Para os amantes de carros antigos: conheça o Museu do Automóvel em Caçapava
Compartilhe:

Destinado aos amantes de carros antigos, o Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas Roberto Eduardo Lee é um lugar de parada obrigatória em Caçapava.

Destinado aos amantes de carros antigos, o Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas Roberto Eduardo Lee é um lugar de parada obrigatória em Caçapava.

O museu, foi fundado em São Paulo, em 1963, a partir do acervo particular do empresário Roberto Eduardo Lee. Em seu auge na década de 1970, o museu chegou a manter uma coleção com mais de 150 veículos, exibindo raros exemplares do automobilismo mundial. Essa foi considerada a primeira iniciativa do gênero na América Latina.

Em 1965, o acervo foi transferido para a propriedade do empresário, a Fazenda Esperança, em Caçapava, onde permaneceu aberto até 1993. A coleção de veículos e acessórios do museu foi tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), órgão subordinado à Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, em 1982.

Constam no processo de tombamento cerca de 97 veículos, acessórios e objetos. Após a morte de Roberto Lee, em 1975, diversos veículos cedidos em consignação ao museu foram retirados das instalações por seus proprietários e o acervo permaneceu na propriedade sem manutenção. Ciente da importância do acervo para o antigomobilismo brasileiro, a filha dele, Mariângela Matarazzo Lee, doou à Caçapava os veículos que restavam do acervo em 2011.

Em 2016, em reverência ao acervo e a história do colecionismo de veículos antigos iniciada por Roberto Lee, o Governo Federal declarou o município como a ‘Capital Nacional do Antigomobilismo’.

Reaberto em 2017, o espaço ganhou com a revitalização uma nova identidade e uma exposição permanente - o “Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas e suas Memórias”, que conta com 40 veículos antigos e históricos e mais de 150 peças, entre as quais estão motores, quadros, suvinis, documentos e objetos da indústria automobilística de várias épocas.

Dentre os carros que mais chamam atenção, estão um modelo Tucker Torpedo, que pertencia a coleção de Lee, um Packard de 1939, que pertenceu a comitiva da rainha Elizabeth, e um Toyota Paseo 1993, que foi doado pelo cartunista Mauricio de Sousa no início deste ano.

 

Saiba mais sobre onde visitar em Caçapava e complete seu roteiro!

 

Créditos da Imagem: Antigos Verde Amarelo

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: