Conheça 3 famosas trilhas para fazer em Eldorado
Compartilhe:

Com uma área de 171.200 hectares, a cidade de Eldorado, localizada no Vale do Ribeira, é famosa por seus atrativos naturais. Além de suas magníficas cavernas e cachoeiras, o município reserva um charme particular para suas famosas trilhas. Se você gosta de caminhar e passear em meio à natureza, não pode deixar de conferir esses destinos.

Com uma área de 171.200 hectares, a cidade de Eldorado, localizada no Vale do Ribeira, é famosa por seus atrativos naturais. Além de suas magníficas cavernas e cachoeiras, o município reserva um charme particular para suas famosas trilhas.

Se você gosta de caminhar e passear em meio à natureza, não pode deixar de conferir esses destinos:

  1. Trilha no Vale das Ostras

Uma das mais procuradas na região, a Trilha do Vale das Ostras tem cerca de 6 km de extensão e passa por diversas cachoeiras, como a Cachoeira do Engano, a Cachoeira do Vomito, a da Meia-Volta, a Escondida, o Salto Triplo, a Cachoeira do Funil, do Palmito e do Papo, o Poço Verde e o Poço Azul, chegando ao ponto culminante do passeio, a Cachoeira de Meu Deus, eleita como a mais bonita do estado, uma imensa queda de 53 metros, atrás da cortina formada pela queda existe uma pequena gruta.

A trilha é de dificuldade média, e se você acha que não vai conseguir percorrer todo o percurso, pode ficar tranquilo, o caminho vai mostrar que pode conseguir, pois logo a frente sempre tem algo a mais a descobrir!

  1. Trilha da Caverna do Diabo

Localizada no Parque Estadual Caverna do Diabo, a trilha de dificuldade fácil tem pouco mais de 1 km de extensão e demora cerca de 1h para ser realizada.

Sendo uma das mais famosas atrações do parque, a Caverna do Diabo possui cerca de 6.340 metros de galerias, sendo 600 abertos à visitação, com enormes salões ornamentados, imensas colunas calcíticas e uma infinidade de espeleotemas (as ditas estalactites, estalagmites e colunas). Possui escadas, corrimões, passarelas e um sistema de iluminação único, que permite ao visitante ver a amplitude e a beleza da caverna de forma segura, sendo um roteiro indicado para toda a toda a família, inclusive crianças e idosos.

  1. Trilha do Lamarca

A Trilha do Lamarca fica a 43 km da cidade e o passeio começa no carro em direção ao Rio Batatal, tendo uma bela vista de águas límpidas, apresentando trechos de corredeiras e curvas fechadas.

As grandes atrações do roteiro ficam por conta das cachoeiras Santa Isabel, com cerca de 15 metros, e a Cachoeira da Luz com 65 metros de altura que, encravada em um paredão de rocha em área de Mata Atlântica preservada, forma um dos mais belos cenários do município.

A trilha de acesso tem 1,5 km e passa por várias piscinas naturais, além outras cachoeiras. Apesar da baixa profundidade do rio, em alguns locais, é possível realizar a prática do bóia-cross. O percurso de descida é de aproximadamente 2,5 km de rio. No caminho encontra-se também um tobo-água natural de 10 metros, que é divertidíssimo!

Nesse incrível roteiro pode-se conhecer um pouco mais da história de Eldorado e do Brasil, relembrando a passagem do Capitão Carlos Lamarca por essa região, a qual ele e suas tropas fugiam do exército, na época da ditadura militar. Daí o nome do local.

Para visitar toda a trilha, fazer o bóia-cross e curtir o tobo-água natural, gasta-se em média 6h.

 

Para completar o seu roteiro de viagem, conheça mais lugares para visitar em Eldorado.

 
Créditos da Imagem: Aventura SP

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: