Vem Aí a Festa Junina da Apae Itupeva
Compartilhe:

Vem aí a Festa Junina da Apae de Itupeva, participe!

Acontece no próximo dia 25 de Junho de 2022, a Festa Junina Beneficente da Apae Itupeva

Evento beneficente em Prol da APAE Itupeva e Casas de Caridade.

Convites à venda no valor de  R$5,00

Informações e Convites a venda na Apae - 11 - 94939-8073 - 11 4591 1846 

A Importância da APAE Itupeva

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, da cidade de Itupeva-SP, atuante no município há 22 anos, tem seu Estatuto registrado sob número 26607, CNPJ sob n. 58.386.087/0001-67, Utilidade Pública Municipal n. 5.4.0003463 de 10/10/2000, Utilidade Pública Estadual – Decreto nº 47.769 de 14/04/2003, Utilidade Pública Federal n 1146 de 19/12/2001, FENAPAE nº 1870 e CEBAS nº 235874.0002001/2019.

Teve início em 11 de novembro de 1987, com nome de Centro Clínico Educacional Bem-te-vi, o qual foi formado por cidadãos dessa cidade, e que mantiveram através de convênios, padrinhos, sócios e associados. Aos 22 dias do mês de setembro de 1999, o Centro Clínico tornou-se ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS – APAE DE ITUPEVA.

Oferece atendimento nas áreas de Assistência Social, Educação e Saúde através dos Programas de Avaliação, Estimulação, Ambulatório, Acompanhamento, Escola, NAE – Autismo, CCS – Centro de Convivência e Socialização, PAT- Preparação e Acompanhamento para o Trabalho e Grupo Empresa, além das atividades extras e consultas particulares de Neurologia Infantil.

Atende atualmente mais de 450 assistidos, na idade de recém-nascidos a 50 anos de idade, ou mais.

Visa a defesa e garantia de direitos da pessoa com a Deficiência Intelectual, Múltipla, Autismo e Atraso no Desenvolvimento Neuropsicomotor (ADNPM)

A APAE está localiza a Rua José Virillo,90 – Bairro Portal Santa Fé – Itupeva, SP – CEP 13295-000. Telefone (11) 4591-1846 / 4591-1150 / WhatsApp (11) 99914-2165

OBS: A APAE ITUPEVA possui membros integrantes nos Conselhos de Assistência Social, Saúde, Educação, Alimentação Escolar, do Deficiente e da Criança e do Adolescente.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Na Assistência Social trabalha-se a habilitação e reabilitação, preferencialmente da pessoa com deficiência intelectual e/ou múltipla, autismo e suas famílias, com serviços gratuitos e pautados na proteção social de média complexidade. Atua-se na prevenção de riscos por meio do desenvolvimento de potencialidades e atendimento especializado a pessoa com deficiência. Prestação de serviços e apoio às famílias direcionadas a melhoria da qualidade de vida, a promoção da autonomia, defesa e garantia de direitos.

O acolhimento se dá por meio da escuta qualificada e atendimento da família no serviço social, que ouve, orienta e desenvolve ações. Encaminha usuários aos benefícios de direito e procura despertar nas famílias a busca e defesa de seus direitos e cumprimento dos seus deveres. É o setor conhecedor da realidade sócio-cultural-econômica familiar, através da triagem socioeconômicas e visitas domiciliares.

Centro de Convivência e Socialização (CCS)

É um programa para pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla acima de 29 anos e 11 meses, com o objetivo de ampliar a autonomia e socialização dos atendidos, prevenir o declínio funcional e cognitivo, manter as habilidades adquiridas a melhora da qualidade de vida, visando a equidade e cidadania das pessoas com deficiência e com isso, promover a inclusão social.

Peparação e  Acompanhamento para o Trabalho - PAT

É um programa que atende jovens a partir dos 16 anos de idade com deficiência intelectual, múltipla  e/ou autismo e tem como principal objetivo promover a formação da independência e autonomia para a inclusão social e profissional. Visa prepará-los, inserí-los e acompanhá-los no mercado de trabalho.

Grupo Empresa

Tem o intuito de acompanhar e instrumentalizar jovens e adultos no mercado de trabalho, bem como, oferecer subsídios a àqueles que contratam, propiciando o intercambio e a comunicação entre empresa, usuário, família e APAE.

O Grupo Empresa configura-se como um dispositivo do PAT, que visa primordialmente, a adaptação tanto do colaborador, quanto do contratante ao processo de inclusão.

Autogestão e Autodefensoria

Tem como objetivo oportunizar o surgimento de um sujeito que preexiste à deficiência e cujo ideal não sejam ofuscados por esta condição particular e pelas relações sociais afetadas por ela. Por trás da deficiência existe uma pessoa que deve ser autora de sua própria história, encontrar e construir seu próprio lugar, e assim, incluir-se na sociedade.

Voluntariado 

O voluntariado da APAE ITUPEVA oferece a sociedade a oportunidade em colaborar nas ações voltadas ao cadastramento e separação do cupom fiscal paulista.

Horários disponíveis: segunda-feira, terça-feira, quinta-feira ou sexta-feira no horário comercial das 8:00 as 12:00 horas ou 13:00 as 17:00 horas.

EDUCAÇÃO

ESCOLA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL ADÉLIA MADANI

A Escola de Educação Especial Adélia Madani atende aos dispositivos da Lei nº 9394 de 20.12.1996 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e tem como objetivo dar acesso e oportunidades educacionais, em conjunto com intervenções psicopedagógicas e de natureza clínica, além da integração e inclusão aos alunos que tenham sido diagnosticados com deficiência intelectual, múltipla ou com transtorno global do desenvolvimento que esteja associado à deficiência intelectual, visto que necessitam de apoio pervasivo para a sua educação.

Oferece o Ensino nas seguintes modalidades:

  • Escolarização Inicial - séries iniciais de 06 à 14 anos (Fase I)
  • Programa Socioeducacional - de 15 a 30 anos (Fase II).

NAE (Núcleo de Atendimento Especializado) - AUTISMO

Como parte do trabalho desenvolvido na Escola de Educação Especial Adélia Madani, a APAE ITUPEVA conta com o Núcleo de Atendimento especializado – NAE. O trabalho desenvolvido no NAE inclui o atendimento multidisciplinar com profissionais capacitados no atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista através do ensino estruturado.

SAÚDE

CAPRI - CENTRO DE ATENDIMENTO DE PREVENÇÃO E REABILITAÇÃO INTEGRADO

Em 12 de Maio de 2006, o Centro de Atendimento de Prevenção e Reabilitação Integrado, CAPRI, foi nomeado “Drª Maria Helena Vanini Polli”, homenageando-a por ter sido a primeira presidente da instituição.

Compreende atualmente os Programas de Estimulação, Acompanhamento, Ambulatório, Avaliação e Consultas Particulares de Neuropediatria.

Em fevereiro de 2007, foi firmado convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS), portaria MS/GM nº 1635 de 12 de setembro de 2002, pagos com recursos FAEC (Fundo de Ações Estratégicas de Compensação - verba ministerial), para atendimentos terapêuticos à pacientes com deficiência intelectual, múltipla e ou/autismo.

Oferece atendimentos nas áreas de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Psicologia, Neuropediatria, Psiquiatria, Enfermagem e Serviço Social, através de atendimentos pré-agendados, podendo ser individual ou em grupo.

AVALIAÇÃO

Neste programa, toda pessoa encaminhada é acolhida pelo Serviço Social e posteriormente avaliada por equipe multidisciplinar, sendo: Psicóloga, Fisioterapeuta, Fonoaudióloga, Terapeuta Ocupacional, Neurologista Infantil e conforme a idade, com Pedagogo. Quando concluída as avaliações, após discussão do caso em equipe, o paciente é matriculado no Programa correspondente e inicia o atendimento na área conforme disponibilidade da vaga.

Caso não se enquadre em nossas propostas, o encaminhado é direcionado para o órgão mais adequado que conste no município ou região, considerando que, nosso referencial para atendimento é a deficiência intelectual, múltipla, transtorno do espectro autista (TEA) e atraso no desenvolvimento neuropsicomotor.

ESTIMULAÇÃO

Este programa tem como objetivo prevenir ou atenuar possíveis atrasos ou defasagens no desenvolvimento infantil. Atende crianças de 0 a 6 anos de idade, residentes no município de Itupeva, com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor. Os atendimentos são semanais, individuais, nas áreas de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Psicologia, Neurologia Infantil, Serviço Social, além dos grupos com famílias, sempre que necessário.

AMBULATÓRIO  

Este programa atende crianças, adolescentes e adultos com deficiência intelectual, múltipla e autismo nas áreas de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Psicologia, Neurologia Infantil, Psiquiatria e Serviço Social. Os atendimentos são individuais, de 30 minutos ou uma hora semanal, conforme planejamento terapêutico, em atendimentos individuais, duplas ou em grupos.

Os atendimentos visam proporcionar ao atendido uma maior autonomia nas atividades de vida diária e melhora na qualidade de vida, além de preservar as habilidades já adquiridas e prevenir déficits motores e intelectuais.

ACOMPANHAMENTO  

Atende crianças de 0 a 3 anos de idade, residentes no município de Itupeva, que apresentaram na avaliação do desenvolvimento algum histórico de risco gestacional ou parto.

Os encontros são pré-agendados conforme o desenvolvimento individual de cada criança. São atendimentos de 30 min. com Fisioterapeuta e Psicóloga, além do acompanhamento com Neurologista Infantil.

O acompanhamento visa analisar e observar o desenvolvimento neuropsicomotor da criança, além de estimular o brincar e incentivar o vínculo afetivo entre mãe/pai e filho.

NEUROLOGIA INFANTIL  

Além de atender nossos pacientes e alunos, oferecemos atendimento particular de neurologia infantil.

PSIQUIATRIA

A equipe também é composta por psiquiatra que integra o processo de avaliação e o atendimento aos nossos alunos e pacientes.

Missão

A APAE tem por missão promover e articular ações de defesa de direitos e prevenção, orientações, prestação de serviços e apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária.

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: