Compartilhe:

Conheça ...

No dia 27 de março, a Coleta Seletiva do Lixo completa um ano em Itupeva, graças à iniciativa do prefeito Ocimar Polli que disponibilizou equipamentos e funcionários para que esse processo de recuperação ambiental fosse implantado no município. No decorrer desses doze meses, cerca de 480 toneladas de lixo reciclável deixou de ir ao aterro sanitário, prolongando sua vida útil. Outro ponto positivo da coleta seletiva é a geração de renda para recicladores, reunidos num embrião de cooperativa com apoio da Prefeitura.

A Coleta Seletiva iniciou-se com apenas um pequeno caminhão. Dois meses após, um outro caminhão foi incorporado à frota, desta vez com carroceria tipo baú, com identificação visual e planejamento de ruas e bairros de coleta. Em outubro passado, foi feita a contratação do IPT que ofereceu embasamento técnico para a formação da cooperativa.  “A cooperativa foi uma idéia que o prefeito Ocimar Polli quis implantar para garantir mais dignidade àquelas famílias que têm renda com o material reciclável”, comenta o organizador do projeto em Itupeva, o professor Nelson Berger.

A primeira reunião para a formação da cooperativa de recicladores de Itupeva foi realizada em 30 de outubro, com a participação de mais de 20 trabalhadores. Depois, foram realizadas visitas supervisionadas para as cooperativas de Salto e de Itu e também ao galpão do aterro sanitário. As atividades da Cooperativa tiveram início em 2 de janeiro deste ano.

Durante todo o ano, diversas palestras educativas estão sendo proferidas em escolas e associações como maneira de incentivar as pessoas a separarem o material reciclável para que a Prefeitura recolha o material e dê o destino correto.

Estimativa do coordenador do projeto aponta que outras 500 toneladas de material reciclável foram recolhidas por outros trabalhadores autônomos. “É difícil calcular o quanto foi coletado pelos catadores de rua no ano que passou, mas podemos supor que, ao todo, mais de 900 toneladas tiveram destino certo”, afirma Nelson Berger.

Ele aproveita para pedir que os moradores continuem colaborando com a coleta seletiva, enviando sugestões pelos telefones (11) 4591.8509 (Nelson) ou (11) 4591.3567 (Marco).

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: