Nossa Gente - Família Gasparini


Nossa Gente - Família Gasparini
Nossa Gente - Família Gasparini
Compartilhe:

João Gasparini e sua esposa Rosa, eram os proprietários do Sítio São João, hoje a Vila São João, um dos bairros mais populosos de Itupeva.

O casal junto com seus doze filhos,  5 homens: Abilio, Jose, Orlando, Afonsoe Geraldo e 7 mulheres: Amabili, Euvira, Palma, Amélia, Yolanda, Maria e Alzemira viviam da lavoura. O sítio São João produzia verdura e legumes. Gasparini tinha uma fabriqueta de vinho de várias frutas, entre elas vinho se laranja, tangerina e de grutas que fermentassem. Tudo o que produziam no sítio era vendido na cidade pelo próprio João Gasparini, de carroça.

A antiga fazenda dos Gasparini, hoje é a Vila São João.

Artemio Salles, neto de D. Rosa, conta sempre que vinha da escola passava na casa da nona para comer polenta. A seguir, regressava para casa com a nona falando "belo, vai pra casa direitinho que a mama Amélia está esperando", uma nona muito preocupada e muito carinhosa com todos os netos.

D. Rosa, todo dia, após o almoço dormia um pouco. Era uma rotina. Certo dia, não acordou, morreu dormindo, como um anjo. "Eu estava na plataforma do trem retornando da escola e o tio Geraldo gritou para mim:  fala pra mama que a nona morreu. Foi uma perda muito grande", conta o neto.

João Gasparini foi um grande trabalhador, lutava de sol a sol para sustentar a família e vó Rosa, realmente, era como uma rosa.

Se você pertence à família, acrescente mais detalhes à esta história. Envie fotos ou textos para portaldeitupeva@portaldeitupeva.com.br

Foto 1 - João Gasparini e D. Rosa

Fotos ceididas gentilmente por .... à Elisângela Salles

 

Salas Comerciais e Coworking Jundiaí - Espaço Comercial Villa Medeiros
Ver
Coworking Jundiaí

Sala Coworking completa, individual, ideal para reuniões, cursos, atendimentos, audiências, etc...

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atuamente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora, practitioner em pnl e consultora.

Você Pode Gostar: