

Dentre os principais lugares para se visitar na cidade estão o Complexo do Grande Lago, com 5 quilômetros de extensão os visitantes praticam esportes aquáticos e atividades de lazer. E o Rio do Peixe, que corta a cidade, e além de contar com belíssimas paisagens, oferece cachoeiras para banho.

  1. Serra Negra

Provavelmente a cidade mais conhecida do Circuito das Águas, Serra Negra está a apenas 142 km de São Paulo, e faz parte do circuito das malhas e couros, então, comprar por lá é sempre uma boa opção. Há muitas lojas com bons produtos e bons preços. Também oferece aos visitantes diversas opções de lazer como passeios de trenzinho, teleférico e uma bela vista do mirante do Cristo Redentor.

  1. Pedreira

Situada a menos de duas horas de carro de São Paulo, da qual dista apenas 137 Km, Pedreira é uma das mais destacadas cidades do interior paulista.

Não bastasse o comércio excepcional e a sua proximidade com as duas principais cidades do estado, Pedreira tem uma história rica que pode ser vivenciada em diversas obras arquitetônicas espalhadas pela cidade, algumas tombadas pelo Patrimônio Histórico. Com pouco mais de 45 mil habitantes, é o lugar perfeito para quem quer passar dias de lazer e turismo e ainda fazer ótimas compras em suas lojas e fábricas de cerâmica espalhadas pela cidade.

  1. Monte Alegre do Sul

Se você quer fugir da agitação das grandes cidades e das praias, vá até a estância hidromineral de Monte Alegre do Sul. Localizada no Vale do Camanducaia e distante a apenas 135 km da capital, a cidade é cercada por montes e cachoeiras, tem clima ameno e oferece ótimos lugares tanto para quem quer relaxar como para quem quer praticar esportes radicais.

Monte Alegre do Sul preserva o jeito pacato de uma cidade típica do interior. As casas localizadas na praça principal são de taipa de mão e taipa de pilão e conservam suas características originais da época áurea do café.

Um das atrações da cidade é o santuário do Senhor Bom Jesus, que ganhou a sua arquitetura atual em 1919 – inicialmente foi erguida na forma de capela pelo fundador da cidade, Theodoro de Assis. O seu interior é belíssimo: pinturas do renomado artista italiano D. Rocco, altar entalhado em madeira e outros altares em mármore esculpido.

Outro ponto turístico bastante visitado é a antiga Estação de Trem da Mogiana, que foi restaurada em 1996. Nesse local, hoje funcionam a biblioteca municipal e o departamento municipal de turismo.

  1. Jaguariúna

Famosa por promover uma das maiores Festas do Peão do País, Jaguariúna também é conhecida por preservar o seu patrimônio histórico.

Localizada a 125 km de São Paulo, é uma das poucas cidades que ainda oferece passeios de Maria Fumaça. O trem vai até Campinas. A viagem, que dura em torno de três horas e meia e é feita apenas nos finais de semana, é uma verdadeira aula de história. Durante o percurso, monitores especializados contam a história do trem, do café e seus barões e dos trabalhadores dos cafezais.  A Maria Fumaça, aliás, já foi cenário de novelas de época, como Terra Nostra, Sinhá Moça e Cabocla.

  1. Amparo

Capital histórica do Circuito das Águas, Amparo é um dos melhores roteiros de turismo do interior de São Paulo. Cercada por montanhas, a cidade guarda um conjunto arquitetônico do Ciclo do Café paulista preservado em seu centro. Casarões que hoje funcionam como escolas, museus e restaurantes.

Além disso, a cidade e a região possuem antigas fazendas de café transformadas em destinos turísticos. Nessas fazendas, é possível conhecer um pouco mais da vida rural, comer delícias típicas do interior e relaxar com a família aos finais de semana.

  1. Socorro

Socorro foi mais uma das cidades do interior paulista que descobriu no esporte de aventura a oportunidade de mostrar ao turista brasileiro a sua beleza natural. Porta de entrada para o Circuito das Águas Paulista, a cidade é banhada pelo Rio do Peixe, onde são praticados rafting, acqua-ride, bóia-cross e canoagem.

Além desses esportes, o relevo permite ainda a prática do vôo livre, mountain bike, moto cross, off-road, canyoning, cascading, rapel, trekking e outros.

Para os menos aventureiros, Socorro reserva parques, águas medicinais, pescaria e atrações culturais e a feira de malhas, que representa a tradicional indústria com mais de 400 malharias.

O clima ameno, o ar puro e a beleza natural deram origem ao slogan "Socorro, onde ainda se vive".

  1. Olímpia

Situada entre as importantes cidades paulistas de São José Rio Preto, Barretos e Ribeirão Preto, Olímpia é uma das cidades que mais recebe turistas no Brasil. Para se ter uma ideia, em 2018 foram mais de 2 milhões, o que representa 40 vezes a população da cidade que passa um pouco dos 50 mil habitantes. Tudo graças à descoberta de águas de fonte termal que jorraram como petróleo e fizeram o município se desenvolver e a cada ano abrir uma nova atração para os turistas.

Além disso, Olímpia se tornou a queridinha das famílias com crianças, já que abriga dois ótimos parques aquáticos com atrações para todas as idades, o gigante Thermas dos Laranjais e o moderno Hot Beach.

Com uma localização estratégica e uma excelente rede hoteleira, Olímpia é um dos melhores destinos para conhecer nesse feriado!

 

Gostou das dicas? Confira mais cidades para visitar no interior de SP.

 

Créditos da Imagem: IStock

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: