Dunas de areia no Estado de São Paulo que merecem a sua visita

Dunas de areia no Estado de São Paulo que merecem a sua visita
Dunas de areia no Estado de São Paulo que merecem a sua visita
Dunas de areia no Estado de São Paulo que merecem a sua visita
Compartilhe:

Um verdadeiro paraíso do Litoral Paulista, Ilha Comprida concentra as últimas dunas ainda intocadas do Estado de São Paulo. A ilha é um convite para quem quer se exercitar ao ar livre, contemplando paisagens intocadas e preservadas da natureza. Por lá dá para fazer trilhas entre dunas e matas, passeios de bike, caminhadas, quadriciclo, caiaque, paddle, pesca e muito mais!

Conheça as famosas dunas de Ilha Comprida:

  1. Dunas de Juruvaúva

As Dunas do Juruvaúva fazem parte do roteiro indispensável pra quem ama Ilha Comprida. As famosas dunas formam belas paisagens que encantam seus visitantes.

As Dunas do Juruvaúva são áreas de proteção permanente e patrimônio natural de Ilha Comprida, e destacam-se por serem as mais altas do município com mais de 10 metros de altura. Justamente por isso é possível usá-las como mirantes naturais para observação do mar e a paisagem típica da região.

O passeio pela região apresenta dunas ainda intocadas do estado de São Paulo com trilhas de 3.600 metros de extensão e muitos atrativos naturais.

Vale um lembrete muito importante: ao transitar por lá esteja atento aos locais onde você vai passar. As dunas se dividem em dois tipos:

  • DUNA MÓVEL: é toda a parte de areia, onde não existe vegetação e você pode transitar sem causar nenhum dano.
  • DUNA FIXA: é toda essa parte que tem vegetação. É muito importante deixar essa área intocada porque é essa vegetação que segura a duna do lugar não deixando que o vento espalhe a areia por todos os cantos da Ilha.

A vegetação é bem diversificada e vai desde a restinga até bromélias, palmeiras, samambaias, cactos e muitas outras espécies. Além de segurar as dunas no lugar, serve também de abrigo para aves e pequenos animais, além de fornecer matéria orgânica para as barrinhas que desembocam no mar.  Essa matéria orgânica enriquece o solo e serve de alimento para pequenos peixes, transformando essas barrinhas em verdadeiros berçários para várias espécies marinhas.

Importante, também, lembrar de não arrancar as plantas pra levar pra casa, deixe tudo no seu lugar porque cada coisa importa muito pra que esse ecossistema funcione.

  1. Dunas do Araçá

Localizado a apenas 7 km do centro de Ilha Comprida,o Parque das Dunas do Araçá é uma atração natural que apesar de estar no meio de uma ilha tropical brasileira, nos faz lembrar de um verdadeiro deserto americano.

É possível caminhar pelas extensas dunas, contemplar o pôr do sol e avistar o Mar Pequeno de um lado e o mar aberto do outro lado. Momentos de rara beleza e estreito contato com a natureza.

Você pode ir de bike, carro ou mesmo numa longa caminhada. De todas as formas, trata-se de um passeio imperdível!

Não há qualquer infraestrutura nas redondezas, portanto leve um lanchinho e todo o aparato para uma estadia confortável.

 

Gostou da dica? Saiba mais sobre os melhores lugares para visitar no interior de SP.

 

Créditos da Imagem: Loucos Por Praia; Monica Novaes; Visite Ilha Comprida

Salas Comerciais e Coworking Jundiaí - Espaço Comercial Villa Medeiros
Ver
Coworking Jundiaí

Sala Coworking completa, individual, ideal para reuniões, cursos, atendimentos, audiências, etc...

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atuamente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora, practitioner em pnl, web designer e especialista em Marketing.

Você Pode Gostar: