Exposição Multimídia Sobre Raffaello No Museu de SP
Compartilhe:

Museu em São Paulo inaugura exposição multimídia sobre Raffaello Sanzio, um do grandes nomes do Renascimento. Confira até quando...

Com entrada gratuita, a exposição multimídia sobre Raffaello fica em cartaz até 12 de dezembro de 2021 e já passou por países como Áustria, Chile, México e Vietnã. 

A cidade de São Paulo recebe a partir desta quinta-feira (28/10/2021) no Museu a exposição multimídia “Magister Raffaello” sobre Raffaello Sanzio, um dos grandes gênios do Renascimento italiano e cuja morte completou 500 anos em 2020 de aniversário de morte de Raffaello Sanzio, considerado um dos maiores artistas do renascimento italiano. A mostra é gratuita e acontece no Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado (MAB Faap), com promoção do Consulado da Itália em São Paulo e curadoria do historiador da arte Claudio Strinati.

São seis salas com grandes telas projetando as obras de Raffaello a partir de uma cronologia que acompanha seu crescimento humano e profissional. Além disso, a exposição leva o visitante a descobrir as cidades que marcaram a vida do pintor.

A exposição traz a chance de conhecer, através de projeções em grandes telas, as obras e a vida de Raffaello. O passeio pela mostra começa com um autorretrato do artista, atualmente em exposição na Galeria Uffizi em Florença, e segue com os principais momentos de sua vida. Ao longo deste percurso, o visitante encontra também as “portas do conhecimento”, que mostram imagens de obras de Raffaello e de outros artistas contemporâneos ou conhecidos por ele.

A visita poderá ser acompanhada de um áudio-guia, que será disponibilizado no museu, mas o visitante também poderá baixá-lo nas lojas de aplicativos do celular.

Uma das salas, chamada “Os Aposentos Papais”, aborda as boas relações que Raffaello manteve com os papas e que geraram obras-primas como “A Escola de Atenas”, hoje em exposição nos Museus Vaticanos.

Além de Roma, a mostra passa por locais como Urbino, terra natal do gênio, e Florença, onde ele teve seu período mais produtivo.

A última sala, “Utopia e Poder”, exibe uma reprodução de “A Transfiguração”, pintura derradeira antes da prematura morte de Raffaello, aos 37 anos.

“A Magister Raffaello faz parte de um conjunto de propostas que o Consulado-Geral traz a São Paulo, todas concentradas nas excelências de nosso país e que são veiculadas através de um rastro de beleza, cujo emblema são as pinturas de Rafaello”, disse o cônsul da Itália em São Paulo, Filippo La Rosa.

Segundo o cônsul, a mostra permite “falar da difusão em nossos territórios da beleza do patrimônio artístico e cultural, que representa uma grande proposta de percursos turísticos alternativos àqueles tradicionais”.

“A mostra quer, além disso, juntar tradição artística e tecnologia de última geração, oferecendo aos visitantes uma verdadeira imersão no Renascimento italiano. Com Magister Raffaello, queremos, por fim, levar aquilo que roda em torno do conceito de beleza italiana até as escolas públicas de São Paulo, graças a um álbum que permitirá às crianças paulistanas brincar com as figurinhas do grande mestre renascentista”, contou La Rosa.

Local: O MAB FAAP (Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado) - R. Alagoas, 903 - Higienópolis, São Paulo - SP, 01242-902

 

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: