Conheça os 5 melhores pontos turísticos de Caçapava
Compartilhe:

Caçapava é uma cidade no interior de São Paulo que pesar de abrigar grandes indústrias, conseguiu manter seu clima interiorano e suas tradições religiosas e culturais. Conhecida como ‘Cidade Simpatia’, a cidade é uma das mais acolhedoras e hospitaleiras da região.

Caçapava é uma cidade no interior de São Paulo que pesar de abrigar grandes indústrias, conseguiu manter seu clima interiorano e suas tradições religiosas e culturais. Conhecida como ‘Cidade Simpatia’, a cidade é uma das mais acolhedoras e hospitaleiras da região.

Seu roteiro turístico oferece diversos passeios passar um dia agradável com a família. Separamos os melhores pontos turísticos dessa cidade encantadora, confira:

  1. Parque da Moçota

O Parque Ecológico da Moçota, localizado no município de Caçapava, às margens do Rio Paraíba do Sul, é uma excelente opção de lazer na cidade. Composto por muita área verde, é reconhecido por seu patrimônio histórico e natural, e possui infra-estrutura completa para o recebimento de estudantes e visitantes das mais variadas faixas etárias.

Com cerca de 62 mil metros quadrados de área verde, o parque reúne mais de cem espécies de árvores nativas da mata brasileira. Abriga também pista de caminhada, quadra de futebol, parquinho, academia ao ar livre, gramado para piquenique, além de quiosque para prática de atividades culturais e de educação ambiental.

O parque é um espaço multidisciplinar, para a educação formal ou informal. E além da área verde, também possui uma sala com recursos audiovisuais, utilizados em cursos e palestras.

  1. Museu Histórico e Pedagógico Ministro José de Moura Resende

O Museu conta com um acervo repleto de curiosidades sobre a cidade, reunindo objetos de decoração, como louças e lustres de várias épocas, móveis, fotos e documentos históricos que ajudam a contar a história de Caçapava.

Entre os destaques da coleção estão objetos, textos e fotos do advogado e ministro José de Moura Resende, patrono do museu, e peças relacionadas a personalidades diversas da cidade, como a professora Olívia Alegri e o Padre Monteiro.

Objetos sobre o comércio e o cotidiano da cidade, em diferentes épocas, completam o acervo.

  1. Museu do Automóvel

Destinado aos amantes de carros antigos, o Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas e suas Memórias, é um lugar de parada obrigatória no município.

Conta com 40 veículos antigos e históricos e mais de 150 peças, entre as quais estão motores, quadros, suvinis, documentos e objetos da indústria automobilística de várias épocas.

Dentre os carros que mais chamam atenção, estão um modelo Tucker Torpedo, que pertencia a coleção de Lee, um Packard de 1939, que pertenceu a comitiva da rainha Elizabeth, e um Toyota Paseo 1993, que foi doado pelo cartunista Mauricio de Sousa no início deste ano.

  1. Mercado Municipal

O Mercado Municipal de Caçapava é parada obrigatória para os visitantes e ponto de encontro dos moradores locais no município. Podemos considerá-lo um efervescente núcleo de intercâmbio cultural.

O mercado sempre constituiu o cenário de toda uma trajetória histórica do povo caçapavense, oferecendo uma diversificação dos traços culturais e comerciais e sempre retratou a tipicidade de seu povo, desenvolvendo assim seu lado econômico e comercial para o Município.

O lugar abriga bancas de frutas, flores, artesanatos, carnes e peixes, além da tradicional taiada, doce típico de Caçapava feito à base de melado de cana, farinha de mandioca e gengibre. Em seu entorno espalham-se produtos dos mais diversos, inclusive, uma feira da barganha aos domingos de manhã e um palco que recebe diversas atrações culturais ao longo do ano.

  1. Igreja Matriz de São João Batista

Considerada um dos principais pontos turísticos da cidade, a Igreja tem sua história ligada ao surgimento do município de Caçapava e abriga muita beleza e muita história em seu interior. O destino é ideal para o turismo religioso na cidade.

Fundada em 1850, a Igreja Matriz de São João Batista é considerada o Marco Zero do atual município de Caçapava, interior de São Paulo. Um dos destaques no interior da igreja é o conjunto de 23 vitrais, provenientes de doações de diversas famílias.

 

Gostou da dica? Saiba mais sobre onde visitar em Caçapava e complete seu roteiro.

 

Créditos da Imagem: Prefeitura de Caçapava

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: