Conheça a Gruta e Cachoeira do Itambé em Altinópolis

Conheça  a Gruta e Cachoeira do Itambé em Altinópolis
Conheça  a Gruta e Cachoeira do Itambé em Altinópolis
Conheça  a Gruta e Cachoeira do Itambé em Altinópolis
Compartilhe:

A Gruta e a Cachoeira do Itambé localizam-se no município de Altinópolis, no interior de São Paulo e são uma das principais atrações turísticas da cidade. Complementares no passeio, ambas formam um conjunto singular das belezas naturais de Altinópolis.

A Gruta do Itambé possui uma fachada de 28 m de altura e uns 350 m de galerias, que encanta por sua coloração avermelhada.

Dentro da gruta foi construído um altar. Isso é devido a uma lenda da região que conta que os moradores encontraram dentro da gruta, uma imagem de Nossa Senhora Aparecida. Eles pegaram a imagem e levaram para a cidade, mas no dia seguinte ela reapareceu dentro da gruta. E assim foi por 3 vezes. A imagem sempre voltava para dentro da gruta, foi aí que eles resolveram erguer o altar para a Santa dentro da gruta. O altar foi construído no mesmo estilo arquitetônico que a igreja matriz da cidade de Altinópolis.

Outra atração da gruta são duas cavidades em forma de orelhas de onde jorra pequena quantidade de água, esse fenômeno é causado pela absorção de água pelo solo exterior da gruta, que encontrou como saída essas duas formações.

A trilha para chegar à gruta é bem sinalizada, entretanto, deve-se tomar cuidado com animais ou buracos e desníveis.

Caminhando por mais 10 minutos a partir da gruta alcança-se a Cachoeira da Gruta do Itambé, com cerca de 50 m de queda, que proporciona uma bela visão da natureza da cidade. A cachoeira ainda conta com uma piscina natural que é uma excelente opção para banho nos dias de calor.

O acesso à Gruta do Itambé se dá pela Estrada Vicinal Arlindo Vicentini (Sentido Altinópolis - Serrana). São aproximadamente 10 km de estrada asfaltada e 2 km de estrada de terra.

É restrita a entrada de veículos nas imediações da gruta, levando a uma caminhada de aproximadamente 10 minutos.

Para aqueles que desejam adentrar a gruta, a companhia de um guia é indispensável.

 

Gostou da dica? Saiba mais sobre onde visitar em Altinópolis e complete seu roteiro.

 

Créditos da Imagem: Wikiloc; Por ai de barraca; Rango e Trago

Salas Comerciais e Coworking Jundiaí - Espaço Comercial Villa Medeiros
Ver
Coworking Jundiaí

Sala Coworking completa, individual, ideal para reuniões, cursos, atendimentos, audiências, etc...

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atuamente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora, practitioner em pnl, web designer e especialista em Marketing.

Você Pode Gostar: