5 passeios turísticos para fazer em Campinas
Compartilhe:

Não é só de indústrias e empresas de tecnologia que vive Campinas. A cidade também oferece programas bem bacanas para curtir um final de semana na maior cidade do interior paulista. Confira algumas das principais atrações turísticas da cidade.

Não é só de indústrias e empresas de tecnologia que vive Campinas. A cidade também oferece programas bem bacanas para curtir um final de semana na maior cidade do interior paulista.

Confira algumas das principais atrações turísticas da cidade.

  1. Andar de Maria Fumaça

O passeio de trem Maria Fumaça é uma atividade que não pode passar em branco estando em Campinas.

Percorrendo 24 km da antiga Estrada Mogiana, o passeio sai da Estação Anhumas, atrás do Shopping Galeria, com destino à charmosa cidade de Jaguariúna.

O passeio de trem passa por paisagens magníficas através de fazendas de café, áreas de preservação, pontes sobre o Rio Atibaia e Rio Jaguari, estações antigas e muitas outras belezas, onde inclusive foram filmadas várias novelas e filmes. Para quem é noveleiro assumido e não perde um capítulo das tramas de época, a chance de já ter visto o trem e uma das estações da ferrovia é bem grande.

Chegando na bela Estação Jaguary, a pedida é tomar uma gelada no Botequim da Estação ou dar uma circulada na feirinha de artesanato – são 45 minutos até o retorno. Ao todo, o passeio dura três horas e meia, mas há uma versão menor até a Estação Tanquinho, na metade do caminho.

  1. Passear pela Lagoa do Taquaral

A Lagoa do Taquaral é a atração principal do Parque Portugal e é popular entre moradores e turistas de Campinas. No local é possível passear pelas suas margens, exercitar-se em estações de exercícios e ainda assistir a apresentações musicais.

O local tem como principal atrativo a réplica da Caravela Anunciação, que trouxe Pedro Álvares Cabral ao país.

Nos arredores do lago existem ainda diversas espécies de animais como patos, cisnes e capivaras que se aquecem na beira do lago e se refrescam na água. Esse é um bom momento para ter a câmera preparada, pois cada aparição desses bichinhos garante muita fofura!

  1. Visitar o Parque Portugal

O Parque Portugal é a área de lazer mais importante da cidade de Campinas. É um espaço muito procurado para caminhadas e práticas esportivas, para andar de bike, skate e patins e também passear com o pet.

O parque está integrado à antiga Fazenda Taquaral, que era uma plantação histórica dentro de uma área de floresta densa e possui diversas opções de lazer para toda a família.

Seja alugando um pedalinho em forma de cisne na margem norte para deslizar sobre a água tranquila ou fazer exercícios leves passeando pela trilha pavimentada e à sombra das árvores que contorna a maior parte da lagoa por 2,8 quilômetros, o parque possui uma extensa área para relaxar em meio a natureza.

  1. Ver os dinossauros no T-Rex Park

Situado, desde junho de 2017, em uma linda "floresta" no coração do Parque D. Pedro Shopping, o local é um parque temático com atrações para toda a família!

Além das atrações, que vão de montanha-russa – a Dragon Coaster – até cinema 3D - Cine Rex -, o espaço é o verdadeiro Mundo dos Dinossauros, com a presença de diversas espécies em animatronics, como o Tiranossauro Rex, cuja réplica é uma das maiores na América Latina (com nada menos do que 12 metros de altura e 25 de comprimento!).

O parque temático conta com infraestrutura completa, como área de alimentação, banheiros, bebedouros e enfermaria.

  1. Tomar um delicioso Café Colonial no Empório Fazenda

O Empório Fazenda é o melhor lugar para fechar seu passeio com chave de ouro!

Aos finais de semana, em meio a um ambiente aconchegante, o local oferece um delicioso café colonial que já se tornou referência na cidade.

São diversas opções para se deliciar, uma mais gostosa que a outra. Não deixe de experimentar e levar um pouquinho de campinas para casa!

 

Quer saber mais? Conheça os melhores destinos para visitar do interior de SP.

 

Créditos da Imagem: IStock

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: