5 destinos para visitar em Caconde no interior de SP
Compartilhe:

A cidade de Caconde é o destino ideal para quem deseja aproveitar um passeio repleto de atrações em meio à natureza.

A cidade de Caconde é o destino ideal para quem deseja aproveitar um passeio repleto de atrações em meio à natureza.

A cidade serrana está situada a 860 metros de altitude, na Serra da Mantiqueira, interior de São Paulo. Seu cenário é composto de montanhas, vales, rios, cascatas, lagos e matas, com rica fauna e flora, e se destaca também pelas riquezas históricas, culturais e religiosas.

Confira 5 destinos incríveis para visitar na cidade:

  1. Mirante de Caconde

Oferecendo uma das mais belas vistas da cidade, o Mirante de Caconde permite uma visão em 360 graus do horizonte e é tida como um dos principais cartões postais da cidade. O local é ideal para namorar, apreciar a vegetação de todo o local ou meditar em meio aos seus diversos monumentos.

A Praça do Mirante de Caconde, onde ele está situado, possui como uma das principais características o misticismo que envolve o local - a praça tem o formato de um trevo de 4 folhas, e além disto, outros símbolos são ali encontrados, como uma pirâmide, uma estrela de Davi, uma flor de lótus e um templo ecumênico, que dá boas vindas a todas as pessoas.

Aproveite para relaxar e contemplar as belas paisagens que cercam a cidade.

  1. Basílica Santuário de Nossa Senhora da Conceição

Outro ponto turístico da cidade é a Basílica Santuário dedicada à Nossa Senhora da Conceição do Bom Sucesso. Construída em estilo romântico no Centro da cidade, o local surpreende por sua arquitetura e os adornos que a decoram.

Durante a visita, você pode dar a sorte de conferir o coral da igreja em ação ou o sino tocar em horários precisos.

No interior da Basílica encontram-se expostas três magníficas telas pintadas a óleo, em estilo clássico, figurando Jesus Crucificado, a Assunção de Nossa Senhora e Nossa Senhora da Conceição (padroeira de Caconde), pintadas pelo famoso pintor cacondense Edmundo Migliaccio, falecido professor do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo.

Em um dos nichos principais da Basílica, também se encontra a venerada imagem de Nossa Senhora da Conceição do Bom Sucesso, padroeira principal de Caconde e da Basílica.

A imagem mede 50 cm e é esculpida em madeira policromada, em estilo barroco colonial típico do século XVIII, representando a Conceição Imaculada de Maria com seus tradicionais símbolos: a lua de prata, o globo terrestre, e anjos aos pés.

  1. Cachoeira Santa Quitéria

A Cachoeira de Santa Quitéria é outro ponto muito visitado na cidade. Fica um pouco afastada do centro, sendo acessada por uma viagem de carro seguida de trilha, mas a viagem vale muito a pena!

A pesar de não ser uma queda d’água própria para banho, atividades como o rapel a 45 metros de altura são uma ótima pedida. O local também possui um cenário encantador, portanto aproveite para contemplar a natureza e tirar muitas fotos.

  1. Trilha da Usina Velha

Dentre as trilhas que existem na cidade de Caconde, a da Usina Velha é uma das mais procuradas. O percurso conta com ruínas das antigas casas de máquinas da hidroelétrica, cercadas de lagos e piscinas naturais.

Realizada em trecho do leito seco do Rio Pardo, famoso pela prática de esportes radicais, começa na saída do “Túnel do Fuga” e termina nas ruínas da Usina Velha. O percurso de 4 km de extensão passa por matas, margens de lagos, cachoeiras, formações rochosas, onde originalmente desciam as águas do Rio Pardo.

No final do passeio, há uma tirolesa sobre o lago, encerrando as atividades com chave de ouro.

  1. Cachoeira do Lafaiete

A Cachoeira do Lafaiete é uma das belas cachoeiras que a cidade de Caconde abriga.

Acessada por uma estrada de terra, muitos visitantes costumam percorrer esse caminho de bicicleta para agregar mais aventura ao passeio.

A queda d’água de 30 metros desemboca na Represa do Graminha, onde muitos visitantes param pra se refrescar nos dias de calor. O nível de água pode variar de acordo com a temporada.

Quem passa por lá pode curtir um refrescante banho com segurança e também praticar cascading.

O local ainda conta com um bar e uma área de camping. Tudo para você curtir o passeio com muita tranquilidade.

 

Gostou das dicas? Saiba mais sobre onde visitar em Caconde e complete seu roteiro!

 

Créditos da Imagem: Refúgios no Interior

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: