Além de suas paisagens que inspiram belas fotografias, Analândia abriga em seu território um dos maiores tesouros da história da humanidade. A região onde a cidade está localizada atualmente já serviu também de cenário para inspirar artistas pré-históricos. A prova disso são as pinturas encontradas nas paredes de suas famosas cavernas.
A Gruta do Índio é uma delas e, segundo pesquisadores, ela tem mais de 7,5 mil anos. A formação rochosa conta com diversos desenhos da mais antiga representação artística da raça humana gravados em suas paredes.
Hoje em dia, esse é um dos lugares de maior importância no município, pois lança um novo olhar sobre as ocupações pré-históricas no estado de São Paulo, no Brasil e também no continente Americano, já que são muito raras nessa região.
Esse é um interessante passeio a ser feito na cidade, tanto para fins turísticos como educativos. Afinal, não é sempre que podemos estar tão próximos de elementos de nossa própria história.
Para chegar na gruta é necessário fazer uma caminhada de cerca de 40 minutos em subida, uma trilha de nível médio que exige algum preparo físico para vencer os 150 metros de desnível no morro.
O acesso só é permitido com acompanhamento de um guia autorizado.
Quer saber mais? Conheça os melhores lugares para visitar no interior de SP.
Créditos da Imagem: Associação Empresarial de Analândia
Vídeos
Inscrever no CanalItupeva está situada entre as principais metrópoles do estado, Campinas e São Paulo (Capital).
Descubra o que a Elis Salles está aprontando desta vez.
Sala Coworking completa, individual, ideal para reuniões, cursos, atendimentos, audiências, etc...