Homenagens na Biblioteca Nelson Foot celebram histórias de Jundiaí!
Homenagens na Biblioteca Nelson Foot celebram histórias de Jundiaí!
Homenagens na Biblioteca Nelson Foot celebram histórias de Jundiaí!
Compartilhe:

Com o tema “50 anos tecendo histórias”, a comemoração das cinco décadas da Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot (BNF), celebrado na noite de terça-feira (14), contou com homenagens a personalidades que contribuíram para a Educação e a leitura na cidade de Jundiaí!

Com o tema “50 anos tecendo histórias”, a comemoração das cinco décadas da Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot (BNF), celebrado na noite de terça-feira (14), contou com homenagens a personalidades que contribuíram para a Educação e a leitura na cidade de Jundiaí.

Também ocorreram exposições e inauguração de um novo espaço para mostras, denominado do “Espaço de Exposições Sônia Cintra”, uma forma de reconhecer todas as contribuições que a escritora, poetisa e professora deixou para o município e a comunidade jundiaiense, cidade onde viveu grande parte de sua vida.

“A Biblioteca Municipal comemora 50 anos. A celebração foi realizada no dia do aniversário da cidade, unindo duas importantes datas. A Biblioteca é um importante espaço para a educação de boa qualidade oferecida pela Escola Inovadora, não apenas para os estudantes da rede municipal, mas para toda a população”, destacou o prefeito Luiz Fernando Machado.

Para a gestora da Unidade de Gestão de Educação (UGE), Vastí Ferrari Marques, que representou o prefeito no evento noturno, o jubileu de ouro da BNF, – como é carinhosamente identificada -, é um marco para a cidade. “Nossa biblioteca é um espaço vivo para a sociedade, atendendo a todas as idades, proporcionando o conhecimento e o crescimento educacional e cultural”, salientou, aproveitando para agradecer a todos os que contribuíram ao longo da trajetória da biblioteca.

Entre os homenageados, o patrono da BNF, Professor Nelson Foot, filho de imigrantes italianos, que viveu em Jundiaí e contribuiu para o desenvolvimento da Educação na cidade. De acordo com o sobrinho neto Francisco Foot Hardman, que também é professor, o trabalho desenvolvido pela biblioteca tem valor incalculável. “A Educação é o caminho para a transformação”, ressaltou.

Homenageados!

  • Neizy Cardoso, quem receberá a placa será a filha, Maria Luísa – Em agradecimento ao empenho e trabalho devotados à literatura, educação e cultura de Jundiaí, escolhemos a Profª. Neizy como representante dos diretores que já passaram por esta instituição, por sua valiosa contribuição a este espaço, permitindo que ele se tornasse um local onde cultura e educação se unem em ações que valorizam a leitura e a escrita.
  • Antônio Fernandes Panizza – Em agradecimento à indicação do patrono, Professor Nelson Foot, uma personalidade jundiaiense que sempre acreditou na importância da literatura como estratégia para o crescimento do indivíduo e da sociedade, uma visão alinhada à natureza desse equipamento.
  • Nelson Foot, representado por seu neto, Newton Foot (neto) e seu sobrinho, Francisco Foot Hardman – Homenagem ao ilustre Professor Nelson Foot, patrono da Biblioteca, é uma forma de reafirmar o valor e importância de sua contribuição à Educação de Jundiaí.
  • Gedeone Malagola, representado por sua filha, Gisele Malagola – Patrono da Gibiteca. Homenagem em agradecimento as suas contribuições ao universo dos quadrinhos para o Brasil e o mundo.
  • Thereza Christina Ferreira Doria – Sua contribuição como bibliotecária desta instituição foi um dos fatores essenciais para a construção e consolidação da história da Biblioteca no município.
  • Clayde Marine dos Santos – Para representar todos os funcionários que estão no quadro atualmente, bem como os que já saíram, seja por aposentadoria, desligamento ou mudança de setor, elegemos a Clayde Marine dos Santos por ser a funcionária com mais tempo de trabalho devotado à Biblioteca: foram 25 anos de muito trabalho e dedicação.
  • Manoel de Jesus Carvalho – Representa todos os sócios que a biblioteca já teve nestes 50 anos, sem os quais não seria possível tecer os fios desta história. Elegemos o sr. Manoel em agradecimento por estar presente em nosso fazer cotidiano sempre com a oferta de um “bom dia” afável e um sorriso carinhoso no rosto.
  • Miguel Haddad – Em agradecimento por todo o apoio e empenho dedicados à construção e manutenção da nossa querida Biblioteca, ao longo de sua trajetória.
  • Jorge Luis Vernaglia – A escolha do Jorge se deu pelo trabalho e empenho devotados ao projeto da Biblioteca Nelson Foot. Esperamos demonstrar toda a nossa gratidão por sua contribuição em ofertar à população de Jundiaí um ambiente aconchegante e acolhedor para desfrutar da leitura e de outros serviços.
  • Arakém Martinho – O arquiteto e urbanista foi responsável por importantes obras na cidade, como o Paço Municipal, sede do poder executivo e do projeto de restauração do Complexo Argos.

A historia por trás!

A Biblioteca Pública de Jundiaí foi criada pela Lei nº 1.656, de 11 de dezembro de 1969, foi inaugurada em 18 de dezembro de 1971, junto ao Museu e à Diretoria de Ensino e Assuntos Gerais na Praça dos Andradas.

Durante suas cinco décadas, suas atividades aconteceram em diversos espaços da cidade. Entre 1972 e 2006 ocupou o prédio da EE Siqueira Morais, localizado na Rua Barão de Jundiaí. No período entre setembro de 2006 e setembro de 2012 esteve na Sala Cecília Meireles, no Complexo Argos.

Embora permaneça na Argos, desde 22 de setembro de 2012, a BNF passou a funcionar em uma área de 2.840 m2. O espaço foi projetado para suas diversas atividades, com iluminação natural e vários ambientes para acolher as pessoas: área de convivência, gibiteca, espaço infantojuvenil, áreas de leitura e estar, sala de estudo, auditório com 88 lugares, área de exposição, área de acervo. Coloca à disposição dos usuários acesso à internet, wi-fi e terminais de consulta.

 

Fontes texto: Prefeitura de Jundiaí

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: